Hard Rock/Heavy Metal: Cinco momentos mais emocionantes
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 08 de junho de 2018
Música é emoção pura e simples. Boa música é aquela que faz as pessoas se emocionarem, cantarem junto, ficarem nervosas etc. Alguns acham que é técnica, outros se apagam a uma mistura dessas duas coisas, mas, de fato, não há fórmula pronta.
Selecionei cinco momentos quando a emoção ultrapassou qualquer limite. Curiosamente, todos são tributos. Talvez quando um fã famoso resolve honrar seus mestres a coisa fique mais emocionante ainda.
Discurso de Tom Morello no Rock’n’Roll Hall of Fame
O Rock’n’Roll Hall of Fame tem razões que são muito difíceis de se entender. Uma infinidade de bandas, geralmente de hard rock/heavy metal, que mereciam uma indução ficou de fora de suas premiações, e uma outra infinidade de bandas que não merecia ganhou o prêmio. De fato, eles indicam quem querem, não há, certamente, critérios claros.
Tom Morello disse tudo desde o momento em que pisou no palco. Seus gestos falaram por ele também. Como fã do Kiss, foi o momento que algo caiu nos meus olhos.
"Sou fã do Kiss desde criança. E nem sempre foi fácil ser um fã do Kiss." E a plateia vai à loucura.
Ah, o Kiss não tocou ao vivo naquele dia.
Apresentação do Heart para homenagear o Led Zeppelin no Kennedy Center Honors
O Heart nunca negou que o Led Zeppelin foi uma das suas maiores influências. Mas ter a chance de homenagear seus ídolos tocando sua música mais icônica? Não tem preço.
Elas fizeram Robert Plant, o deus grego, chorar. Precisa mais?
P.S.: O Heart começa aos 9min52s. Por razões que eu desconheço não foi possível pegar o vídeo no Youtube.
Garage Inc. do Metallica
Os leitores mais perspicazes já devem ter percebido que eu tenho sérias divergências com o Metallica, mas este álbum é uma obra prima emocional. As covers de "Astronomy" do Blue Öyster Cult e de Whiskey in the Jar do Thin Lizzy são soberbas.
Smoking Snakes do Sabaton
Foi a única campanha realmente heroica e digna de menção do exército brasileiro. Não vou entrar em detalhes senão vão chover comentários indesejados. A campanha da FEB na Itália foi realmente digna de ser reverenciada. Pronta para dar errado desde o início: com poucos recursos, soldados indisciplinados que foram mal treinados e que tinham que enfrentar o rigoroso inverno do norte da Itália com uniformes inapropriados, a campanha surpreendentemente foi bem sucedida. Os três soldados mencionados foram homenageados pelos alemães que os combateram.
Versão do Judas Priest de Diamond and Rust
Simplesmente matadora. Um dos melhores momentos da dupla Rob Halford e Glen Tipton.
Comente: Quais são na sua opinião os momentos mais marcantes do rock?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai

A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
5 melhores momentos prog de bandas do hard rock oitentista, segundo o Loudwire
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Fim da linha: 12 bandas que encerraram as atividades após a morte de algum integrante


