Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de junho de 2026
Fernando Ribeiro, frontman do Moonspell, criticou bandas de black metal pelo uso de símbolos religiosos e afirmou que elas "espalham ignorância e preconceito", em texto publicado em seu Substack sobre o novo álbum, "Far from God".
Moonspell - Mais Novidades
No texto, o músico defende a importância cultural da Bíblia. "As Bíblias existem para ser lidas. Não para serem queimadas", escreveu, ao definir o livro como "o mais importante da história da nossa sociedade", em torno do qual giram muita música e literatura, "inclusive a minha".
A partir daí, o músico dirige sua crítica ao que considera apropriação indevida de símbolos religiosos por bandas do gênero, sem citar nomes. "Desenvolvi uma espécie de problema intelectual contra o apelo provocativo e a apropriação indevida de símbolos religiosos por bandas de black metal. Tudo bem que as utilizem para suas provocações, mas o problema aqui, ao contrário da vocação formativa do heavy metal, é que elas espalham ignorância e preconceito", declarou.
O mesmo texto serviu para o vocalista rebater fãs que afirmam que o Moonspell "não é mais metal" com a nova direção sonora, que ele defende como "um movimento totalmente consciente e muito desejado no tabuleiro de xadrez musical do Moonspell". "Muitas pessoas, a quem considero 'longe de Deus', foram rápidas demais em julgar a mim e à banda: 'Ele virou um cristão renascido?'; 'Cadê o Moonspell?'; 'Ele fala de amor agora?'; e a clássica com uma nova roupagem: 'Eles não são mais metal, tocam música disco'", comentou.
Para Fernando, esse tipo de reação reflete um empobrecimento do debate. "Essa é a novilíngua da prepotência online e do 'pensamento rápido', uma forma recém-descoberta, mas bastante primitiva, de o ego alterar a inegável nobreza do pensamento, da especulação e do processo, transformando-a numa exigência irreconhecível e rasa, quase inquisitória, de justificação em vez de esclarecimento. As pessoas procuram coisas na internet e dentro de si para justificar aquilo em que já acreditam de qualquer forma, seja uma terra plana, uma banda plana ou uma alma plana", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Cancelamento de show do Megadeth revolta fãs em Lisboa
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Ex-baterista do Megadeth acreditava que Jesus Cristo era um alienígena
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift

Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
O que Fernando Ribeiro chama de "guerra civil" em Portugal
Vocalista do Moonspell revela origem filosófica de "Far From God"
A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram


