Como o Aerosmith foi salvo do avião que caiu com o Lynyrd Skynyrd
Por João Renato Alves
Postado em 02 de setembro de 2025
No dia 20 de outubro de 1977, três após o lançamento do álbum "Street Survivors", o avião bimotor que transportava o Lynyrd Skynyrd da Carolina do Sul até a Louisiana, nos Estados Unidos, caiu. Aquele era o último voo do Convair CV-240, que seria aposentado logo a seguir.
Aerosmith - Mais Novidades
Morreram o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a backing vocal Cassie Gaines, além do road manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary e o copiloto William Gray. O que muitos não sabem é que, uma semana antes, outra banda quase alugou a nave antes dos southern rockers.

Na biografia "Rocks: Minha Vida Dentro e Fora do Aerosmith" (2014), o guitarrista Joe Perry relembrou o ocorrido. O músico deu créditos ao "salvador" do grupo: o pai do traficante oficial do grupo no período.
"O pai de Zunk Buker, um piloto da Força Aérea, foi outro anjo em nossa vida. Ele não só pilotava habilmente o bimotor Cessna de Steven, como não deixava a banda fretar um avião antes de fazer uma meticulosa inspeção prévia. Foram muitas as vezes em que o ouvi dizer à Leber-Krebs (empresa dos managers da banda):
– Não me interessa o negócio que fizeram, nesse avião os rapazes não embarcam.
Em uma dessas ocasiões, ele salvou nossa vida. Depois de observar um Convair, ele bateu o pé.

– De jeito nenhum – foi tudo o que disse.
Uma semana depois, em 20 de outubro de 1977, aquele mesmo Convair caiu com o Lynyrd Skynyrd a bordo, uma das piores tragédias da história do rock."
O Lynyrd Skynyrd interrompeu atividades, retornando apenas uma década depois. A banda segue na ativa sem membros do período do acidente – o baterista Artimus Pyle segue vivo, mas não faz mais parte do grupo desde 1991. O guitarrista Gary Rossington, último a marcar presença, faleceu em 2023.

Acidente do Lynyrd Skynyrd
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps