Por que Tony Iommi se envergonha do único "show" com Jethro Tull, segundo Ian Anderson
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de fevereiro de 2025
O guitarrista Tony Iommi, conhecido como o "padrinho do heavy metal", teve uma curta passagem pelo Jethro Tull antes de consolidar sua carreira no Black Sabbath. Em entrevista à rádio Q104.3 NYC (via Ultimate Guitar), o vocalista Ian Anderson relembrou a participação de Iommi na banda, que ocorreu durante as gravações do filme The Rolling Stones Rock and Roll Circus, em dezembro de 1968.

Na época, o Jethro Tull precisava de um novo guitarrista após a saída de Mick Abrahams. Iommi chegou a ensaiar com o grupo e se apresentou na filmagem, mas sem tocar ao vivo. Segundo Anderson, o guitarrista apenas dublou a performance, enquanto ele foi o único integrante a cantar ao vivo.
"Tony Iommi, que conhecíamos e com quem já havíamos tocado um pouco, entrou para dublar a parte da guitarra. Mas ele estava um pouco envergonhado. Acho que seus companheiros de banda no Earth — que depois mudaram o nome para Black Sabbath — poderiam não reconhecer bem o que ele estava fazendo", contou Anderson.
Apesar da breve passagem, o vocalista destacou que a experiência foi positiva e que ele e Iommi mantêm uma boa relação. "Tony teve alguns dias divertidos tocando conosco e foi um grande cara. Somos bons amigos hoje. Mas seu lugar natural, dado seu estilo musical muito distinto, era no Black Sabbath, que, poucos anos depois, tornou-se uma grande força. Acho que hoje eles representam o que o heavy metal realmente é", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
O que "Nine Inch Nails" quer dizer, e como Trent Reznor chegou nesse curioso nome
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
A música do Thin Lizzy que marcou a vida de King Diamond


O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O Big 4 do rock progressivo, de acordo com Ian Anderson, do Jethro Tull


