Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de junho de 2026
Fernando Ribeiro, frontman do Moonspell, criticou bandas de black metal pelo uso de símbolos religiosos e afirmou que elas "espalham ignorância e preconceito", em texto publicado em seu Substack sobre o novo álbum, "Far from God".
Moonspell - Mais Novidades
No texto, o músico defende a importância cultural da Bíblia. "As Bíblias existem para ser lidas. Não para serem queimadas", escreveu, ao definir o livro como "o mais importante da história da nossa sociedade", em torno do qual giram muita música e literatura, "inclusive a minha".
A partir daí, o músico dirige sua crítica ao que considera apropriação indevida de símbolos religiosos por bandas do gênero, sem citar nomes. "Desenvolvi uma espécie de problema intelectual contra o apelo provocativo e a apropriação indevida de símbolos religiosos por bandas de black metal. Tudo bem que as utilizem para suas provocações, mas o problema aqui, ao contrário da vocação formativa do heavy metal, é que elas espalham ignorância e preconceito", declarou.
O mesmo texto serviu para o vocalista rebater fãs que afirmam que o Moonspell "não é mais metal" com a nova direção sonora, que ele defende como "um movimento totalmente consciente e muito desejado no tabuleiro de xadrez musical do Moonspell". "Muitas pessoas, a quem considero 'longe de Deus', foram rápidas demais em julgar a mim e à banda: 'Ele virou um cristão renascido?'; 'Cadê o Moonspell?'; 'Ele fala de amor agora?'; e a clássica com uma nova roupagem: 'Eles não são mais metal, tocam música disco'", comentou.
Para Fernando, esse tipo de reação reflete um empobrecimento do debate. "Essa é a novilíngua da prepotência online e do 'pensamento rápido', uma forma recém-descoberta, mas bastante primitiva, de o ego alterar a inegável nobreza do pensamento, da especulação e do processo, transformando-a numa exigência irreconhecível e rasa, quase inquisitória, de justificação em vez de esclarecimento. As pessoas procuram coisas na internet e dentro de si para justificar aquilo em que já acreditam de qualquer forma, seja uma terra plana, uma banda plana ou uma alma plana", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
A banda que fez James Hetfield lembrar do vocalista que o Metallica tentou contratar
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Scott Ian odiou a produção de "Hell Awaits", clássico do Slayer


Vocalista fala sobre desafios do Moonspell sendo uma banda portuguesa
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
Vocalista do Moonspell revela origem filosófica de "Far From God"
Cinco grandes bandas de metal que vieram de países com pouca tradição na música pesada
O hit dos Paralamas do Sucesso regravado por respeitada banda de Gothic Metal


