The Firm - Uma decepção ou dois grandes álbuns?
Por Rodney Costa
Postado em 02 de fevereiro de 2026
Em meados de 1984 Paul Rodgers e Jimmy Page, já estavam devidamente desligados de suas respectivas bandas, BAD COMPANY e LED ZEPPELIN. Haviam rumores de que Rodgers integraria uma banda com ex-integrantes do Lynyrd Skynyrd, porém, tal fato acabou não ocorrendo, inclusive em 1983 Paul lança Cut Loose, seu primeiro álbum solo, onde compôs tudo e tocou todos os instrumentos.

Page, por sua vez, após a morte de Bonham que culminou com o fim do Led, fez seu retorno aos palcos em um show de Jeff Beck em março de 1981 na lendária casa de shows londrina HAMMERSMITH ODEON, e posteriormente chegou a fazer um projeto com o baterista Allan White e o baixista Chris Squire do YES, nomeado de XTZ trocadilho que queria dizer ex-YES e LED, inclusive dessas sessões pelo menos uma música foi aproveitada no THE FIRM, a ótima "Fortune Hunter".
Após alguns shows para uma causa humanitária onde Page tocou com Steve Winwood e Paul Rodgers, tem início o embrião do THE FIRM. Originalmente eles queriam Pino Paladino no baixo e Bill Brufford na bateria, mas eles tinham compromissos profissionais que os impediam de fazer o trabalho, desta feita, recrutaram Tony Franklin (baixo) e Cris Slade (bateria).
Ambos os trabalhos do THE FIRM foram gravados no Estúdio de Page, o SOL Studio em Berkshire, Inglaterra.
O resultado? No mínimo polêmico...para quem na época nutriu uma expectativa de um crossover de LED E BAD COMPANY, o resultado pode ser até desolador, porém, um audição mais apurada dos trabalhos revelam grandes momentos, o timbre da guitarra é relativamente estranho, fruto dos sintetizadores utilizados, aliás, isso é uma tônica nos álbuns, fruto dos anos 80, eles serviram tanto para criar uma identidade quanto para datar o disco, principalmente na utilização do reverb na bateria, típico da época, o famigerado "gate reverb".
O primeiro álbum é considerado o melhor da Banda, a trinca de abertura é muito boa, hard rock muito bem feito e com a costumeira competência dos músicos, Tony Franklin surpreende, fez um grande trabalho (e se destacaria mais ainda no segundo disco), há a cover de "You' ve lost that lovin' feeling", muito boa por sinal, onde Paul brilha com vocais emotivos e muito bem feitos, e até uma canção que originalmente se chamava "Swan Song", que era oriunda de sessões do "Physical Graffity", e que se tornou "Midnight Moonlight", enfim, uma estréia muito boa, principalmente se o caro leitor ouvir o disco de mente aberta e sem expectativas acerca do passado dos músicos.
Mas o "hit" do álbum seria a ótima "Radioactive", Vocais no estilo Soul de Rodgers, uma bela melodia, pegada pop, e uma bateria bem sólida fariam dessa uma das melhores músicas do disco.
O segundo disco "Mean Business" trazia a mesma sonoridade, mas com maior abuso de sintetizadores no som, "Fortune Hunter" abre de forma maravilhosa o álbum, porém, é um disco mais arrastado, uma espécie de "Doom Pop" em algumas faixas (Cadillac, Live in peace), mas três delas valem o álbum, as ótimas "Fortune Hunter", "All The King's Horses" e a envolvente "Tear down the walls" com sua bateria, os vocais de Paul e seu groove de baixo maravilhoso.
O primeiro álbum foi mais bem sucedido comercialmente, diferente do segundo, que não teve sucesso comercial, alcançando tímidas posições nos charts, a banda fez uma curta turnê para promovê-lo e logo depois se separou, para muitos ficou a sensação de que o The Firm poderia ter feito algo bem melhor, eu até acredito que sim, mas não são discos ruins, ambos tem ótimos momentos, e seria até injusto querer que esses discos fizessem frente ao que Page e Rodgers gravaram com suas estreladas bandas.
Rodney Costa é Advogado, roqueiro, vocalista de banda de Classic Rock e um amante da boa música, vinhos e carros antigos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"

A canção inacabada do Led Zeppelin que virou uma música do The Firm, com Paul Rodgers
Jimmy Page: relembrando quando subiu ao palco com Jaco Pastorius e Chris Slade (AC/DC)


