O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
Por Bruce William
Postado em 28 de julho de 2026
David Crosby dificilmente aparece nas listas tradicionais de grandes guitarristas. Sua imagem ficou muito mais ligada às harmonias vocais, às composições e às relações turbulentas dentro dos Byrds e do Crosby, Stills & Nash.
Kiss - Mais Novidades
Para Paul Stanley, isso diz mais sobre a maneira como o público enxerga a guitarra-base do que sobre a capacidade de Crosby. "Muitas vezes, a guitarra rítmica era vista como aquilo que você fazia antes de aprender a tocar solos", observou o líder do Kiss.
Stanley citou Keith Richards e Pete Townshend como exemplos de músicos cuja verdadeira especialidade estava na mão direita, responsável pelos ataques, pausas e movimentos que mantêm uma música em pé. Em seguida, acrescentou Crosby à lista, chamando-o de dono de "uma das melhores mãos direitas de todos os tempos".
A técnica de Crosby, explica a Far Out, não dependia de solos longos ou exibições físicas. Ele explorava afinações alternativas, acordes abertos e ritmos influenciados pelo jazz, criando espaços nos quais as vozes podiam se encaixar sem que a base parecesse simples.
O próprio músico costumava diminuir sua habilidade e apontava nomes como Joni Mitchell e Michael Hedges como instrumentistas superiores. Sobre Hedges, chegou a dizer que talvez fosse o melhor guitarrista do século passado.
Sua contribuição, entretanto, pode ser percebida em discos que continuam soando peculiares décadas depois. Crosby não disputava o centro da música com a guitarra. Criava a estrutura que permitia a todos os outros ocuparem seus lugares - exatamente o tipo de trabalho que costuma passar despercebido até desaparecer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Ouça Serj Tankian (System of a Down) cantando "I'm Afraid of Americans", de David Bowie
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
Anette Olzon explica o que a fez voltar a cantar músicas do Nightwish
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
O álbum do Megadeth que Dave Mustaine considera um desastre
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil



O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock


