A música de amor que Dave Grohl escreveu após separação motivada por infidelidade
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2024
Na ativa desde a longínqua década de 1990, a banda Foo Fighters, liderada pelo guitarrista/vocalista/baterista Dave Grohl, é responsável por músicas que se tornaram verdadeiros hits. Uma dessas canções é a clássica "Everlong", faixa que faz parte do segundo disco de estúdio do grupo fundado por Grohl, "The Colour and the Shape", lançado em maio de 1997.
"Everlong", que é uma das músicas mais populares de toda a carreira do Foo Fighters, foi escrita em um momento turbulento da vida de Dave Grohl. De acordo com matéria publicada no site Songfacts, o frontman criou "Everlong" pouco tempo após ter se separado da fotógrafa Jennifer Youngblood, com quem era casado desde 1994. O casamento acabou por conta da infidelidade de Grohl. O jornalista Igor Miranda falou sobre o tema, em vídeo que pode ser conferido neste link.
"Eu tinha 25 anos e minha esposa era ainda mais jovem. Não estávamos prontos para nos casar. Sinto muita falta dela, ela é a pessoa mais engraçada e esquisita que você já conheceu na vida. Absolutamente adorável. Teria sido melhor se não tivéssemos nos casado. Mas você vive e aprende", declarou Grohl, durante entrevista concedida à Melody Maker em 1999 (reproduzida pelo The Mirror).
Voltando a falar sobre "Everlong", Dave Grohl a escreveu no final de 1996. Curiosamente, a música fala sobre uma garota por quem ele se apaixonou. Segundo o Songfacts, a garota em questão é Louise Post (vocalista da banda Veruca Salt).
"Fizemos uma pausa para o Natal, então voltei para a Virgínia sozinho. Peguei as faixas brutas do que havíamos feito e não me parecia certo. Estava faltando algo no álbum. Porém, eu tinha um riff que originalmente achei que era uma cópia do Sonic Youth, mas decidi que seria bom transformá-lo em uma música. Quando a levei ao nosso produtor Gil Norton, ele disse: 'Está ótimo! Vamos colocá-la no álbum!’.
Essa música é sobre uma garota por quem eu me apaixonei e era basicamente sobre estar conectado a alguém de tal forma que você não apenas a ama física e espiritualmente, mas quando canta junto com ela, você se harmoniza perfeitamente", disse Grohl, em uma entrevista concedida à Kerrang em 2006.
No fim das contas, "Everlong" acabou se tornando um hit, que faz sucesso até hoje, já que é a música do Foo Fighters mais tocada no Spotify, com mais de 1 bilhão de plays no Spotify. "Everlong" também é a canção que mais foi tocada nos shows do grupo. Conforme aponta o site Setlist.FM, a canção apareceu em 1172 apresentações da banda.
Dave Grohl lançou outros hits depois de "Everlong". E ele também deu outra pulada de cerca, que provavelmente manchou a imagem de "My Hero" que algumas pessoas tinham dele. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps