Billie Joe Armstrong, do Green Day, aponta quem foi o primeiro rockstar da história
Por Bruce William
Postado em 24 de maio de 2025
A carreira de Billie Joe Armstrong pode ter começado no punk californiano, mas seu olhar sobre a história do rock vai muito além da estética lo-fi e das guitarras cruas. Ao longo dos anos, ele incorporou elementos de outros estilos e personagens em suas composições, especialmente a partir da virada que levou o Green Day de Dookie à ópera punk American Idiot.
Green Day - Mais Novidades
Foi nesse período que Armstrong passou a construir personagens e explorar arquétipos no palco e nas letras. A figura de St. Jimmy, por exemplo, nasceu como um alter ego carregado de raiva, sarcasmo e autodestruição — quase um anti-herói do rock. Por trás desse personagem, havia uma referência direta: Jim Morrison.
Em entrevista publicada na Far Out, o vocalista do Green Day não mediu palavras: "Eu amava os Doors. Acho que Jim Morrison foi o primeiro verdadeiro rock star", afirmou. Para ele, artistas como Little Richard já tinham incorporado o estilo flamboyant, mas Morrison levou isso a outro nível ao unir poesia, presença de palco e uma aura de destruição. "Ele parecia se autodestruir com elegância. Ao se afundar daquele jeito, estava tentando alcançar uma nova consciência", completou.
A admiração de Armstrong vai além da música. A maneira como Morrison conduzia sua persona pública — intensa, mística, ambígua — marcou uma geração e definiu um novo tipo de vocalista: mais próximo do xamã do que do mero entertainer. Canções como "Riders on the Storm" e "The End" reforçam essa impressão, com atmosferas que beiram algo como um ritual.
A própria trajetória de Armstrong também flertou com esse lado sombrio. Durante o colapso que ele sofreu no iHeartRadio Festival em 2012, ele parecia seguir o mesmo caminho de autodestruição. Mas o vocalista conseguiu se reerguer e retomar o controle da carreira, algo que Morrison, tragicamente, não teve tempo de fazer.
Mesmo assim, a imagem do frontman que parecia se autodestruir "mas de forma elegante" continua sendo uma influência. Não são poucos os que, até hoje, imitam o visual e a postura de Morrison — mesmo que muitos o reduzam a um "bêbado que fingia ser poeta". Armstrong enxerga outra coisa: alguém em busca de algo maior por meio do caos.
Para ele, a definição de rockstar não está apenas na performance ou no estilo, mas na entrega total, inclusive aos próprios demônios. E se esse é o critério, não há dúvidas de quem chegou primeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
Tuomas Holopainen diz que refaria apenas uma letra em 30 anos de Nightwish
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
Por que Luís Mariutti foi barrado no show do Angra, segundo o próprio
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance

Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire


