Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 3

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Renan Caíque
Enviar Correções  

Por que pouco lembradas? Porque são discos, que apesar da imensa qualidade, são conhecidos por uma minoria, desconhecidos por grande parte dos fãs de Rock e Metal. Geralmente só conhece e gosta destes discos quem não se contenta em ouvir apenas as bandas mais conhecidas como Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e Judas Priest, e pesquisa por bandas diferentes. Eu sou um destes, estou sempre à procura de bandas boas, independentemente se são pouco ou muito conhecidas, o que importa é a sonoridade. Eis 10 destes discos, que todos que gostam de Heavy Metal deveriam conhecer.

Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista

Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10 - Samurai - Sacred Blade (1984)

"Sacred Blade" foi o primeiro disco da banda Samurai, formada em 1980, na NWOBHM. Deixaram apenas dois álbuns, mas que são verdadeiros petardos para amantes de Hard/Heavy clássico:

9 - Iron Maiden - The X Factor (1996)

"The X Factor" é o décimo álbum de estúdio do Iron Maiden e conta com o vocalista Blaze Bayley, que antes era da banda Wolfsbane, escolhido por Steve Harris após lembrar-se de uma apresentação do cantor numa abertura de um Show do Iron Maiden, anos antes, entrando no lugar do Bruce Dickinson, que deixou a banda para se dedicar a seu trabalho solo. Apesar de pouco conhecido, tem bastante qualidade! Os instrumentos de Harris e companhia continuam com a mesma marca dos álbuns anteriores. O diferencial é apenas o vocal grave de Blaze, que aliás fez um ótimo trabalho. Este disco é repleto de canções belíssimas, mas vale a pena destacar "Lord of the flies", "Man on the Edge", "Sign of the Cross", "Judgement of heaven" e "Fortunes of war":

8 - Seventh Seal - The premonition (2001)

"The premonition" é o primeiro disco da banda paulista Seventh Seal, que mistura Heavy Metal tradicional com influências melódicas e progressivas. O vocal de Ricardo Peres é lindíssimo é um dos destaques do cd, mas todos os instrumentistas são fantásticos. Com certeza um dos melhores álbuns já lançados por uma banda brasileira:

7 - Satan - Court in the act (1983)

"Court in the act" é o primeiro álbum da banda inglesa Satan, uma das mais clássicas da NWOBHM. Formado por Brian Ross (Blitzkreig, Avenger) nas vozes, Steve Ramsey e Russ Tippins nas guitarras, Graeme English no baixo e Sean Taylor na bateria o som é heavy tradicional do começo ao fim:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

6 - Black Sabbath - The Seventh Star (1986)

"The Seventh Star" é o décimo segundo álbum de estúdio do Black Sabbath. Após a saída de Ian Gillan, três vocalistas passaram rapidamente pela banda, Ron Keel, Dave Donato e Jeff Fenholt. A banda ficou inativa por cerca de 6 meses. Com a inatividade da banda, Iommi decide lançar um álbum solo. Ele precisava de um vocalista, o escolhido foi Glenn Hughes, ex-baixista e vocalista do Deep Purple e do Trapeze. Embora Iommi quisesse lançar o álbum como artista solo, a gravadora insistiu que ele lançasse o álbum como do Black Sabbath, então Iommi comprou os direitos do Sabbath e lançou o álbum com o nome da banda. Hughes foi demitido alguns poucos shows depois do começo da turnê e foi substituído por Ray Gillen, que também não ficou muito tempo. Mas enfim, embora muitos nem considerem como um disco do Black Sabbath, o "Seventh Star" é belíssimo e sem exagero um dos melhores álbuns dos anos 80. Impossível falar deste álbum sem mencionar a balada "No stranger to love", mas todo o disco é de grande qualidade:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

5 - Witchfinder General - Death Penalty (1982)

"Death Penalty" é o álbum de estreia do Witchfinder General, mais uma banda bastante importante da NWOBHM. Eles sempre tiveram forte influência de Black Sabbath da fase Ozzy, e é reconhecida como uma das percursoras do estilo doom metal. Neste disco há muitos riffs arrastados, pesados e sombrios bem ao estilo sabático e vocais belos e sofridos. Ainda estão ativos atualmente, com outro vocalista:

4 - Witch Mountain - ...Come The Mountain (2001)

"...Come The Mountain" é o primeiro disco do Witch Mountain, e é outra banda com muita influência do Black Sabbath, sobretudo nas guitarras fúnebres que soam até doom às vezes. Um heavy metal muito original e pesado, um dos melhores discos do estilo dos anos 2000 pra cá. Atualmente conta com o vocal feminino da Kayla Dixon:

3 - Time Machine - Act II : Galileo (1995)

"Act II : Galileo" é o primeiro disco do Time Machine, grupo italiano de Metal progressivo. Este é um disco extremamente artístico, de técnica apurada, vocais e instrumentos muito bem trabalhados e letras bonitas e inteligentes. Talvez seja um disco de heavy, mais pra apreciar calmamente do que para bater cabeça:

2 - Manilla Road - Invasion (1980)

"Invasion" é o primeiro disco da banda estadunidense Manilla Road. Tantos discos desta banda maravilhosa poderiam estar aqui, mas acabei escolhendo este, que com certeza é uma das maiores estreias já feitas por uma banda de Metal. Destaque para a balada épica "The Empire", com seus mais de 13 minutos, uma verdadeira viagem:

1 - Astral Doors - Of the son and the father (2003)

"Of the son and the father" foi o primeiro álbum do Astral Doors e talvez o melhor da banda. O vocalista é fantástico, com o seu timbre que parece uma mistura de Ronnie James Dio com Tony Martin, porém mais agressivo. O som ainda é composto por riffs pesadíssimos e cortantes, refrões com corais e trechos melódicos. Nota-se facilmente influências de bandas como Black Sabbath e Rainbow. Recomendado para quem gosta do mais puro Heavy Metal:




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revistaRolling Stone
Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista

Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?Ortografia
Como deveriam realmente se chamar as bandas?


Sobre Renan Caíque

Reside em Teófilo Otoni/MG, acadêmico na UFVJM, escritor, vegetariano. Apaixonado por Hard Rock e Heavy Metal. Página no face: www.facebook.com/lira.tempest.

Mais matérias de Renan Caíque no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt GooLinksQuad