Meninos em Fúria: O grito dos Inocentes
Por Nelson de Souza Lima
Fonte: press release
Postado em 13 de novembro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No começo dos anos 80 o Brasil vivia momentos de turbulência. Sob Regime Militar nosso país enfrentava uma crise em várias frentes, inclusive na música. O marasmo musical foi quebrado com a criação do Punk. As canções de protesto mostravam o grito de uma sociedade que ansiava por liberdade.
Em 1981 surgiu em São Paulo o Inocentes, considerada banda precursora do punk em terras tupiniquins. Liderado por Clemente Nascimento o grupo arregimentou muitos fãs nesses mais de trinta anos. Para mostrar a trajetória do Inocentes e do movimento punk no Brasil foi lançado recentemente o livro "Meninos em Fúria", Editora Alfaguara.
Escrita pelo próprio Clemente em parceria com o jornalista Marcelo Rubens Paiva a obra contém 220 páginas e poucas fotos. "Eu e o Marcelo sempre nos encontrávamos no metrô, usamos muito transporte público e num desses encontros ele me perguntou se eu estava fazendo minha biografia. Eu falei que sim, mas estava há uns dois anos no primeiro capítulo, então, ele se ofereceu para fazer", diz Clemente.
No começo da carreira o Inocentes sofreu muito com a repressão policial. "Qualquer coisa diferente era uma afronta à ditadura militar. E o punk então. Naquela época todo momento era tenso, pois a polícia costumava acabar com os shows punks na porrada", atesta.
O músico fala que o livro traça um paralelo entre sua história e a de Paiva, pois a banda faz parte de várias experiências em comum. "Ele ia nos shows do Inocentes na PUC, conhecíamos as mesmas pessoas, frequentamos os mesmos lugares, tá no livro", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
Fama de chato de Udo Dirkschneider se justifica? Brasileiro que toca na banda esclarece
A incrível música do Pink Floyd que David Gilmour tinha muita dificuldade para cantar
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal


Inocentes em Sorocaba - Autenticidade em estado bruto - Uma noite nada inocente para se lembrar
Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)
Run For Cover: The Art Of Derek Riggs



