O clássico álbum de metal que mudou a vida de Dave Grohl
Por Bruce William
Postado em 17 de março de 2025
Muito antes de se tornar um dos músicos mais respeitados do rock, Dave Grohl já era um fã apaixonado por bandas que moldaram sua visão musical. Crescendo no cenário punk e heavy metal, ele encontrou inspiração em diversas bandas, mas nenhuma causou tanto impacto quanto o álbum de estreia do Metallica, "Kill 'Em All" (1983).
Foo Fighters - Mais Novidades
Apesar de eventuais discordâncias sobre pontos de vista com seus integrantes, a conexão de Grohl com o disco foi imediata. Em uma carta aberta escrita em 2008, ele relembrou como descobriu a banda e o impacto que aquele som avassalador teve em sua vida.
"Sim, eu sou o cara que escuta sua banda fielmente desde 1983. Eu comprei o primeiro álbum, 'Kill 'Em All', de um catálogo de encomendas chamado Under The Rainbow, acho. Na verdade, não lembro direito. Foi em 1983, pelo amor de Deus! Mas esse álbum mudou minha vida, e desde então eu tenho escutado tudo o que vocês lançam (até 'St. Anger'!)", disse Grohl, em fala resgatada pela Far Out.
Na época, o Metallica ainda era uma banda do underground, mas já mostrava uma energia bruta que ajudaria a redefinir o heavy metal. Para Grohl, esse som foi um divisor de águas, inspirando sua trajetória como baterista e compositor. O álbum trouxe influências que se refletiriam mais tarde tanto no Nirvana quanto no Foo Fighters, bandas que, assim como o Metallica, se tornaram gigantes da música.
Mesmo já consolidado como uma estrela do rock em 2008, Grohl deixou claro que seu respeito pela banda permanecia intacto. No mesmo texto, ele expressou sua empolgação com o que viria a seguir e até brincou sobre o aguardado novo álbum do Metallica na época, dizendo: "Mal posso esperar para ouvir as novas músicas, e não importa o que vocês façam, eu sempre serei o primeiro na loja esperando para escutar. Tenho certeza de que vocês vão explodir a mente de todo mundo, porque vocês são o f*** Metallica! Boa sorte. E não lancem nada até que esteja realmente f***."
O mais curioso é que, décadas depois de ser apenas um fã, Grohl passou a dividir o palco e os bastidores com os membros do Metallica De um jovem comprando discos por catálogo até um dos maiores nomes do rock moderno, ele provou que a paixão pela música pode transformar um fã dedicado em um ícone por direito próprio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada


Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
Foo Fighters anuncia show no Rock in Rio 2026
A clássica banda prog que Dave Grohl nunca curtiu; "hippie demais pra mim"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana


