Joe Satriani lista seus 8 álbuns (ou músicas) de blues favoritos
Por André Garcia
Postado em 30 de junho de 2023
Por mais que seja mundialmente famoso como um guitarrista tecnicamente virtuoso, Joe Satriani descobriu a música por volta da segunda metade dos anos 60 — o auge dos guitarristas de blues.
Joe Satriani tinha 14 anos em 1970, quando Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple mudaram a cara do rock com uma versão porrada do blues. Portanto, ele pertence a uma geração de guitarristas que, por mais técnicos que sejam, possuem as raízes profundamente fincadas no aditivado blues roqueiro de nomes como Jimi Hendrix e Cream.
Joe Satriani - Mais Novidades
O guitar hero recebeu da Classic Rock a dura missão de reduzir seus favoritos de blues a uma lista de apenas oito nomes, contanto álbuns completos ou músicas avulsas.
Jimmy Reed - Little Rain
"Estou esperando pelo próximo cara que será tão clássico quanto Jimmy Reed. 'Little Rain' tem algo de mágico, algo acontece nessa gravação que é mágico, seja a saturação da fita, a ambiência da sala, os microfones… Todas as músicas de Jimmy Reed tinham esse elemento especial. Ouvir aquilo me faz nunca mais querer me preocupar com a perfeição. Buscar a perfeição pode impedir que alcancemos a verdadeira magia. Há tantas coisas erradas nessa música, como a afinação da guitarra, mas ela é impagável."
The Rolling Stones - 12x5
"Lembro de amar tudo naquele álbum quando era criança. Minha família devia achar fofo que o caçula da família ficasse horas curvado sobre o toca-discos portátil ouvindo os Stones repetidamente. Eu estava me alimentando de algo que achava fantástico. Eram aqueles músicos de blues elétrico da segunda geração que eu amava, mas eu não fazia ideia de onde eles tiravam aquela música. Levei anos até minha adolescência para descobrir."
B.B. King - The Thrill Is Gone
"Assisti B.B. King ao vivo e ele me deixou de queixo caído. O vi em um clube pequeno que cabia talvez 200 pessoas. Ele usava o timbre suave da guitarra para transmitir ainda mais desolação. Quando ele surgiu, todos competiam para ser grandes guitarristas ousados, mas ele enfrentava a todos, e simplesmente se conectava com as letras e com a guitarra em músicas como 'The Thrill Is Gone'."
ZZ Top - Loaded
"Billy Gibbons reinventa como se faz blues a cada vez que o ZZ Top lança um novo álbum. É notável. Às vezes, as pessoas se concentram demais na execução, mas é a composição que cria o cenário para a execução. Eles lançaram um álbum chamado 'Rhythmeen', que tinha a música 'Loaded' que era absolutamente deslumbrante. Billy toca com um som de guitarra distorcido, é incrível como ele chegou àquele nível e convenceu a todos de que aquele era o som!"
Led Zeppelin - Since I've Been Loving You
"Eu me criei ouvindo Jeff Beck, Hendrix e Jimmy Page. Foi com eles que comecei a tocar junto. Músicas como 'Since I've Been Loving You' eram exemplos perfeitos de como pegar uma estrutura de blues e trilhar seu próprio caminho com ela. Eles estavam inovando, não copiando. Adoro que Page sempre ia além. Algum outro guitarrista poderia ter mais técnica, mas o que Page fazia sempre superava porque o sentimento era avassalador. Tudo o que ele fazia na guitarra se tornava uma técnica."
John Lee Hooker - Boogie Chillen
"A primeira vez que ouvi John Lee Hooker foi em uma coletânea antiga que começava com 'Boogie Chillen', 'I'm In The Mood' e 'Boom Boom'. Duvido que essa coletânea ainda esteja disponível, mas eram as gravações originais. Eu ficava lá ouvindo aquela voz e pensando 'Meu Deus, tem tanta coisa acontecendo em sua interpretação'. Você poderia passar o resto da vida tentando entender o que estava acontecendo ali. A maneira como ele tocava guitarra estava em sintonia com aquele sentimento do blues que ele transmitia. Beatles, Stones, Hendrix e The Doors eram extremamente organizados em comparação a John Lee Hooker, que segurava um acorde pelo tempo que bem entendesse antes de passar para o próximo. Os 16 compassos nunca correspondiam aos 16 anteriores. Não dava para anotar e aprender aquilo, porque não tinha nada a ver com partitura."
Slim Harpo - Shake Your Hips
"Howlin' Wolf e Muddy Waters tinham músicas estruturadas, que faziam mais sentido para um jovem roqueiro [como eu] do que aquilo que John Lee Hooker fazia. Eu botava Robert Johnson ou Lead Belly para tocar e era, tipo: 'Isso é tão antigo que eu não consigo entender… Por que eles estão indo para tal acorde só agora?' A primeira vez que ouvi muitas dessas coisas foi por meio de covers, como a música ['Shake Your Hips']de Slim Harpo que ouvi pela primeira vez no álbum 'Exile on Main St.', dos Stones. Eu pegava para ouvir as versões originais e me perguntava o que estava acontecendo. Eu descobri o blues e admirava as bandas de rock porque eu amava para onde elas levaram o gênero."
Eric Clapton - From The Cradle
"Um dos meus discos favoritos na fase intermediária do blues foi 'From The Cradle', de Eric Clapton. Eu adorava a forma como ele abordou esse álbum, gravando tudo ao vivo. Sou fã do Clapton desde que comecei a tocar guitarra, mas esse disco foi realmente formidável.ä
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Alter Bridge, um novo recomeço
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Kreator divulga clipe de "Krushers of the World", faixa-título de seu novo disco


O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
De Clapton a Satriani; guitarristas que Ritchie Blackmore não considerava "tudo isso"
Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana
Metal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.com


