Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de fevereiro de 2026
Um dos grandes expoentes do melodic death metal, o Arch Enemy foi fundado em 1995, após o guitarrista Michael Amott deixar o Carcass. Equilibrando agressividade e melodia, o grupo consolidou seu nome no concorrido cenário da música pesada.
Os três primeiros discos do Arch Enemy foram gravados com o vocalista Johan Liiva. Embora tenha feito um bom trabalho, ele acabou sendo dispensado por razões que Michael Amott explicou em entrevista à Metal Hammer, publicada em 2007. Na ocasião, o guitarrista afirmou que Johan não estava tão focado, o que atrapalhava o crescimento da banda.

"Ele não estava muito interessado em fazer turnês, e sabíamos que, para levar as coisas a outro nível, precisávamos fazer muito mais shows ao vivo. Até então, tudo o que tínhamos feito era tocar no Japão e em alguns outros lugares. Nada de muito importante. Muitas pessoas de fora da banda também disseram que Johan não era a pessoa certa para ajudar a banda a se desenvolver. Então, foi isso."
Com a saída de Johan, Michael precisava encontrar um novo vocalista. Segundo ele, havia uma lista de possíveis nomes, mas o fato de a banda ainda não ser muito conhecida dificultava o processo.
"Tínhamos nossa lista. A maioria era de pessoas que conhecíamos, que estavam em outras bandas. E a realidade era que, na época, o Arch Enemy simplesmente não era grande o suficiente para convencer alguém a se juntar a nós em tempo integral. Muitos caras estavam dispostos a gravar um álbum conosco, mas não a fazer turnê. Estávamos meio sem saída."
A solução, no entanto, não veio dessa lista. Angela Gossow, então jornalista, havia entrevistado Michael no fim dos anos 1990 e deixado com ele um vídeo de uma apresentação sua. Por sugestão do guitarrista Christopher Amott, irmão de Michael e então integrante da banda, o material foi revisado.
"Angela trabalhava como jornalista quando 'Burning Bridges' [1999] foi lançado e nos entrevistou para uma revista online. Ela nos deu um vídeo que mostrava ela tocando ao vivo com uma banda chamada Asmodina. Christopher ficou realmente impressionado com o que viu, porque o vídeo era da Angela tocando em um clube na Alemanha, para umas 50 pessoas – e ela se entregou completamente. Então, foi ele quem sugeriu adicioná-la à nossa lista de possíveis candidatas."
Apesar da performance impactante, Michael ainda tinha dúvidas se Angela era a escolha certa. Na época, vocalistas mulheres em bandas de metal extremo eram uma raridade.
"Eu era muito conservador em relação a tudo isso, e você precisa se lembrar que, naquela época, não havia uma única banda de metal [extremo] com uma vocalista feminina. Isso simplesmente não acontecia."
Com o tempo, Michael superou suas reservas, e Angela acabou assumindo os vocais da banda. Ela permaneceu no Arch Enemy por mais de uma década e se destacou em faixas como "Nemesis", "Dead Eyes See No Future", "My Apocalypse" e "Ravenous".
Angela deixou o grupo em 2014 e foi substituída por Alissa White-Gluz, que, por sua vez, saiu da banda em novembro de 2025. Até o momento, Michael Amott não anunciou quem ocupará o cargo.
O Arch Enemy se apresentará no Bangers Open Air, que acontecerá entre os dias 25 e 26 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Para mais informações sobre o festival, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A música do Megadeth que parece "coisa de adolescente", segundo Gastão Moreira
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Clássico do My Chemical Romance supera 1 bilhão de plays no Spotify

Entre lendas e novas caras, Bangers Open Air se renova para 2026
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Lista: frases do rock e metal que poderiam estar em para-choques de caminhão - Parte 2
Cinco discos essenciais para quem quer entrar no mundo do melodic death metal


