A grande diferença entre Michael Kiske e Andi Deris, segundo Fabio Lione
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de setembro de 2025
O Helloween é uma das bandas mais influentes da história do power metal, responsável por clássicos como "Future World", "I Want Out" e "Eagle Fly Free". Dois nomes foram fundamentais para a identidade do grupo: Michael Kiske, que brilhou nos anos 1980 e início dos 1990, e Andi Deris, que assumiu os vocais a partir de 1994 e permanece até hoje.
Helloween - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast Ibagenscast, o vocalista do Angra, Fabio Lione, destacou a diferença entre os dois cantores, ressaltando que a personalidade de cada um se reflete diretamente no estilo vocal. "O Deris é meu amigo, gosto quando ele chega, fumamos juntos um cigarro. Conheci ele dessa maneira, pedindo cigarro pra mim. Ele é um cara solar, aberto, muito comunicativo", contou.
Já a primeira impressão com Kiske foi completamente distinta. "Conheci o Michael em um festival no Brasil. Vi ele sozinho no backstage por uns 40 minutos. Fui falar com ele e ele me disse: ‘Desculpa, nunca conversamos. Eu sou tímido. Aqui ninguém fala inglês, ninguém fala alemão, então não sei com quem conversar’. Você vê a personalidade dos dois vocalistas completamente diferente. O Deris é solar, e o Michael é mais introspectivo, mais tímido", relatou.
Apesar de preferir estilos mais progressivos e experimentais, Lione não deixou de reverenciar o legado do Helloween. "Eu não sou um cara que gosta muito do power metal, mas se é bem feito, eu escuto. Quando você ouve músicas como ‘I Want Out’, ‘Future World’ ou aquela balada incrível (cantarola ‘If I Could Fly’), você percebe a força da composição. O Helloween está lá, e quantas bandas tentaram copiar sem conseguir?", declarou.
Confira a entrevista completa abaixo.
Helloween, Michael Kiske e Andi Derris
Em entrevista ao canal El Cuartel del Metal, publicada em 2022, Andi Deris relembrou como foi conhecer Kiske pessoalmente anos após tê-lo substituído. "Percebemos que era uma pena não nos conhecermos há décadas, porque quando você vê que se encaixa, que tem os mesmos assuntos e uma filosofia de vida compatível, se pergunta: ‘Por que não conheci esse cara antes?’", contou o vocalista, destacando que rapidamente surgiu uma amizade genuína entre eles.
O encontro entre os dois foi incentivado pela própria equipe do Helloween. Kiske viajou até Tenerife, onde Deris mora, com a intenção de discutir arranjos vocais para a fase de reuniões da banda. No entanto, a dupla acabou priorizando a convivência fora do estúdio. "Disseram para a gente se sentar e falar sobre música, mas nunca fizemos isso. Estávamos sempre viajando. Dei meu Porsche para ele dirigir e passamos duas semanas indo de praia em praia. Foi perfeito", recordou Deris, entre risos.
Se Deris lamenta não ter conhecido o colega antes, Kiske não poupa elogios ao sucessor. Em entrevista ao Blabbermouth, o cantor afirmou que a entrada de Andi foi decisiva para a sobrevivência da banda. "Se ele não estivesse lá, a banda não existiria. Assim que Kai [Hansen] saiu, nada mais funcionava. Estávamos brigando o tempo todo. Não era divertido", revelou, acrescentando que a energia de Deris trouxe equilíbrio ao grupo.
Kiske também destacou a postura de liderança de Andi nos anos em que comandou o Helloween. "Ele é um trabalhador, assume o controle e diz: ‘Temos que fazer isso, temos que fazer aquilo’. Ele é um líder nato, e era disso que a banda precisava naquela época. Eles fizeram ótimos discos, e hoje posso ouvir essas coisas sem ressentimentos", declarou o vocalista, que voltou à banda em 2017 ao lado de Kai Hansen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
O álbum do Van Halen que Eddie achava ter sido lançado na hora errada
Cabo Wabo, bar de Sammy Hagar, é atingido por tempestade tropical
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
Andi Deris lamenta não ter conhecido Michael Kiske antes
Michael Kiske afirma que sem Andi Deris o Helloween não teria sobrevivido
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Wait and See"
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Power Metal: 10 álbuns essenciais do estilo
Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gênero


