Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Por Bruce William
Postado em 13 de novembro de 2025
Depois de mais de 50 anos envolvido com bandas, turnês e gravações, David Coverdale anunciou que está se aposentando. O cantor de 74 anos divulgou a decisão nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, confirmando que chegou a hora de encerrar a trajetória nos palcos.
No começo da mensagem, com transcrição feita pela Blabbermouth, Coverdale fala diretamente com os fãs do Whitesnake: "Senhoras e senhores, meninas e meninos, irmãos e irmãs da 'Snake, um anúncio especial para vocês. Depois de mais de 50 anos de uma jornada incrível com vocês, com o Deep Purple, com o Whitesnake, com Jimmy Page, ficou muito evidente para mim, nos últimos anos, que chegou a hora de pendurar meus sapatos de plataforma do rock and roll e minhas calças justas."
Em tom bem-humorado, ele brinca com a própria imagem, citando o visual que o acompanhou por décadas: "E, como vocês podem ver, nós já cuidamos da peruca de leão. Mas chegou a hora de encerrar." Em seguida, o discurso ganha um tom de despedida definitivo, com Coverdale deixando claro que pretende, de fato, aproveitar a aposentadoria.
O vocalista também aproveitou o vídeo para agradecer quem esteve com ele ao longo da carreira: "Eu amo vocês profundamente. Agradeço a todos que me ajudaram e me apoiaram nessa jornada incrível - todos os músicos, a equipe, os fãs, a família. É incrível, mas realmente chegou a hora de simplesmente curtir a aposentadoria, e espero que vocês entendam isso. Mais uma vez, eu amo vocês de todo o coração. Adeus."
Nascido em 22 de setembro de 1951, em Saltburn-by-the-Sea, na Inglaterra, David Coverdale ficou conhecido primeiro como vocalista do Deep Purple, função que assumiu em 1973, logo após a saída de Ian Gillan. Com ele, a banda lançou discos como "Burn" (1974) e "Stormbringer" (1974), até a separação da formação em 1976.
Logo depois, Coverdale iniciou carreira solo e, em 1978, fundou o Whitesnake. A banda se consolidou no Reino Unido, Europa e Japão, mas foi o álbum autointitulado de 1987 que levou o grupo ao estrelato na América do Norte, graças a faixas como "Here I Go Again" e "Is This Love", que levaram o disco ao status de multi platina. Durante uma pausa do Whitesnake entre 1990 e 1993, o cantor ainda se uniu a Jimmy Page no projeto Coverdale–Page, que rendeu um álbum de estúdio e turnês lotadas.
Nos últimos anos, Coverdale já vinha sinalizando um encerramento gradual das atividades de estrada. Em 2022, o Whitesnake interrompeu a turnê norte-americana que faria com o Scorpions devido a um problema respiratório persistente do vocalista, e desde então o grupo falava em registrar um DVD de despedida e colocar em ordem projetos de arquivo, como box sets e relançamentos. Agora, com o anúncio oficial da aposentadoria, o cantor indica que pretende concentrar suas energias em uma vida mais tranquila, deixando para os fãs um catálogo que envolve Deep Purple, Whitesnake, trabalhos solo e a parceria com Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico

Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
O curioso melhor show do Rock in Rio de 1985, segundo Andreas Kisser
Coverdale: "rindo com o desespero das gravadoras"
Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz


