Meninos em Fúria: O grito dos Inocentes
Por Nelson de Souza Lima
Fonte: press release
Postado em 13 de novembro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No começo dos anos 80 o Brasil vivia momentos de turbulência. Sob Regime Militar nosso país enfrentava uma crise em várias frentes, inclusive na música. O marasmo musical foi quebrado com a criação do Punk. As canções de protesto mostravam o grito de uma sociedade que ansiava por liberdade.
Em 1981 surgiu em São Paulo o Inocentes, considerada banda precursora do punk em terras tupiniquins. Liderado por Clemente Nascimento o grupo arregimentou muitos fãs nesses mais de trinta anos. Para mostrar a trajetória do Inocentes e do movimento punk no Brasil foi lançado recentemente o livro "Meninos em Fúria", Editora Alfaguara.
Escrita pelo próprio Clemente em parceria com o jornalista Marcelo Rubens Paiva a obra contém 220 páginas e poucas fotos. "Eu e o Marcelo sempre nos encontrávamos no metrô, usamos muito transporte público e num desses encontros ele me perguntou se eu estava fazendo minha biografia. Eu falei que sim, mas estava há uns dois anos no primeiro capítulo, então, ele se ofereceu para fazer", diz Clemente.
No começo da carreira o Inocentes sofreu muito com a repressão policial. "Qualquer coisa diferente era uma afronta à ditadura militar. E o punk então. Naquela época todo momento era tenso, pois a polícia costumava acabar com os shows punks na porrada", atesta.
O músico fala que o livro traça um paralelo entre sua história e a de Paiva, pois a banda faz parte de várias experiências em comum. "Ele ia nos shows do Inocentes na PUC, conhecíamos as mesmas pessoas, frequentamos os mesmos lugares, tá no livro", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
Como um cover levou Ritchie Blackmore a sair do Deep Purple e formar o Rainbow
O álbum do Queen considerado "o mais bem gravado da história do rock" por Axl Rose em 87
A crítica de Humberto Gessinger contra prática cultural "infantil" da região Sul do Brasil


O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
A banda que Clemente subestimou no Musikaos: "Nunca ouvi falar e vendeu 400 em 10 minutos"
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)



