Bruce Dickinson: review da autobiografia Pra Que Serve Esse Botão?
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 09 de setembro de 2019
Aos 61 anos, Bruce Dickinson é uma lenda. Um dos maiores ícones do heavy metal e um dos grandes vocalistas e frontmen da história do rock. E também um exímio esgrimista, escritor, roteirista, apresentador, radialista, mestre cervejeiro, piloto e comandante de aviões.
Todas essas facetas são abordadas em Pra Que Serve Esse Botão?, autobiografia publicada em 2018 lá fora e que saiu no Brasil no mesmo ano pela editora Intrínseca (320 páginas, tradução de Jaime Biaggio). O livro conta a inquieta vida do vocalista do Iron Maiden através de capítulos curtos e de uma escrita descontraída e dinâmica. Bruce opta por não falar sobre a sua família, deixando de fora assuntos relativos a sua ex e atual esposas e filhos, postura que mantém também em sua vida pessoal.
Outro ponto importante é que este é um livro sobre Bruce Dickinson e não uma obra sobre o Iron Maiden. Isso quer dizer que Bruce foca totalmente na sua vida, e o Iron Maiden é apenas um dos aspectos desta jornada. Há muitas informações sobre a banda, é claro, mas também há vários capítulos em que o grupo sequer é mencionado. Isso pode frustrar alguns leitores, mas pessoalmente não me incomodou em nada.
Há alguns momentos especiais e que farão os leitores se deliciarem. Os bastidores da entrada em Bruce no Iron Maiden em 1981, algumas histórias sobre os discos gravados com a banda e, principalmente, os motivos que o fizeram deixar o grupo em 1993. O retorno ao Maiden, em 1999, também é um momento emocionante, e a postura adotada tanto pelo vocalista quanto pelos demais músicos nesse período atual da lendária banda inglesa explica o direcionamento musical que o sexteto adotou desde então – e que eu, como fã, pessoalmente gosto muito.
Outros pontos altos da leitura estão em capítulos como o que Bruce fala sobre o que significa, tanto para o corpo quanto para a mente e para o seu cotidiano, ser o vocalista de uma banda enorme como o Iron Maiden, quais cuidados ele precisa ter, quais privações são necessárias e como isso afeta o seu cotidiano. O capítulo mais emotivo de todos certamente está no relato da passagem do cantor e de sua banda por Saravejo em 1995, no auge da sangrenta Guerra da Bósnia, em uma jornada repleta de momentos de tensão extrema e um choque de realidade que mudou a vida de Bruce de maneira definitiva.
Ao lado desse capítulo sobre Saravejo, o outro trecho extremamente pessoal do livro acontece quando Bruce aborda a sua luta contra um câncer na língua e na cabeça, diagnosticado no final de 2014 e tratado através de nove semanas de sessões de quimioterapia e radioterapia. A forma como o cantor conta essa experiência, sem maiores filtros, chega a chocar em alguns momentos e mostra um individuo extremamente fragilizado e sem saber como será o seu futuro, em contraste total com o personagem carismático e hiperativo que nos acostumamos a ver em cima dos palcos.
Muito além de um livro sobre música e de apenas uma biografia sobre um artista, Pra Que Serve Esse Botão? apresenta o modo e a visão de vida de Bruce Dickinson, um homem com inteligência muito acima da média, curioso por natureza, com uma energia aparentemente infinita e sempre pronto para aprender algo novo. Uma trajetória incrível e que dá forma a uma obra extremamente prazerosa de se ler, e que como bônus ainda entrega algumas lições sensacionais sobre o nosso papel nessa jornada estranha e recompensadora que é a vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)


