Como eram as mudanças de humor de Renato Russo nas turnês, segundo Bruno Araújo
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de fevereiro de 2025
Renato Russo tinha um temperamento intenso, especialmente durante as turnês da Legião Urbana. Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, o baixista Bruno Araújo, que tocou com o grupo durante os shows do álbum "As Quatro Estações", relembrou como o vocalista reagia à rotina de shows e os momentos de exaustão.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Cara, o Renato tinha temperamento. Quando ele estava chateado, estava chateado mesmo. Quando estava feliz, estava feliz mesmo", contou Araújo. Segundo ele, a sequência de apresentações era um fator que gerava estresse, já que, depois dos shows, Renato gostava de estender a noite em festinhas, o que tornava a agenda mais cansativa.
Para o baixista, era natural que a fadiga influenciasse o humor do vocalista. "Quando ele estava exausto, só a perspectiva de ter que fazer o show naquele estado já o deixava irritado. Isso gerava um certo estresse. Porque ele acabava o show, ia para uma festinha, dormia tarde. Chegava 13h da tarde tinha que descansar, porque já não éramos tão jovens. ", lembrou.
Além disso, Renato tinha algumas preferências na convivência com a equipe. Em deslocamentos de carro, por exemplo, às vezes exigia apenas a companhia de Bruno e do tecladista Fred Nascimento.
Araújo também relembrou um episódio em que brincou com os gestos insistentes do cantor ao recusar algo: "Falei que quando ele fosse dizer ‘não’, só precisava falar uma vez. Mas ele falava ‘não, não’, mexia o pé e a mão também. Calma, Renato! Já vou fazer outra linha de baixo!", contou, entre risos.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Blaze revela músicas escritas para o Iron Maiden que pararam no seu disco solo
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"

4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O que explica ausência total de parcerias entre Renato Russo e grandes nomes da MPB
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


