O Avantasia é uma ditadura? Tobias Sammet responde
Por João Renato Alves
Postado em 02 de abril de 2025
Vários motivos permeiam o sucesso alcançado pelo Avantasia. Nenhum deles passa longe de seu líder, o vocalista, multi-instrumentista e compositor Tobias Sammet. Sendo assim, podemos dizer que o projeto funciona como uma ditadura?
O próprio músico alemão respondeu à Metal Hammer: "É difícil responder a essa pergunta. Uma banda implica em democracia, o que não é o caso aqui. Mas não, não me considero um ditador. Diria que sou um rei benevolente."
Avantasia - Mais Novidades

Ainda assim, o líder da empreitada não se considera acima das pessoas com as quais trabalha, especialmente os que o influenciaram a fazer o que faz. "Não penso muito sobre minha própria posição nessa coisa toda. Tenho muito respeito por aqueles que me deram inspiração, mas não sei se o que estou fazendo é bom o suficiente, porque nada se compara àqueles que inventaram esse estilo de música. De jeito nenhum."
E entre os vários ídolos que já contribuíram com os álbuns, ainda falta um na lista de desejos. "Não é segredo para ninguém que adoraria ter Bruce Dickinson em um dos meus álbuns. Pode levar vinte e cinco anos, mas torço para que um dia ele dê nem que seja um suspiro em uma música minha."

"Here Be Dragons", nono álbum de inéditas do Avantasia, saiu no último dia 28 de fevereiro. O trabalho chegou ao 1º lugar nas paradas da Alemanha – posto alcançado anteriormente apenas por "Moonglow" (2019) – e Áustria. O projeto é uma das atrações principais do Bangers Open Air, se apresentando no domingo, 4 de maio. O evento ocorre no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps