A canção do Dire Straits que Mark Knopfler diz que é difícil de tocar ao vivo
Por Bruce William
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Mark Knopfler é conhecido por sua técnica precisa na guitarra, mas nem todas as músicas do Dire Straits são fáceis de executar ao vivo. Em entrevista à Vulture, ele revelou que "Telegraph Road", do álbum "Love Over Gold" (1982), sempre foi um desafio no palco, não pelo arranjo ou pela complexidade dos acordes, mas por conta da troca de instrumentos.
Dire Straits - Mais Novidades
"Tocar o começo de 'Telegraph Road' sempre parece difícil. Quando você sai de uma guitarra elétrica moderna para aquele velho cavalo de batalha... Você precisa preparar as mãos para um violão antigo dos anos 1930 (National Style O). Isso faz parte do desafio dessa música, quando o próprio instrumento não quer soar bonito", disse o guitarrista, em resgate feito pela Far Out.
Além disso, Knopfler comentou sobre as dificuldades das apresentações ao vivo na época. Antes da chegada das luzes modernas, os refletores de palco eram grandes e pesados, tornando o ambiente ainda mais desgastante: "Se uma daquelas lâmpadas caísse em você, era morte certa. E elas geravam muito calor. Saíamos do palco encharcados, completamente molhados até a pele."
A intensidade dos shows criava situações inusitadas. Ele recordou que muitas vezes precisava tocar com os olhos fechados para evitar que o suor atrapalhasse sua visão: "O suor ardia nos olhos, então você aprende a tocar de olhos fechados. Tenho certeza de que toquei muitas dessas coisas sem olhar." Em uma ocasião, um fã segurou um cartaz pedindo "mais coragem líquida", referindo-se ao suor que o guitarrista lançava sobre a plateia. "Sempre pensei: só o rock and roll pode proporcionar isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"



A jam que trouxe de volta as raízes country de Mark Knopfler e ele jamais esqueceu
O guitarrista que deixou Eric Clapton maravilhado e mudou seu jeito de tocar
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O solo que Mark Knopfler fez "todo errado", mas considera perfeito
Mark Knopfler revela o guitarrista que ele sempre almejou ser; "Era tudo o que eu queria"
Janaína Paschoal: "Prefiro Pink Floyd e Dire Straits a Iron Maiden"


