A música do Scorpions que Alice Cooper detesta
Por João Renato Alves
Postado em 14 de abril de 2025
Em 1996, Alice Cooper e Scorpions embarcaram em uma turnê conjunta pelos Estados Unidos. Com o hard rock em baixa no principal mercado da indústria, a solução encontrada foi unir duas atrações clássicas se alternando entre a abertura e o encerramento de cada noite para juntar público.
Em entrevista da época à revista Metal Edge, resgatada pelo livro "Bem-Vindo ao Meu Pesadelo" (2012), de Dave Thompson, o alter ego de Vincent Furnier falou sobre a união. E aproveitou para dar uma cutucada nos alemães, brincado com uma suposta exigência que teria feito para aceitar a parceria na estrada.

"Eu os conheço há muito tempo. Disse a eles que faria a turnê desde que eles não tocassem a música com o assobio ('Wind of Change'). Cada vez que ouço essa música tenho vontade de reconstruir o muro de Berlim."
"Wind of Change" é considerada um hino extraoficial da abertura do mundo soviético para o ocidente. Em 1989, o Scorpions participou do Moscow Music Peace Festival, junto a Bon Jovi, Mötley Crüe, Ozzy Osbourne, Skid Row e Cinderella, além dos representantes locais Gorky Park, Nuance e Brigada S.
Com 15 milhões de cópias comercializadas, a canção é um dos singles mais vendidos de todos os tempos, sendo o número um absoluto quando se trata de bandas do segmento hard rock/heavy metal.
A faixa entrou no álbum "Crazy World", de 1990. 11º trabalho de estúdio, vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo, se tornando o segundo disco mais comercializado da carreira do quinteto, atrás apenas de "Love at First Sting" (1984). Também foi o último a ganhar disco de ouro nos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou


O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
O hard rock clássico que John Lydon usou para entrar no Sex Pistols
Cérebro de Alice Cooper serviu de inspiração para obra de arte de Salvador Dalí de 1973
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
São Paulo Trip: encontros históricos nos bastidores do evento
Alice Cooper lista três bandas que todo jovem músico deve ouvir


