Meninos em Fúria: O grito dos Inocentes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nelson de Souza Lima, Fonte: press release, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.


No começo dos anos 80 o Brasil vivia momentos de turbulência. Sob Regime Militar nosso país enfrentava uma crise em várias frentes, inclusive na música. O marasmo musical foi quebrado com a criação do Punk. As canções de protesto mostravam o grito de uma sociedade que ansiava por liberdade.

Rota 54: A primeira aposta do selo Kaos do Clemente do InocentesRock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1981 surgiu em São Paulo o Inocentes, considerada banda precursora do punk em terras tupiniquins. Liderado por Clemente Nascimento o grupo arregimentou muitos fãs nesses mais de trinta anos. Para mostrar a trajetória do Inocentes e do movimento punk no Brasil foi lançado recentemente o livro "Meninos em Fúria", Editora Alfaguara.

Escrita pelo próprio Clemente em parceria com o jornalista Marcelo Rubens Paiva a obra contém 220 páginas e poucas fotos. "Eu e o Marcelo sempre nos encontrávamos no metrô, usamos muito transporte público e num desses encontros ele me perguntou se eu estava fazendo minha biografia. Eu falei que sim, mas estava há uns dois anos no primeiro capítulo, então, ele se ofereceu para fazer", diz Clemente.

No começo da carreira o Inocentes sofreu muito com a repressão policial. "Qualquer coisa diferente era uma afronta à ditadura militar. E o punk então. Naquela época todo momento era tenso, pois a polícia costumava acabar com os shows punks na porrada", atesta.

O músico fala que o livro traça um paralelo entre sua história e a de Paiva, pois a banda faz parte de várias experiências em comum. "Ele ia nos shows do Inocentes na PUC, conhecíamos as mesmas pessoas, frequentamos os mesmos lugares, tá no livro", conclui.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de LivrosTodas as matérias sobre "Inocentes"


Rota 54: A primeira aposta do selo Kaos do Clemente do Inocentes

Rock Nacional: Artistas e bandas que estrearam com álbuns estranhosRock Nacional
Artistas e bandas que estrearam com álbuns estranhos


Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991Rock in Rio
Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991

Andreas Kisser: Eloy Casagrande talvez não seja humanoAndreas Kisser
"Eloy Casagrande talvez não seja humano"


Sobre Nelson de Souza Lima

Jornalista, repórter, resenhista, colunista musical. Assim é Nelson de Souza Lima. Mas acima de tudo um amante do rock, classic, hard e metal. Entre minhas entrevistas estão as feitas com Angra, André Mattos, Royal Hunt, Blind Guardian, entre muitas outras. Além disso sou baixista da banda de Classic Rock e metal The Green Pigs.

Mais matérias de Nelson de Souza Lima no Whiplash.Net.

adGoo336