Val Santos: "O Viper representa muita coisa na minha vida!"
Por Márcio Freire
Fonte: Facebook
Postado em 27 de outubro de 2015
O grupo do facebook VIPERMANIACOS, entrevistou recentemente o produtor e guitarrista VAL SANTOS, ex-guitarrista da banda paulista VIPER, entre outras coisas, o músico falou sobre sua carreira como produtor e seu passado com a banda, além de falar de sua banda, o TOYSHOP, a entrevista está disponível na íntegra logo abaixo:
1 – Em primeiro lugar, é um prazer pro Vipermaníacos bater esse papo com você, Val Santos, É sempre um prazer conversar com alguém da família Viper, Val, você já parou pra pensar que o Viper sempre será uma coisa presente na sua vida ?
Opa, o prazer é todo meu falar com vcs do Vipermaníacos, principalmente meu irmaozão Marcius Mass, que sempre esteve presente na vida do Viper e claro na minha vida também. E sim, o Viper estará presente até minha morte....haha, afinal sou amigo de todos da banda, sempre estou fazendo algum projeto com eles, agora acabei de produzir o disco solo do Felipe Machado, então não tem jeito Viper estará mesmo sempre em minha vida....hahaha.
2 – O que o Viper representa na sua vida ?
Musicalmente e pessoalmente o Viper representa muita coisa na minha vida, através do Viper aprendi a compor, aprendi a tocar instrumento, fez parte na minha formação musical e também me influenciou muito no jeito de ver a vida, pois convivi com pessoas maravilhosas, crescemos todos juntos.
3 – Você já foi roadie da banda, baterista e guitarrista, tem alguma dessas fases que é a sua preferida ?
Musicalmente, como guitarrista foi minha melhor fase com eles, pois contribui com composiçoes e um jeito de tocar diferente do Yves, algo mais James Hetfield...haha, mas sinto falta da fase tambem como baterista pois essa epoca eramos adolescentes, o André Matos tava na banda, otimas histórias dessa época.
Como roadie também, era divertido, muitas viagens, tínhamos uma equipe técnica muito boa e divertida.Todos nos davamos muito bem.
4 – Depois de sair da banda, antes da gravação do mega clássico "Theatre Of Fate", tempos depois, você migrou pra guitarra, inclusive gravando com a banda o álbum "All My Life", qual o motivo da sua saída da banda nessa época ?
Eu não era bom baterista, mas eramos muito jovens, e só descobri que não tocava bem, durante as gravaçoes do Theatre, foi difícil pra mim sair da banda, pois eramos comos irmãos, mas tudo bem, se não fosse isso eu não descobriria a guitarra...haha, alias tocar bateria me ajudou a compor musicas, pois já sei o ritmo que ela vai ser.Hoje olhando pra trás, vejo que foi uma decisão difícil mas acertada da banda.
5 – Como você viu a turnê "To Live Again Tour", de 2012, para muitos fãs, foi como reviver uma época de ouro, como foi essa turnê, para você ? Você chegou a viajar com a banda ?
Por incrível que pareça eu nao fui em nenhum show dessa turnê... haha, estava trabalhando muito e não consegui ir a nenhum show, acompanhei mais ou menos através do Guilherme Martin e vi videos no youtube.
Mas uma coisa pra mim foi legal demais nessa turnê, o Hugo Mariutti na banda, ele alem de tocar muito é um dos caras mais legais que já conheci.
6 – Sendo muito próximo e amigo de todos na banda, você acha possível que, no futuro, possa haver um álbum novo da banda com a formação atual ?
Bem, espero que sim, tudo depende da agenda de cada um e vontade também de fazer um álbum novo, seria um sonho o Viper com André Matos fazer mais um disco, torço para que isso aconteça de verdade, vamos ver, nada é impossível.
7 – Fale um pouco sobre o Toyshop, banda que você toca com o Guilherme Martin, a banda está em atividade atualmente ?
O Toyshop é minha paixão, junto com meu irmaozão Guillas, fizemos essa banda, som totalmente diferente de heavy metal, mais para o lado punk rock, mas o que difere de outras bandas é que nao tocamos só bases como punk, e sim uso riffs de guitarra, influência de heavy metal claro, com a Natacha no vocal ja dá um constraste legal, fica um som bem divertido, tanto que vários fãs de metal gostam da gente, o que me deixa muito feliz.
Estamos finalizando o disco novo, que será mais rockão que o outro que tinha misturas de ska com punk, esse é mais direto sem perder o lado divertido, estou ansioso mostrar a todos e sair tocando mundo a fora com esse disco.
8 – Val, Fale um pouco sobre o seu trabalho como produtor.
Então, isso começou na verdade quando eu e o Guilherme tínhamos estúdio, eu produzia demos de bandas no estúdio e fui pegando gosto pela coisa, produzi demos do Sepultura, por exemplo, e depois resolvi montar um home stúdio na minha casa e faço tudo daqui mesmo, sou curioso com sons e vou aprendendo com amigos produtores, e nesses anos melhorei na qualidade das gravações, e mas ainda tenho muito a aprender, o disco do Felipe foi um grande aprendizado, agora estão aparecendo mais bandas querendo que eu produza, fazer uma gravação legal ajuda nisso...haha
9 – Voltando um pouco no tempo, o que te motivou a trocar a bateria pela guitarra ?
Bateria dá muito trabalho pra carregar....haha, e eu ja tocava um pouco de guitarra, então, foi natural eu mudar para esse instrumento, gosto muito de compor, e fazer isso na bateria não rola...haha, então resolvi mudar e me dedicar a guitarra.
10 - Qual o próximo passo da sua carreira como músico/produtor ?
Bem, estou preparando meu disco solo para ano que vem, sera divido em duas partes, pois sera homenagem ao rock em geral.
Na primeira parte será homenagem ao heavy metal e thrash, que foi o estilo que comecei a ouvir, a segunda parte ao punk, hardcore e ska.
Terá participação de muita gente boa e conhecida, mas não vou adiantar ainda para não estragar a surpresa....haha, quem viver verá...haha
11 – Valder, foi um grande prazer bater esse papo com você, o espaço final é seu, pode falar o que quiser ! recado aos vipermaníacos
Eu que agradeço a vocês todos pela oportunidade, um grande abraço a todos os leitores e principalmente a vocês do Vipermaniacos, valeu mesmo pelo suporte que sempre deram nesses anos todos, VALEUUUUUU !!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)
O erro das bandas de rock brasileiras dos anos 60 e 70 que causou uma década de atraso


As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



