O hit dos Beatles inspirado em Martin Luther King: "Eu tinha consciência das tensões raciais"
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de março de 2025
Lançada no "White Album" em 1968, "Blackbird" é uma das canções mais simbólicas e emocionantes dos Beatles. Embora sua letra possa parecer abstrata à primeira vista, Paul McCartney revelou ao longo dos anos que a inspiração veio do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, especialmente após o assassinato de Martin Luther King Jr. em abril daquele ano. "Quando eu compus ‘Blackbird’ em 1968, eu tinha plena consciência das graves tensões raciais nos Estados Unidos", afirmou Paul no livro As Letras.
O contexto era de extrema turbulência social. "Foi uma época muito agitada, e os ânimos só se acirraram. Em 1968, a coisa piorou", lembrou McCartney. As manifestações por igualdade de direitos estavam em seu auge, mas também enfrentavam forte repressão. Foi nesse cenário que ele escreveu a letra da música, usando metáforas para expressar a luta da população negra. "As imagens que usei – ‘asas quebradas, olhos encovados, anseio geral por liberdade’ – têm muito a ver com esse momento."
McCartney também explicou que, com o passar dos anos, percebeu a importância de contar a história por trás da canção ao apresentá-la ao público. "Em meus shows, passei cada vez mais a contextualizar as canções, contando as histórias por trás delas. Acho que o público realmente aprecia descobrir um novo ângulo na atmosfera da canção", comentou o músico.

Paul McCartney, "Blackbird" e Beyoncé
Recentemente, Paul McCartney celebrou uma nova interpretação de "Blackbird", desta vez na voz de Beyoncé. A cantora incluiu sua versão do clássico dos Beatles no álbum "Cowboy Carter", trazendo ainda mais visibilidade para a forte mensagem da canção, originalmente inspirada no Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.
McCartney comentou sobre a regravação em seu Facebook oficial: "Estou muito feliz com a versão da Beyoncé da minha música ‘Blackbird’. Acho que ela fez uma versão magnífica e isso reforça a mensagem dos direitos civis que me inspirou a escrevê-la em primeiro lugar. Qualquer um que ainda não tenha ouvido, eu incentivaria a conferir. Você vai adorar!"
O ex-Beatle também revelou que conversou com Beyoncé e ficou emocionado com o respeito que ela demonstrou pela composição. "Ela me agradeceu por escrever a música e por deixá-la interpretá-la. Eu disse a ela que o prazer era todo meu e que achei que ela havia feito uma versão incrível."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Bangers Open Air 2026 - o melhor festival de Rock e metal do Brasil?
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
A sincera resposta de George Harrison sobre como foi trabalhar com Madonna
O álbum dos Beatles que para Ringo Starr é melhor do que o "Sgt. Pepper's"


