Matérias Mais Lidas

João Gordo: Comentários sobre metal espadinha, Angra e Andre Matos no Flow PodcastJoão Gordo
Comentários sobre "metal espadinha", Angra e Andre Matos no Flow Podcast

Red Hot Chili Peppers: morre o ator Blackie Dammett, pai do vocalista Anthony KiedisRed Hot Chili Peppers
Morre o ator Blackie Dammett, pai do vocalista Anthony Kiedis

Guns N' Roses: as diferenças entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Gilby ClarkeGuns N' Roses
As diferenças entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Gilby Clarke

Kiss: Gene Simmons diz que Rock and Roll Hall Of Fame é uma farsa por não incluir MaidenKiss
Gene Simmons diz que Rock and Roll Hall Of Fame é uma farsa por não incluir Maiden

Rodox: quando baterista estragou show da banda após João Gordo vê-lo rezandoRodox
Quando baterista estragou show da banda após João Gordo vê-lo rezando

Taylor Hawkins: ele escondia que ouvia Rush e Led nos anos 80 para não parecer idiotaTaylor Hawkins
Ele escondia que ouvia Rush e Led nos anos 80 para não parecer idiota

Lista: 10 bandas que acabaram e nunca mais retomarão as atividadesLista
10 bandas que acabaram e nunca mais retomarão as atividades

Suécia: 15 grandes bandas de rock surgidas no país escandinavoSuécia
15 grandes bandas de rock surgidas no país escandinavo

Cavalera Conspiracy: Max confessa que mentiu a Iggor sobre primeiro álbum da parceriaCavalera Conspiracy
Max confessa que mentiu a Iggor sobre primeiro álbum da parceria

Nirvana: A faixa mais subvalorizada em cada álbum, pela Ultimate Classic RockNirvana
A faixa mais subvalorizada em cada álbum, pela Ultimate Classic Rock

Pearl Jam: banda lança site com 5.404 músicas de 186 shows ao vivoPearl Jam
Banda lança site com 5.404 músicas de 186 shows ao vivo

Nightwish: banda fará show virtual em mundo 3D interativo, veja o trailerNightwish
Banda fará show virtual em mundo 3D interativo, veja o trailer

Papa Roach: o dia que Sharon Osbourne deu esporro e colocou o vocalista em seu lugarPapa Roach
O dia que Sharon Osbourne deu esporro e colocou o vocalista em seu lugar

Raimundos: Digão revela que recebeu proposta astronômica para reunião com RodolfoRaimundos
Digão revela que recebeu proposta "astronômica" para reunião com Rodolfo

Nirvana: por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas da bandaNirvana
Por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas da banda


Arte Musical
Stamp

Tirando a poeira do tímpano: 20 novas bandas de rock pra curtir

Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Em 07/03/16

publicidade

Obviamente, rock bom não é apenas rock antigo, como muita gente infelizmente ainda acredita. Tem muitas bandas excelentes fazendo discos legais agora mesmo, e em todo o mundo. Basta não ficar preso somente aos mesmos nomes de sempre, abrir os ouvidos e perceber como a música segue forte.

Abaixo estão vinte bandas recentes que gravaram álbuns excelentes nos últimos anos. Tem nomes novos e outros já habituais de quem gosta de garimpar novidades. Tem blues, tem blues rock, southern, hard - pra todos os gostos.

Leia (e, principalmente, ouça) no volume máximo!

John J. Presley

Um Presley pra começar. Mas não aquele que você conhece. Este nem norte-americano é. John J. Presley vem de Birmingham, terra do Black Sabbath e do Judas Priest. Mas não faz rock pesado. O lance aqui é blues. Cavernoso, pesado, sombrio - dos bons. Com um timbre vocal que parece uma mistura entre Howlin’ Wolf e Tom Waits e composições que são uma amálgama entre Jimi Hendrix e The Black Keys, o rapaz tem os elementos necessários para conquistar novos admiradores já na primeira audição. Com apenas dois singles e um EP ("White Ink", lançado em 2015), John J. Presley mostrou a que veio. E que veio pra ficar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Miraculous Mule

Trio inglês. Blues com influências claras da sonoridade de New Orleans, o que dá um certo toque gospel em alguns trechos. A banda lançou apenas dois discos até o momento - "Deep Fried" (2013) e "Blues Uzi" (2014), ambos muito interessantes.

Kill It Kid

Ingleses tocando blues rock, com uma voz feminina e outra masculina. O Kill It Kid já lançou três discos - a estreia auto-intitulada em 2009, "Feet Fall Heavy" (2011) e "You Owe Nothing" (2014). Este último caiu nas graças do pessoal da Classic Rock, que deu uma respeitável nota 9 para o álbum. Melodia aliada à rispidez, com influência de Black Keys e Janis Joplin, principalmente pelo timbre da vocalista e tecladista Stephanie Ward.

Henry’s Funeral Shoe

Mais blues, só que agora galês. O Henry’s Funeral Shoe é um duo de guitarra e bateria e vem com influências de White Stripes e Black Keys. O som é um hard blues feroz, que esbanja pegada e uma brutalidade até certo ponto punk. Dois discos na carreira, e como tempero especial um certo tempero que remete ao The Who.

Buffalo Killers

Banda natural de Cincinnati, Ohio. O centro do Buffalo Killers são os irmãos Gabbard, Andrew (guitarra) e Zachary (baixo), que se alternam nos vocais. Um som com influências da neo-psicodelia, pesado, empoeirado e lisérgico. Ecos de Neil Young, The Band, The Byrds e Rolling Stones, além do sempre agradável clima do southern rock. É aumentar o volume e curtir!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deap Vally

Duo feminino, bateria e guitarra, auto-denominado como "um encontro entre o White Stripes e o Led Zeppelin". Ouvindo o até agora único disco lançado pelo Deap Vally, "Sistrionix" (2013), não há muito o que discutir. Música cativante, cheia de energia e refrãos fortes. Vem junto!

Dead Sara

Hard rock vindo de Los Angeles, com vocais femininos e ótimas canções. O Dead Sara foi formado em 2005 e desde então gravou dois discos: a estreia auto-intitulada (2012) e "Pleasure to Meet You" (2015). Influências de blues e o vocal visceral da bela Emily Armstrong são ingredientes especiais na sonoridade do quarteto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Crobot

Certas bandas você ouve e já sabe que vão te acompanhar por um bom tempo. Este é o caso do Crobot. São quatro nerds barbudos naturais da Pensilvânia, cujo disco de estreia (e até agora único registro do grupo) foi um dos grandes álbuns lançados em 2014. "Something Supernatural" traz influências de gigantes como Led Zeppelin, Black Sabbath, Soundgarden e Clutch, em onze faixas pesadas e cativantes.

Monster Truck

Naturais da pequena cidade canadense de Hamilton, o Monster Truck tem chamado a atenção a cada novo lançamento. Executado um hard rock gorduroso e cativante, o quarteto já liberou dois EPs e dois álbuns, sendo que o último, "Sittin’ Heavy", acabou de sair. Um dos nomes mais legais da nova geração.

The Sheepdogs

Quem está mais ligado já colocou o Sheepdogs entre as suas bandas favoritas há um bom tempo. O grupo canadense surgiu com força em 2007 e desde então lançou cinco discos. O lance aqui é southern rock com generosas doses de Allman Brothers e country. Som pra pegar a estrada, embalando a viagem com excelentes canções.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Night Horse

Quinteto de Los Angeles que executa um hard rock com influência de nomes como ZZ Top e Alice Cooper, bem na linha da safra setentista. Dois discos na carreira, "The Dark Won’t Hide You" (2008) e "Perdition Hymns" (2010). Daquelas bandas que você se apaixona já na primeira audição, portanto, cuidado.

Dirty Sweet

Essa banda é especial. De todas indicadas neste post, é a que mais curto. O grupo vem de San Diego e foi formado em 2003. No entanto, apesar do longo tempo de carreira, o Dirty Sweet lançou apenas dois discos, ambos ótimos: "… Of Monarchs and Beggars" (2007) e "American Spiritual" (2010). A sonoridade é um southern rock rico em melodias e refrãos fortes, que prende a alma e o coração ao primeiro acorde. Infelizmente, os caras entraram em uma espécie de hibernação nos últimos anos. A boa notícia é que os rumores sobre um novo disco crescem a cada dia. Vamos torcer!

SIMO

Banda do guitarrista J.D. Simo, apadrinhado por Joe Bonamassa. A estreia foi lançada no início do ano e é indicada para quem curte a tradição de power trio lendários como Cream, Jimi Hendrix Experience e Grand Funk Railroad. Música focada na guitarra, que despeja riffs e solos inspirados, todos vindos da rica herança do blues e encorpados com boas doses de peso. Um dos grandes discos deste ano, pode ter certeza.

The Temperance Movement

Contando com um vocalista que parece uma mistura de Bon Scott com Brian Johnson, a banda londrina The Temperance Movement chamou a atenção em 2013 com o seu disco de estreia, batizado apenas com o nome do grupo. Executando um rock básico e com toques de blues e southern, o quinteto excursionou abrindo para os Rolling Stones e fez o seu nome na estrada. O novo álbum dos caras, "White Bear", saiu no início de 2016.

The Cadillac Three

Trio natural de Nashville, cuja música é um southern rock que equilibra com maestria hard e country rock. Só um disco na carreira, o ótimo "Tennessee Mojo", lançado em 2014. Pra orgulhar a família Van Zant!

The London Souls

Dupla natural do Brooklyn, apesar do nome. Esses nova-iorquinos estrearam em 2011 e lançaram apenas em 2015 o seu segundo disco, intitulado "Here Come the Girls". Rock retrô, bem anos 1970, com influência de Led Zeppelin e outros gigantes do período. Pra ficar de olho!

Whiskey Myers

Ao lado do Blackberry Smoke, o Whiskey Myers é um dos principais nomes do southern rock contemporâneo. Na ativa desde 2008, a banda já lançou três discos - "Road of Life" (2008), "Firewater" (2011) e "Early Morning Shakes" (2014) -, todos repletos de ótimas faixas e que caem como uma luva nos ouvidos de quem cresceu ouvindo Lynyrd Skynyrd. Uma das canções da banda, a bela "Ballad of a Southern Man", já nasceu clássica.

Blackberry Smoke

O Blackberry Smoke já é bem conhecido do povo, mas é sempre bom recomendar a banda para aqueles que ainda não escutaram a sua excelente música. A banda vem de Atlanta e possui quatro álbuns, sendo que o terceiro, o espetacular "The Whippoorwill" (2012), é considerado de maneira justa e unânime como um dos grandes discos da história do southern rock. Comece por ele e apaixone-se pela sua nova banda favorita!

Weird Owl

Pra fechar, uma musiquinha mais viajante. O lance dos nova-iorquinos do Weird Owl é um rock psicodélico inspirado, cheio de climas e trechos acachapantes. Com uma trinca de belos discos, o grupo tem conquistado mais espaço e reconhecimento ano a ano

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOLDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1Lista
Clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

 
 
 
 

[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]