Delfos: E se os roqueiros dublassem personagens de games?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Luiz Felipe Lima, Fonte: DELFOS
Enviar correções  |  Ver Acessos

O delfonauta dedicado sabe que uma das notícias quebradas mais surpreendentes dos últimos dias foi o anúncio da Pitty como dubladora de uma personagem do vindouro Mortal Kombat X. O que pegou muita gente de surpresa não foi o fato de a dublagem ficar boa ou ruim, mas principalmente porque agora, quando boa parte dos games está ganhando dublagem para o português, parece estar se tornando costume chamar roqueiros para dublar jogos.

Guitarristas: 15 músicos que provavelmente você não conheceHumor: Os impressionantes diários secretos de Roger Waters

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Matéria originalmente publicada no site DELFOS
http://delfos.jor.br

"Roqueiros dublando jogos?", pode perguntar o delfonauta ali do fundo, "tem mais além da Pitty?". Sim, delfonauta, tem. Além de Pitty, outro roqueiro brasileiro que também dublará um jogo é Roger, do Ultraje a Rigor, que participará de Battlefield Hardline. Mas segura aí que a história mais surpreendente eu guardei para o final.

O jogo online Smite conta com diversos personagens jogáveis e, como todo bom jogo online, tem skins novas surgindo a todo momento. Um dos personagens, Thor, recebeu a sua nova skin chamada Heavy Metal. Quando ela foi anunciada iniciou-se uma campanha para que a skin recebesse também um voice pack único, dublado por ninguém menos que Detonator (!!!). Houve então um plebiscito organizado pela LevelUp e, após mais de 10.000 votos, a empresa decidiu chamar o Filhinho do Deus Metal para dublar a nova skin, batizando-a com o nome simpático de DetonaThor.

Pois foram esses anúncios que me fizeram refletir a respeito de outros nomes do mundo do Rock que também poderiam participar da dublagem de jogos. Foi pensando nisso que percebi que alguns personagens possuem a sua própria contrapartida no mundo real, e, caso fossem dublados por roqueiros, não poderiam ser outros senão os que vou mostrar abaixo. Obviamente, são escolhas pessoais e você pode até não gostar de alguma delas, mas, ei, o importante é se divertir!

PHIL ANSELMO DUBLANDO TREVOR
Banda: Pantera
Jogo: GTA V

Ah, Trevor, Trevor... Provavelmente o personagem da série GTA mais querido depois do CJ de GTA San Andreas. É claro que essa simpatia toda tem um motivo, afinal, ele é a personificação da insanidade. Mais do que isso, Trevor fez esse sucesso todo por dar ao jogador a oportunidade de, na história, fazer aquilo que todos fazem quando jogam GTA - propagar o caos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E quem seria mais adequado para dar voz ao personagem mais inconsequente da série senão um dos vocalistas mais inconsequentes do Heavy Metal? Phil Anselmo era a voz da banda que mais chutava bundas nos anos 90 e, de Joey DeMaio a Kerry King, ninguém chegou ou chega perto de ter a pintudice de Anselmo. Seja no ímpeto inicial da época do Cowboys From Hell ou até na fase de rage generalizado dos últimos anos do Pantera e primeiros do Down, uma coisa não se pode negar - Phil Anselmo é a voz do ímpeto e da loucura.

O mais curioso é que Trevor, apesar de tudo, é um personagem muito ligado aos seus amigos. Da mesma forma, não se pode falar de Phil Anselmo sem falar de Dimebag Darrell, companheiro de banda de Phil nos tempos do Pantera que foi brutalmente assassinado. Seja pelos laços fortes de afetividade ou pela pura e simples loucura, o certo é que se tem alguém que poderia ser Trevor, esse alguém é Phil Anselmo.

FABIO LIONE DUBLANDO MARIO
Banda: Rhapsody of Fire, Angra
Jogo: Preciso responder?

Vamos lá, quem não conhece o Mario? O encanador mais famoso do mundo encanta jovens e adultos há pouco mais de trinta anos, seja molestando macacos gigantes ou jogando tartarugas na lava. Mas o curioso é que, se pararmos para pensar, o enredo dos jogos do personagem se assemelha bastante às histórias épicas das bandas de Power Metal: uma princesa é raptada por um monstro e o seu herói está lá, pronto para salvá-la. Dá ou não dá um disco duplo do Rhapsody?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E já que falei de Rhapsody, é claro que a melhor voz para dublar Mario seria a de Fabio Lione. Não só pela quest do encanador se assemelhar bastante às histórias cantadas pelo vocalista, mas também por um motivo simples: ambos são italianos. Sendo assim, quem dublaria melhor um encanador que mata dragões e fala "mamma mia!" do que um vocalista que mata dragões e fala "mamma mia!"?

Além do mais, não nos esqueçamos de que Mario não é um personagem que se mantém em sua própria franquia, mas faz participações em diversos outros jogos e até mesmo em outras mídias, como no cinema. Mais uma vez, isso nos lembra do nosso amigo Fabio "arroz-de-festa" Lione, que já cantou em tantas bandas que poderia muito bem entrar para o Guiness - e, se ele já cantou em tantas bandas, por que não fazer uma ponta como dublador também?

JAMES LABRIE DUBLANDO WANDER
Banda: Dream Theater
Jogo: Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus é com certeza um dos primeiros jogos que vêm à mente quando pensamos nas grandes obras já feitas para a Décima Arte. A saga de Wander em busca da ressurreição de Mono é tão minimalista quanto profunda, em que cada pequeno detalhe acrescenta algo a mais e torna a história única.

Da mesma forma, tem quem ache Shadow of the Colossus uma grande perda de tempo, por ter um gameplay repetitivo e ser muito mais um jogo contemplativo do que de ação. E isso é curioso, pois se Shadow of the Colossus é um jogo "ame ou odeie", James LaBrie é um vocalista que também se encaixa nessa categoria.

Os que gostam de James ressaltam como o vocalista constrói nuances bem distintas em suas linhas vocais, como em Metropolis Pt. 1. Já os que não gostam adoram falar o quanto ele possui uma voz chata e sem o mesmo apelo de vocalistas como Bruce Dickinson ou Rob Halford. Mas sou obrigado a dizer que, independente de como a voz dele soe para cada um, ele sabe como transmitir os sentimentos certos com a sua voz.

Wait for Sleep é uma música que, apesar de curta, é extremamente introspectiva. A voz de James LaBrie se encaixa perfeitamente nesse contexto, deixando o ouvinte absorto dentro das reflexões trazidas - exatamente como Shadow of the Colossus. Essa música mostra que em poucas palavras LaBrie consegue construir uma grande interpretação, o que se encaixa perfeitamente com o Wander de poucas palavras que protagoniza o jogo. E afinal, se ele fala pouco durante o jogo, os que não gostam da voz dele nem teriam motivos para reclamar, não é mesmo? =P

JOAO GORDO E ANDRE MATOS COMO BIG DADDY E LITTLE SISTER
Bandas: Ratos de Porão e Andre Matos, Shaman e Angra
Jogo: Bioshock


Quem já andou pelas ruas submersas de Rapture, a cidade na qual a história de Bioshock acontece, sabe quão assustador é encontrar esses dois: Big Daddy e Little Sister, a dupla mais dinâmica desde o Batman e Robin dos anos 60. Sendo ao mesmo tempo uma dupla de laços afetivos fortes e características creepy, nada como uma dupla do Metal Nacional para representá-los.

O Big Daddy não tem esse nome à toa. O personagem, um verdadeiro cão de guarda de Little Sisters, assusta tanto pelo seu tamanho quanto pelos seus passos pesados, que costumam causar calafrios ao ecoar pelas paredes da cidade. Como desgraça pouca é bobagem, irritar um Big Daddy faz com que ele use todas as suas forças para te transformar em mingau, e faz isso com um rugido assustador. Bem, pense comigo: grandalhão, assustador e com um vozeirão... Acho que você já entendeu onde eu quero chegar - é ou não é o papel perfeito para João Gordo?

Da mesma forma, as Little Sisters são conhecidas por parecerem garotinhas normais, mas ao chegar perto de uma você descobre que elas são verdadeiros monstros. Indo além, não se esqueça que para chamar o Mr. Bubbles - como elas se referem ao Big Daddy, as Little Sisters dão um... agudo! Sim, um longo e sonoro agudo, como Andre Matos já está cansado de fazer.

Alguém pode argumentar que as Little Sisters são criaturas verdadeiramente assustadoras, ao passo que o Dedé não é assim tããão amedrontador, mas eu tenho uma resposta para essas pessoas: vocês acham que ele não consegue te deixar em pânico? Experimentem ouvir o disco Mentalize sem parar. É uma experiência pavorosa!

E terminando essa lista, peço licença ao delfonauta do Rock e do Heavy Metal para uma intervenção. Passei muito tempo pensando em quais músicos deveriam dublar quais personagens, mas nenhum chegou tão perto da perfeição quanto este próximo. O músico não é exatamente do meio do Rock, mas garanto que vai valer a pena. Eu só peço que você abra a mente e imagine...

SIDNEY MAGAL DUBLANDO EZIO AUDITORE
Banda: Sidney Magal
Jogo: Assassin's Creed II, Brotherhood e Revelations

Quando Assassin's Creed foi lançado, Sidney Magal já era um senhor de respeito, o que impossibilitaria que ele dublasse Ezio em seus dias mais joviais. Porém, assim como acompanhamos Ezio em seu nascimento, vimos também ele chegar à meia-idade, o que o coloca como a versão assassina do grande Magal (ou será que Magal é a versão caliente do Ezio?)

Sidney Magal é conhecido por ser um homem galante, que mexe com os corações femininos desde a juventude, exatamente como Ezio. Além do mais, quem senão Ezio e Magal continuariam angariando paixões mesmo depois de atingir a casa dos cinquenta anos? Além do mais, apenas Ezio pode se orgulhar de ter ganhado o prêmio de Mister 2009 pela GamesRadar na lista de Personagens Mais Sexies dos anos 2000 - e apenas Magal pode se orgulhar de ter sido a estrela principal de um filme chamado "Amante Latino".

Como se as semelhanças não bastassem, os fãs do Credo dos Assassinos devem lembrar que em Revelations Ezio vai a Constantinopla, a atual Istambul. Pois vocês sabiam que nessa cidade existe um bairro chamado Sulukuke, conhecido pela presença de ciganos remontar à época da queda do Império Bizantino? Exatamente, delfonauta, quando Ezio chega em Constantinopla, existe um bairro cigano na cidade - o que aumenta as chances de ele ter encontrado uma cigana chamada Sandra Rosa Madalena! Bem, se isso não é motivo para Ezio ser dublado por Magal, eu não sei o que mais pode ser.

POSSIBILIDADES INFINITAS

Pensar em roqueiros dublando personagens de games é uma experiência, que, se não é frutífera, pelo menos garante boas risadas. E não se limite a isso, mas pense em quaisquer personagens que possam ser dublados por quaisquer outros roqueiros. Imagine James Hetfield dublando Duke Nukem? Ou Rob Zombie como o Vaas de Far Cry? Ou, melhor, Axl Rose como o guarda NPC de Skyrim - "I took an arrow in the ja-na-na-na-na-na-knee!". Participe e deixe suas sugestões nos comentários!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção HumorTodas as matérias sobre "Pantera"Todas as matérias sobre "Andre Matos"Todas as matérias sobre "Ratos De Porao"Todas as matérias sobre "Dream Theater"Todas as matérias sobre "Rhapsody"Todas as matérias sobre "Angra"


Tradução: O clássico Rebirth, do AngraTradução
O clássico Rebirth, do Angra

Aquiles Priester sobre Whiplash: Também já sangrei tocandoAquiles Priester sobre Whiplash
"Também já sangrei tocando"


Guitarristas: 15 músicos que provavelmente você não conheceGuitarristas
15 músicos que provavelmente você não conhece

Humor: Os impressionantes diários secretos de Roger WatersHumor
Os impressionantes diários secretos de Roger Waters


Sobre Luiz Felipe Lima

Depois de ficar louco com o Ritualive do Shaman nos primórdios dos anos 2000, a sua trajetória no Metal apenas se intensificou. Fã inveterado de Pantera, aprendeu rápido que é possível achar música boa desde Death até Europe, e escreve para que cada vez mais pessoas consigam perceber que não se pode ter uma mente pequena se você quiser conhecer grandes músicas.

Mais matérias de Luiz Felipe Lima no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280