O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de abril de 2026
Desde que anunciou o fim do hiato e o retorno aos palcos com a formação clássica da era "Rebirth" no Bangers Open Air, o Angra voltou ao centro das atenções. O período recente tem sido marcado por uma sequência intensa de notícias - algumas positivas, outras envoltas em polêmicas - que mantêm o chamado "Angraverso" em constante evidência.
Angra - Mais Novidades
Na esteira do anúncio, vieram desdobramentos importantes, como a saída de Fabio Lione, o anúncio de novas turnês internacionais focadas em diferentes fases da banda e, mais recentemente, a repercussão envolvendo Kiko Loureiro e o Arch Enemy numa acusação de plágio. O cenário, para muitos, passou a transmitir uma sensação de instabilidade e excesso de exposição.
Foi nesse contexto que o produtor Milton Mendonça comentou o assunto em entrevista ao podcast Ibagenscast. Conhecido por sua atuação no mercado de metal - incluindo o envolvimento com o ProgPower USA -, ele analisou a forma como os artistas ligados ao universo do Angra vêm sendo gerenciados.
Embora tenha evitado generalizações absolutas, Mendonça deixou clara sua percepção sobre o momento. "Eu não vou dizer que está todo mundo fazendo management errado, mas tem muita coisa acontecendo que é desnecessária", afirmou, sugerindo que decisões recentes poderiam ter sido conduzidas de maneira diferente.
Na avaliação do produtor, o volume de declarações públicas e situações expostas contribui para um ambiente confuso. "Parece que tem uma nuvem de tempestade em cima do nome Angra e dos seus adjacentes", disse, apontando para a sucessão de episódios que vêm alimentando discussões entre fãs e mídia.
Ao destacar exceções dentro desse cenário, Mendonça citou Edu Falaschi como um exemplo positivo. "Toda e qualquer controvérsia recente… nenhuma teve o Edu envolvido", afirmou. Para ele, isso indica um trabalho mais consistente de gestão de imagem e carreira.
O produtor também sugeriu que esse resultado não é fruto do acaso. "Eu acredito muito em dar crédito onde o crédito é merecido", disse, mencionando o papel da equipe do cantor, incluindo seu manager. Segundo ele, há um cuidado maior em evitar exposição desnecessária.
Em contraste, Mendonça criticou a postura de outros nomes do cenário, citando declarações públicas e trocas de farpas. "Tem muita gente falando, um fala uma coisa, outro responde… e isso só aumenta a confusão", observou. Para ele, uma abordagem mais reservada poderia evitar desgastes.
Ao final, o produtor deixou clara sua preferência por uma condução mais discreta. "Se dependesse de mim, ninguém falava nada, todo mundo resolvia internamente", afirmou, reforçando sua visão de que, em um cenário já carregado, menos exposição pode ser a melhor estratégia.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Kam Lee (Massacre, ex-Death) será o vocalista do Benediction no show em São Paulo
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
A música mais difícil do Angra, de acordo com o baixista Felipe Andreoli
Por que Fabio Lione, do Angra, não consegue mais escutar Power Metal


