"Arch Enemy não é e nunca foi death metal", diz guitarrista Michael Amott
Por João Renato Alves
Postado em 26 de março de 2025
O Arch Enemy se estabeleceu como uma das grandes forças do metal escandinavo nas últimas décadas. Por conta disso, o grupo viu sua popularidade aumentar e se tornar atração de arenas. O guitarrista e líder, Michael Amott, se sente confortável com a situação. No entanto, prefere manter o contato com o underground. Ele disse ao Blabbermouth:
Arch Enemy - Mais Novidades
"Eu não me incomodo com exposição comercial, mas não quero ser 'comercial'. Fazemos a música que gostamos e criamos uma base de fãs. Então, há uma zona cinza, depois uma zona branca, com pessoas que sabem quem somos. Alguns vão a um show e têm apenas uma música em sua playlist para a academia. Existem todos os tipos de níveis de fãs e como se envolvem com a banda. É legal alcançar mais pessoas, mas eu cresci na cena underground do metal. É uma subcultura. Tenho muito carinho pelo underground. O fato de não ser música para todos é o motivo pelo qual as pessoas são atraídas por isso, em primeiro lugar."
Sendo assim, o instrumentista deixa claro que a banda nunca comprometeu sua sonoridade, embora alguns fãs mais radicais pensem o contrário. Para esses, Michael faz uma observação: "Há muitas bandas mais extremas e eu as amo. Mas me sinto muito confortável tocando o estilo que fazemos. Nunca fomos puramente death metal. Já toquei em grupo desse gênero, mas o Arch Enemy não é death metal. Somos um híbrido de diferentes influências."
Fundado em Halmstad, Suécia, no ano de 1995, o Arch Enemy se estabeleceu como uma das forças do melodic death metal. A popularidade do grupo aumentou a partir da virada do século, com a efetivação da vocalista Angela Gossow, que saiu em 2014 – embora siga sendo a empresária – para a entrada de Alissa White-Gluz.
"Blood Dynasty", novo álbum de inéditas da banda, sai no próximo dia 28 de março. O trabalho é o primeiro a contar com o guitarrista Joey Concepcion, que substituiu Jeff Loomis (Nevermore) em 2023. O tracklist conta com 11 faixas – a edição limitada ainda traz mais duas como bônus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Como o Arch Enemy "contribuiu" para o retorno do Nevermore
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Alissa White-Gluz diz que influenciadores distorceram a questão central do veganismo
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Vocalista do Arch Enemy revela como faz para manter dieta vegana em turnê


