A música do Scorpions que Alice Cooper detesta
Por João Renato Alves
Postado em 14 de abril de 2025
Em 1996, Alice Cooper e Scorpions embarcaram em uma turnê conjunta pelos Estados Unidos. Com o hard rock em baixa no principal mercado da indústria, a solução encontrada foi unir duas atrações clássicas se alternando entre a abertura e o encerramento de cada noite para juntar público.
Em entrevista da época à revista Metal Edge, resgatada pelo livro "Bem-Vindo ao Meu Pesadelo" (2012), de Dave Thompson, o alter ego de Vincent Furnier falou sobre a união. E aproveitou para dar uma cutucada nos alemães, brincado com uma suposta exigência que teria feito para aceitar a parceria na estrada.

"Eu os conheço há muito tempo. Disse a eles que faria a turnê desde que eles não tocassem a música com o assobio ('Wind of Change'). Cada vez que ouço essa música tenho vontade de reconstruir o muro de Berlim."
"Wind of Change" é considerada um hino extraoficial da abertura do mundo soviético para o ocidente. Em 1989, o Scorpions participou do Moscow Music Peace Festival, junto a Bon Jovi, Mötley Crüe, Ozzy Osbourne, Skid Row e Cinderella, além dos representantes locais Gorky Park, Nuance e Brigada S.
Com 15 milhões de cópias comercializadas, a canção é um dos singles mais vendidos de todos os tempos, sendo o número um absoluto quando se trata de bandas do segmento hard rock/heavy metal.
A faixa entrou no álbum "Crazy World", de 1990. 11º trabalho de estúdio, vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo, se tornando o segundo disco mais comercializado da carreira do quinteto, atrás apenas de "Love at First Sting" (1984). Também foi o último a ganhar disco de ouro nos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Max Cavalera escreveu música para atacar o Sepultura, mas produtor o fez mudar de ideia
Blaze Bayley diz que documentário do Iron Maiden errou sobre cusparada no Chile
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza



O clássico do rock que explodiu no verão de 1972 e volta todo ano na mesma época
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O dia que Elvis Presley confessou inveja de Alice Cooper: "Queria ter pensado nisso"
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo


