Por que The Town não consegue superar Rock in Rio, segundo a Folha de S.Paulo
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de setembro de 2025
Em análise publicada na Folha de S.Paulo, os jornalistas Lucas Brêda e Laura Lewer apontam que o The Town 2025, encerrado neste domingo (14), ainda não conseguiu se firmar como mais do que "o irmão caçula do Rock in Rio".
Segundo o jornal, a comparação entre os dois eventos é inevitável, já que o festival paulistano nasceu da ideia de replicar, em São Paulo, o sucesso do Rock in Rio. Mas há fatores que tornam essa missão mais difícil do que parece. "A capital paulista é uma das melhores cidades do mundo para se consumir música ao vivo", lembram os autores, citando desde casas menores e unidades do Sesc até estádios como o Allianz Parque. Isso faz com que muitas atrações internacionais já passem por São Paulo em shows individuais — o que enfraquece o fator ineditismo do The Town.

Outro ponto ressaltado é o comportamento do público. Para a Folha, o festival sofre com "as plateias mais mornas entre os megafestivais do Brasil". Houve exceções, como o show dos Backstreet Boys, mas no geral predominou um espectador passivo, mais interessado na experiência social do que na música em si. A constatação ficou evidente em momentos como o show de Jessie J, quando a cantora comentou o silêncio da plateia.
Rock in Rio e The Town
Além disso, a programação principal ainda depende de nomes repetidos do Rock in Rio. Em 2025, os headliners incluíram Katy Perry, Green Day, Travis Scott e Mariah Carey — quase todos já vistos no festival carioca ou em passagens recentes por São Paulo. Para Brêda e Lewer, isso reforça a percepção de que "o The Town não é um festival de novidades, mas um lugar onde o público vai ouvir hits de 20 anos atrás".
Apesar disso, a reportagem elogia algumas melhorias. O palco The One, por exemplo, aproveitou melhor o terreno em formato de anfiteatro e recebeu alguns dos shows mais vibrantes, como Lauryn Hill, Iggy Pop, Ludmilla e Pitty. Já o palco principal, o Skyline, voltou a enfrentar problemas de som e de visibilidade.
Na avaliação da Folha, a segunda edição do The Town mostrou avanços pontuais, mas ainda falha em construir uma identidade própria. "O festival patina na busca por um chamariz que vá além de repetir a curadoria do Rock in Rio e das turnês internacionais que já passam por São Paulo", conclui o texto.
The Town 2025
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"

The Town 2025: Dia do Rock trouxe clássicos da música e ativismo político
Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty anunciados no The Town
Após falar mal dos punks, Bruce Dickinson dividirá palco com eles em São Paulo
G1 coloca dois shows de rock entre os melhores do The Town: "Foi um acerto"
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica
Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô


