A única banda do rock nacional com mais de 45 anos que nunca trocou integrante
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2025
Formada em 1979, a banda mineira 14 Bis chega aos 45 anos de estrada como um caso raro no rock brasileiro. Com exceção da saída de Flávio Venturini para a carreira solo em 1987, o grupo segue com a mesma formação desde o início: Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão. A informação é baseada em vídeo de Júlio Ettore, que também destaca que Flávio, apesar de não integrar oficialmente o grupo, ainda participa de shows e gravações especiais.

A trajetória da banda começou com apoio de Milton Nascimento, que produziu o primeiro álbum homônimo do grupo. Segundo matéria do jornal Estado de Minas (via CDL FM), a sonoridade proposta desde o início unia o rock progressivo, o folk e a musicalidade do Clube da Esquina, criando hits como "Canção da América", "Natural" e, mais tarde, "Planeta Sonho" e "Caçador de Mim". A identidade musical, somada à harmonia interna entre os integrantes, é o que garantiu ao grupo décadas de relevância.
Hoje, o 14 Bis soma 45 anos de história celebrados com uma turnê especial. Segundo o site da rádio Itatiaia (via IstoÉ), a banda realiza três shows comemorativos em Belo Horizonte nos dias 22, 23 e 24 de maio, no espaço cultural Madalena. Em março, o grupo já havia se apresentado no Circo Voador, no Rio, em mais uma homenagem à longevidade e ao repertório que conquistou o país.
A consistência na formação também foi assunto em vídeo do canal de Júlio Ettore, no YouTube. Especialista em música brasileira, Ettore chamou atenção para o feito raro. "É impressionante como o 14 Bis manteve os mesmos músicos ao longo das décadas. Isso diz muito sobre a amizade e o profissionalismo dos caras", afirmou o apresentador.
Ao longo da carreira, o grupo lançou 16 álbuns, entre trabalhos de estúdio e ao vivo, e emplacou sucessos que atravessam gerações. Segundo o portal da Veja BH, a banda foi oficialmente declarada patrimônio imaterial de Belo Horizonte, reconhecimento que reforça o valor histórico e cultural do 14 Bis para a música brasileira.
Mesmo com o passar do tempo, o repertório continua atual. Músicas como Linda Juventude e Todo Azul do Mar seguem emocionando o público. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Cláudio Venturini ressaltou que o segredo da longevidade está na afinidade e no respeito entre os membros. "Somos amigos antes de sermos músicos", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu


A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
Por que Flávio Venturini do 14 Bis não participou do lendário álbum "Clube da Esquina"?


