A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2026
O cenário do metal segue aquecido em 2026, com lançamentos relevantes surgindo em diferentes partes do mundo. Em entrevista ao podcast Ibagenscast, o produtor Milton Mendonça foi questionado sobre os destaques do ano até agora - e não hesitou ao apontar um nome específico.

Ao falar sobre o novo trabalho dos portugueses do Gaerea, ele foi direto: "Sim, até agora, sem dúvida nenhuma", afirmou, ao ser perguntado se o disco "Loss" poderia ser considerado o melhor de 2026 até o momento. Em seguida, reforçou a impressão positiva: "Até agora não tem álbum que chegue nem perto. Tá difícil alguém chegar perto".
Apesar do entusiasmo, Mendonça reconhece que a disputa ainda pode ganhar novos capítulos. "O do Evergrey vai bater de frente", disse, ponderando que outros lançamentos fortes também estão no radar. Ainda assim, manteve sua posição: "Do que eu já escutei esse ano, esses dois são os mais legais".
O produtor também aproveitou para citar outros trabalhos que ainda nem foram lançados oficialmente, mas que já chamaram sua atenção. "Tenho algumas sugestões de álbuns que vão sair esse ano que estão bem legais", comentou, antes de destacar o novo disco da Terminus. "O 'The Silent Architect' tá muito legal. Eles sempre lançam coisa boa".
Entre as apostas, ele também mencionou a banda inglesa Tailgunner. "É uma banda que faz um som mais tradicional que tá muito maneiro também", afirmou. O apresentador Manoel destacou um nome em especial: "Tem um vocalista jovem, o Craig Cairns, que participou do disco novo".
Outro destaque citado veio de uma cena menos óbvia. "Tem uma banda islandesa de power metal, bem melódico, bem 'espada na mão', sabe?", disse, em tom descontraído. Ele completou: "Acho que é um dos meus favoritos do ano até agora também", referindo-se à Power Paladin.
Sobre o álbum em questão, Mendonça não economizou na descrição. "O nome do disco é 'Beyond the Reach of Enchantment'. Só pelo nome já parece um disco do Rhapsody", brincou, fazendo referência ao estilo épico característico do gênero.
Confira a entrevista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Asia lança vídeo de "Echo of You", faixa de seu próximo disco
A opinião de ex-vocalista sobre o estilo de Yngwie Malmsteen ao cantar
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano

O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira

Mônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando
Uncut Magazine: fãs elegem as 10 melhores músicas do Pink Floyd
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"


