A pior coisa que já falaram sobre o Dream Theater, segundo James LaBrie
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de setembro de 2025
Com quatro décadas de história, o Dream Theater é o maior expoente do metal progressivo. Responsável por obras-primas como "Images and Words" (1992), "Metropolis, Pt. II: Scenes from a Memory" (1999) e "Octavarium" (2005), o talentoso quinteto é mundialmente reconhecido pela capacidade técnica de seus integrantes e pelo refinamento musical de suas composições.
Dream Theater - Mais Novidades
O Dream Theater é amado por muitos fãs, mas também tem seus detratores. Apesar dos elogios constantes, o grupo invariavelmente recebe críticas de seus opositores. Qual seria, então, a pior coisa que já falaram sobre o trabalho da banda? O vocalista James LaBrie respondeu a esse questionamento em uma entrevista concedida à Classic Rock em 2013.

"A pior coisa que já disseram sobre essa banda? Que não temos alma", disse o cantor e compositor canadense. LaBrie também mencionou uma música do grupo que contesta a hipótese.
"Não sei. Talvez tenham ouvido um instrumental como 'Hell's Kitchen', ou talvez tenham ouvido 'Metropolis'. Mas não ouviram 'The Spirit Carries On'. Eles não têm uma noção geral do espírito da banda. Principalmente quando se tem um guitarrista como John Petrucci. Eu sempre disse que o coração dele está conectado às cordas. Faça-me o favor. É claro que temos alma."
Definitivamente, o som do Dream Theater não é radiofônico, em grande parte, pela duração de suas canções. No entanto, para LaBrie, há músicas que poderiam ser executadas em estações de rádio - e citou um exemplo.
"As pessoas ouvem o nome Dream Theater e não conseguem acreditar que haveria qualquer elemento na nossa música, até mesmo partes de músicas maiores, que pudesse ser viável para o rádio. Sempre houve uma ou duas faixas em cada álbum nosso que seriam adequadas para o rádio. Não dá para ouvir uma música como 'Wither' e dizer que não é compatível com o formato radiofônico."
Treze anos após a entrevista, o Dream Theater continua firme e forte na ativa. Atualmente, LaBrie e seus parceiros estão fazendo a turnê de "Parasomnia", álbum lançado em fevereiro deste ano, que marca o retorno do baterista Mike Portnoy - e tem faixas recheadas de alma e sentimento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
James LaBrie demorou um pouco para se acostumar com retorno de Portnoy ao Dream Theater
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness
Cinco canções extremamente melancólicas gravadas por bandas de heavy metal


