O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de fevereiro de 2026
O novo vídeo publicado pelo Arch Enemy no Instagram, marcando diretamente o perfil de Angela Gossow, praticamente sacramenta o retorno da vocalista ao posto que ocupou entre 2000 e 2014. E, na prática, isso vai muito além de uma simples troca de formação.
O período com Angela é, para muitos fãs, o mais icônico da banda. Foi sob sua liderança que surgiram discos como Wages of Sin (2001) e Anthems of Rebellion (2003), álbuns que consolidaram o nome do grupo no melodic death metal mundial.
Arch Enemy - Mais Novidades
Não se trata de desmerecer o trabalho de Alissa White-Gluz, que manteve o nível técnico e ajudou a banda a ampliar sua visibilidade nos últimos anos. Mas o ciclo com Angela carrega uma carga emocional diferente - é a fase que gerou os "clássicos" e definiu a identidade da banda para uma geração inteira. Na prática, isso significa uma reconexão direta com a base mais fiel.
Holofote
Um retorno dessa magnitude automaticamente reposiciona o Arch Enemy no centro das atenções do metal mundial. Reuniões desse porte geram curiosidade, cobertura de mídia, especulações sobre repertório e - principalmente - expectativa por novos lançamentos.
A pergunta inevitável surge: o próximo álbum soará como um sucessor espiritual de Wages of Sin? Haverá uma retomada estética ou apenas a manutenção da proposta mais moderna? Independentemente da direção, o interesse já está garantido.
Turnês comemorativas
Com aniversários redondos no horizonte, a possibilidade de turnês especiais é real. O debut Black Earth completa 30 anos, por exemplo. Mesmo que Angela não tenha participado desse álbum, a ocasião abre espaço para celebrações mais amplas da trajetória da banda.
Brasil.. de novo!
É significativo que o primeiro show da "nova" formação aconteça no Brasil. O país tem se consolidado como palco de momentos históricos no metal recente: o último show de Nicko McBrain com o Iron Maiden, o retorno do Savatage após uma década parado e até os primeiros passos da nova fase do Nevermore no Bangers.
Reuniões e retornos deixaram de ser exceção. Desde que o Helloween reabriu a porteira com a volta de Kai Hansen e Michael Kiske, o movimento se tornou quase uma nova lógica de mercado. O próprio Angra promove encontros com Edu Falaschi e Aquiles Priester. A nostalgia virou ativo estratégico. Seja por razões financeiras, estratégicas ou puramente artísticas, o fato é que esses retornos reativam catálogos, reacendem paixões e ampliam o alcance das bandas.
Angela Gossow de volta ao Arch Enemy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"

Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Mayara Puertas revela conversa com Angela Gossow: "Quer ir no show do Torture Squad"
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
Angela Gossow afirma que cogitou retornar ao Arch Enemy
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
Alissa White-Gluz conta por que decidiu montar sua própria banda; "A vida é curta"
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
As duas cantoras brasileiras que mereciam estar no Arch Enemy, segundo Mayara Puertas


