O hit dos Titãs que, por causa de três palavras, foi sumariamente barrado na TV Globo
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de maio de 2026
A música "Domingo", um dos principais sucessos do álbum de mesmo nome, acabou enfrentando um obstáculo curioso na televisão brasileira. Segundo o livro "A vida até parece uma festa", biografia do Titãs, o clipe da faixa foi barrado na programação da TV Globo por causa de um verso específico: "É dia de descanso / Programa Silvio Santos".
Titãs - Mais Novidades
Lançado em novembro de 1995, o disco marcou uma fase de transição para a banda e trouxe participações especiais de nomes como Andreas Kisser, Iggor Cavalera e Herbert Vianna. A faixa-título foi escolhida como primeiro single e ajudou a recolocar o grupo nas rádios.
A ideia da canção nasceu quando Tony Bellotto passou quatro meses em Nova York ao lado de sua esposa, Malu Mader. Em clima nostálgico, ele comentou com a atriz que queria escrever uma música sobre o sentimento peculiar associado aos domingos. "Quero fazer uma música sobre domingo. Essa coisa de todo mundo ter essa sensação de ser um dia meio estranho, meio esquisito…", teria dito.
De volta ao Brasil, Bellotto apresentou os primeiros versos a Sérgio Britto. Os dois finalizaram a letra, enquanto Britto produziu uma demo em seu estúdio caseiro, criando o riff de guitarra e as camadas de backing vocals que se tornariam características da faixa.
O sucesso nas rádios, porém, não se repetiu na principal emissora do país. O trecho que menciona diretamente o "Programa Silvio Santos" foi suficiente para que o videoclipe não entrasse na programação da Globo. Em compensação, o SBT abriu espaço para a banda.
Na época, os Titãs voltaram a participar de programas de auditório, algo que não faziam havia anos. O grupo apareceu no próprio Programa Silvio Santos, além de atrações comandadas por Gugu Liberato e Hebe Camargo, que voltou a se referir aos músicos como suas "gracinhas".
Além da faixa-título, o álbum ainda emplacou outras músicas conhecidas, como "Eu Não Aguento", transformada pela banda em um rap com levada de samba, e "Eu Não Vou Dizer Nada (Além do Que Estou Dizendo)", composição marcada por versos autorreferenciais.
Apesar da boa repercussão de algumas faixas, o disco nunca foi unanimidade dentro da própria banda. Anos depois, o ex-baixista Nando Reis afirmou que vê o trabalho como "um disco intermediário, de transição, pouco inspirado". Em tom irônico, também destacou a forte presença de Sérgio Britto nas composições: "Eu diria que é um disco dos 'Brittãs'. Mais dos 'Brittãs' do que dos Titãs."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
A banda punk que Corey Taylor diz ter sido fundamental para sua formação musical
Por que Bruce Dickinson nem sempre entende as letras das músicas que escreve
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
As 10 melhores músicas do Kiss na fase sem maquiagem, em lista da Classic Rock
A categórica opinião de Nando Reis sobre "Domingo", dos Titãs
"Epitáfio" do Titãs e a reflexão de uma vida de arrependimentos
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
O músico brasileiro que deixou uma das maiores bandas do rock nacional por questão filosófica


