A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2025
Ao longo das últimas décadas, Angra e Sepultura se consolidaram como os maiores nomes do heavy metal brasileiro no exterior, abrindo portas e influenciando gerações de músicos. Mas quem poderá assumir o posto dessas lendas quando elas deixarem os palcos? Essa foi a pergunta feita ao produtor Milton Mendonça, brasileiro radicado nos Estados Unidos e um dos responsáveis pelo renomado festival ProgPower, durante entrevista recente ao podcast Ibagenscast.
Ao ser questionado se novas bandas brasileiras poderão atingir o mesmo reconhecimento mundial de Angra e Sepultura, Mendonça foi direto - e um tanto crítico. "Depende de todos", respondeu. "Vamos continuar fazendo 649 tributos ao Andre Matos... Daqui a pouco vão tentar tirar o caixão dele para levar para o palco. Está ridículo, um absurdo", desabafou, em tom de frustração com a falta de renovação na cena nacional.

Apesar do tom ácido, o produtor demonstrou esperança ao citar um grupo que, segundo ele, tem o potencial de continuar o legado das grandes bandas brasileiras: Cripta. "Acho muito legal o que a Crypta está fazendo. Acho que a Crypta é a próxima dessa lista", afirmou. O grupo formado por ex-integrantes do Nervosa vem conquistando espaço com seu death metal técnico e poderoso, acumulando turnês internacionais e ótima recepção da crítica estrangeira.
Mendonça ressaltou que o foco da Crypta em consolidar carreira fora do país foi uma estratégia acertada. "Talvez porque focaram muito fora do Brasil, né? E isso automaticamente torna a banda muito mais rentável no Brasil. Se deu certo lá fora, aqui no Brasil vai dar certo, porque é melhor, né? Se os gringos falaram que é bom, então é bom", analisou.
O produtor, que há anos acompanha a cena de metal progressivo e extremo de perto, lamentou ainda o comodismo do público brasileiro, que segundo ele tem receio de abraçar novas bandas. "Parece que o público tem medo de escutar, medo de falar: 'Poxa, achei uma banda que eu gosto mais do que o Angra ou o Sepultura'. É complicado", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O veterano do metal europeu que adora Crypta: "São divertidas de assistir ao vivo"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
A opinião de Fernanda Lira, da Crypta, sobre o lendário Iggor Cavalera


