A canção do Dire Straits que Mark Knopfler diz que é difícil de tocar ao vivo
Por Bruce William
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Mark Knopfler é conhecido por sua técnica precisa na guitarra, mas nem todas as músicas do Dire Straits são fáceis de executar ao vivo. Em entrevista à Vulture, ele revelou que "Telegraph Road", do álbum "Love Over Gold" (1982), sempre foi um desafio no palco, não pelo arranjo ou pela complexidade dos acordes, mas por conta da troca de instrumentos.
Dire Straits - Mais Novidades
"Tocar o começo de 'Telegraph Road' sempre parece difícil. Quando você sai de uma guitarra elétrica moderna para aquele velho cavalo de batalha... Você precisa preparar as mãos para um violão antigo dos anos 1930 (National Style O). Isso faz parte do desafio dessa música, quando o próprio instrumento não quer soar bonito", disse o guitarrista, em resgate feito pela Far Out.
Além disso, Knopfler comentou sobre as dificuldades das apresentações ao vivo na época. Antes da chegada das luzes modernas, os refletores de palco eram grandes e pesados, tornando o ambiente ainda mais desgastante: "Se uma daquelas lâmpadas caísse em você, era morte certa. E elas geravam muito calor. Saíamos do palco encharcados, completamente molhados até a pele."
A intensidade dos shows criava situações inusitadas. Ele recordou que muitas vezes precisava tocar com os olhos fechados para evitar que o suor atrapalhasse sua visão: "O suor ardia nos olhos, então você aprende a tocar de olhos fechados. Tenho certeza de que toquei muitas dessas coisas sem olhar." Em uma ocasião, um fã segurou um cartaz pedindo "mais coragem líquida", referindo-se ao suor que o guitarrista lançava sobre a plateia. "Sempre pensei: só o rock and roll pode proporcionar isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O guitarrista que no auge teve muito bom gosto, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A pior música do Megadeth, de acordo com Mateus Ribeiro
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Altura: saiba quanto medem 10 ícones "baixinhos" do rock e metal


O guitarrista que Ian Anderson admirava tanto que foi acusado de imitar
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
Dire Straits: uma versão pesada de "Money for Nothing" por Leo Moracchioli


