Masterplan: Mantendo o Metal Vivo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos Garcia, Fonte: Metal Samsara
Enviar correções  |  Ver Acessos

O MASTERPLAN não necessita de grandes apresentações. Não, pois o nome da banda é notório dentro da cena mundial do Metal, tendo vários discos famosos, e agora, está lançando seu primeiro álbum ao vivo, "Keep Your Dream aLive", e promovendo-o juntamente com "Novum Initium", seu último disco ao vivo, eles estão vindo ao Brasil mais uma vez.

Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz SandovalChester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris Cornell

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com a ajuda da Assessoria de Imprensa X-PressOn, tivemos a oportunidade de entrevista Roland Grapow, guitarrista e líder do grupo, e aqui vamos nós.

BD: Antes de tudo, quero agradecer pela entrevista. Então, comecemos: como foi a recepção de "Novum Initium" pela imprensa, e, é claro, pelos fãs do mundo inteiro? E pode nos falar sobre como foram as vendas?

Roland Grapow: Tanto a recepção como as venda foram muito boas, estamos muito felizes. ;)

Roland Grapow: Algumas pessoas ficaram um pouco surpresas com a mudança de formação, mas finalmente temos uma formação estável é ótima, que também está tocando ao vivo novamente... Fizemos em torno de 75 shows nos últimos 3 anos, eu acho.

BD: Sei que esse é um assunto chato de se perguntar, mas precisamos falar sobre isso: em "Novum Initium", alguns fãs ficaram um pouco chocados devido a presença de Rick Altzi nos vocais, ao invés de Jørn Lande. Poderia nos dizer como foi a recepção dos velhos fãs do MASTERPLAN ao vê-lo na banda, cantando? E como as coisas estão funcionando com Rick atualmente?

Roland: Sim, isso é normal quando se tem grandes vocalistas trabalhando com você... Da mesma forma que acontece com Nightwish, Helloween e Queensryche, e com muitos outros, Rick consegue cantar as melodias de Jørn facilmente, e ao vivo, as pessoas afirmam que não sentem falta alguma de Jørn. E é por isso que lançamos este DVD ao vivo agora, pois trabalhar com Rick é bem mais relaxante e simples.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

BD: Bem, após a tour promocional de "Time to Be King", não apenas Rick entrou no MASTERPLAN, mas você teve que achar outro baterista e outro baixista. Como você encontrou Martin ("Marthus" Skaroupka - bateria) e Jari (Kainulainen - baixo)/ Você tinha uma idéia sobre os nomes deles, na época?

Roland: Já conhecia Jari, é claro, e ele me mandou uma carta dizendo que amaria se juntar à banda se precisássemos de um baixista, então o chamei sem procurar. Já Martin eu encontrei por meio de clientes no estúdio que falavam sobre ele. Vi alguns vídeos antes e o chamei também. Mas nunca havia ouvido falar de Martin antes, mesmo eu tendo dos discos do Cradle of Filth com o baterista anterior.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

BD: Ah, por falar nisso, Martin é conhecido por ser um baterista de Metal extremo, devido aos seus trabalhos com o Pandemmia e o Cradle of Filth. Ele chegou a ter algum envolvimento com o processo de composição de "Novum Initium"? E como é lidar com ele, já que ele ainda está tocando no Cradle of Filth? Não existem problemas de tours simultâneas? E é claro: acredito que ele tenha uma grande dose de energia para lidar com tanto trabalho...

Roland: sim, temos problemas de cronograma com Martin, então levamos Kevin Kott como um segundo baterista algumas vezes... Martin também escreveu uma canção em "Novum Initium", e ele é um grande escritor.

BD: Não sei se você tem conhecimento disso, mas "Novum Initium" foi lançado no Brasil pela Shinigami Records, assim como "Keep Your Dream aLive" está para ser lançado pelo mesmo selo. O que acha disso, em um tempo em que os downloads ilegais estão causando tantos problemas às gravadoras? E falando sobre este assunto, acha que os fãs deveriam se conscientizar e pagar pela música que eles pegam? Sim, pois um download ilegal afeta a vida de uma banda de muitas formas...

Roland: Acho que temos mais alguns anos antes que a maioria das bandas não consiga mais sobreviver. Sei que ninguém gosta de falar sobre isso, mas os fãs não podem mais esperar CDs com qualidade quando não conseguimos avanços com as gravadoras porque apenas 10% dos fãs está pagando pelo produto, e o mesmo para o GEMA (NT: Gesellschaft für musikalische Aufführungs- und mechanische Vervielfältigungsrechte, Sociedade de Performance Musical e de Direitos de Reprodução Mecânica - Órgão na Alemanha que controla e fiscaliza a execução e reprodução de músicas, protegendo o artista) e Direitos Autorais. Muitos músicos estão tendo trabalhos paralelos agora, e fazem música mais ou menos como um hobby ou uma paixão.

BD: Hora de falar sobre "Keep Your Dream aLive". Após 14 anos, finalmente vocês lançam um disco ao vivo, uma tradição no Metal. Mas por que agora? E quando teve a idéia pela primeira vez, inclusive a idéia de gravar um DVD com shows ao vivo?

Roland: Já tínhamos a idéia após o primeiro e o segundo álbum, para ser honesto. Tinha vários shows em meu estúdio com a velha formação para um DVD, mas a AFM Records nos disse que era muito cedo, e então vieram aqueles splits e era tarde demais. ;)

Roland: Finalmente, com a nova formação, eu senti que tínhamos que provar que somos uma boa banda ao vivo em um DVD para os fãs verem que ainda estamos muito bem ao vivo, ;)

BD: Uma coisa me chamou a atenção: após anos na AFM Records, "Keep Your Dream aLive" foi lançado pela Nuclear Blast Records na Europa. Então, podemos assumir que estão para o cast da Nuclear Blast ou não? Ou isso foi apenas um acordo para este álbum?

Roland: Não. Você pode pedir o álbum com eles, mas ainda estamos na AFM Records... Até assinamos um novo contrato com eles... Uma parte é este DVD, a outra será as minhas canções no Helloween com o MASTERPLAN novamente, e deve sair na Primavera de 2016 (NT: período entre Março e Junho no Hemisfério Norte), e então, um disco normal no final de 2016, ou em 2017.

BD: Bem, agora é hora de dois shows no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. E estamos ansiosos por estes shows por aqui. Como se sente? Acredito que não preciso falar como os fãs de Metal brasileiros são maníacos.

Roland: Sempre fui um grande fã dos fãs brasileiros, e também tenho muitos amigos por aí. Óbvio que estamos ansiosos e ansiamos que eles sejam loucos da forma correta ;)

BD: Ainda falando do Brasil: Roland, você fez participações especiais em alguns discos de bandas brasileiras, como em "The Labyrinth of Truths" do Soulspell, "Execution" do Tribuzzy, e "Dr. Sin II" do Dr. Sin. Então, você conhece o Metal brasileiro, mas você conhece mais do Metal brasileiro?

Roland: Conheço mais algumas bandas, como Sepultura, Angra, André Matos, Almah, e muitas outras, e adoraria conhecer mais algumas, ou mesmo de trabalhar com elas como produtor, ;)

BD: Bem, é quase hora de terminar a entrevista... Eu realmente agradeço demais, desejo shows maravilhosos, e por favor, deixe sua mensagem para seus fãs.

Roland: Muito obrigado, e espero ver todos vocês em breve em nossos shows. Não percam, pois finalmente, depois de 12 anos... Estamos de volta, então vamos nos divertir juntos! ;)

Roland: Obrigado sempre.

Veja o vídeo para a música "Keep Your Dream Alive", do disco "Novum Initium".

Evento no Facebook (RJ):
https://www.facebook.com/events/378485365680825/

Evento no Facebook (SP):
https://www.facebook.com/events/945751722159070/




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Masterplan"


Uli Kusch: Michael Jackson utilizava ingredientes do Metal em seu trabalhoUli Kusch
"Michael Jackson utilizava ingredientes do Metal em seu trabalho"

Power Metal: As bandas mais populares segundo o FacebookPower Metal
As bandas mais populares segundo o Facebook


Morbid Angel: banda satânica, eu jamais voltaria, diz SandovalMorbid Angel
"banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval

Chester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris CornellChester Bennington
A tocante carta que ele escreveu para Chris Cornell


Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280