Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 3
Por Renan Caíque
Enviar Correções
Por que pouco lembradas? Porque são discos, que apesar da imensa qualidade, são conhecidos por uma minoria, desconhecidos por grande parte dos fãs de Rock e Metal. Geralmente só conhece e gosta destes discos quem não se contenta em ouvir apenas as bandas mais conhecidas como Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e Judas Priest, e pesquisa por bandas diferentes. Eu sou um destes, estou sempre à procura de bandas boas, independentemente se são pouco ou muito conhecidas, o que importa é a sonoridade. Eis 10 destes discos, que todos que gostam de Heavy Metal deveriam conhecer.
10 - Samurai - Sacred Blade (1984)
"Sacred Blade" foi o primeiro disco da banda Samurai, formada em 1980, na NWOBHM. Deixaram apenas dois álbuns, mas que são verdadeiros petardos para amantes de Hard/Heavy clássico:
9 - Iron Maiden - The X Factor (1996)
"The X Factor" é o décimo álbum de estúdio do Iron Maiden e conta com o vocalista Blaze Bayley, que antes era da banda Wolfsbane, escolhido por Steve Harris após lembrar-se de uma apresentação do cantor numa abertura de um Show do Iron Maiden, anos antes, entrando no lugar do Bruce Dickinson, que deixou a banda para se dedicar a seu trabalho solo. Apesar de pouco conhecido, tem bastante qualidade! Os instrumentos de Harris e companhia continuam com a mesma marca dos álbuns anteriores. O diferencial é apenas o vocal grave de Blaze, que aliás fez um ótimo trabalho. Este disco é repleto de canções belíssimas, mas vale a pena destacar "Lord of the flies", "Man on the Edge", "Sign of the Cross", "Judgement of heaven" e "Fortunes of war":
8 - Seventh Seal - The premonition (2001)
"The premonition" é o primeiro disco da banda paulista Seventh Seal, que mistura Heavy Metal tradicional com influências melódicas e progressivas. O vocal de Ricardo Peres é lindíssimo é um dos destaques do cd, mas todos os instrumentistas são fantásticos. Com certeza um dos melhores álbuns já lançados por uma banda brasileira:
7 - Satan - Court in the act (1983)
"Court in the act" é o primeiro álbum da banda inglesa Satan, uma das mais clássicas da NWOBHM. Formado por Brian Ross (Blitzkreig, Avenger) nas vozes, Steve Ramsey e Russ Tippins nas guitarras, Graeme English no baixo e Sean Taylor na bateria o som é heavy tradicional do começo ao fim:
6 - Black Sabbath - The Seventh Star (1986)
"The Seventh Star" é o décimo segundo álbum de estúdio do Black Sabbath. Após a saída de Ian Gillan, três vocalistas passaram rapidamente pela banda, Ron Keel, Dave Donato e Jeff Fenholt. A banda ficou inativa por cerca de 6 meses. Com a inatividade da banda, Iommi decide lançar um álbum solo. Ele precisava de um vocalista, o escolhido foi Glenn Hughes, ex-baixista e vocalista do Deep Purple e do Trapeze. Embora Iommi quisesse lançar o álbum como artista solo, a gravadora insistiu que ele lançasse o álbum como do Black Sabbath, então Iommi comprou os direitos do Sabbath e lançou o álbum com o nome da banda. Hughes foi demitido alguns poucos shows depois do começo da turnê e foi substituído por Ray Gillen, que também não ficou muito tempo. Mas enfim, embora muitos nem considerem como um disco do Black Sabbath, o "Seventh Star" é belíssimo e sem exagero um dos melhores álbuns dos anos 80. Impossível falar deste álbum sem mencionar a balada "No stranger to love", mas todo o disco é de grande qualidade:
5 - Witchfinder General - Death Penalty (1982)
"Death Penalty" é o álbum de estreia do Witchfinder General, mais uma banda bastante importante da NWOBHM. Eles sempre tiveram forte influência de Black Sabbath da fase Ozzy, e é reconhecida como uma das percursoras do estilo doom metal. Neste disco há muitos riffs arrastados, pesados e sombrios bem ao estilo sabático e vocais belos e sofridos. Ainda estão ativos atualmente, com outro vocalista:
4 - Witch Mountain - ...Come The Mountain (2001)
"...Come The Mountain" é o primeiro disco do Witch Mountain, e é outra banda com muita influência do Black Sabbath, sobretudo nas guitarras fúnebres que soam até doom às vezes. Um heavy metal muito original e pesado, um dos melhores discos do estilo dos anos 2000 pra cá. Atualmente conta com o vocal feminino da Kayla Dixon:
3 - Time Machine - Act II : Galileo (1995)
"Act II : Galileo" é o primeiro disco do Time Machine, grupo italiano de Metal progressivo. Este é um disco extremamente artístico, de técnica apurada, vocais e instrumentos muito bem trabalhados e letras bonitas e inteligentes. Talvez seja um disco de heavy, mais pra apreciar calmamente do que para bater cabeça:
2 - Manilla Road - Invasion (1980)
"Invasion" é o primeiro disco da banda estadunidense Manilla Road. Tantos discos desta banda maravilhosa poderiam estar aqui, mas acabei escolhendo este, que com certeza é uma das maiores estreias já feitas por uma banda de Metal. Destaque para a balada épica "The Empire", com seus mais de 13 minutos, uma verdadeira viagem:
1 - Astral Doors - Of the son and the father (2003)
"Of the son and the father" foi o primeiro álbum do Astral Doors e talvez o melhor da banda. O vocalista é fantástico, com o seu timbre que parece uma mistura de Ronnie James Dio com Tony Martin, porém mais agressivo. O som ainda é composto por riffs pesadíssimos e cortantes, refrões com corais e trechos melódicos. Nota-se facilmente influências de bandas como Black Sabbath e Rainbow. Recomendado para quem gosta do mais puro Heavy Metal: