Heavy Metal: na objetiva de Lara Scanferla

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Karen Waleria, Fonte: Rocksblog
Enviar correções  |  Ver Acessos

No dia 14 de dezembro a cidade de São José do Rio Preto foi palco de uma mostra de fotos com bandas de heavy metal, mais precisamente, com fotos de ANDRE MATOS e MAESTRICK no Beautiful Coffee. Conversei com a autora da exposição, Lara Scanferla.

Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comNirvana: Dave Grohl explica porque não toca clássicos ao vivo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rocksblog - Obrigada pela entrevista Lara. Como você começou a fotografar?

Lara Scanferla - Sou enfermeira de formação e atualmente leciono em uma faculdade aqui em Rio Preto. A fotografia ainda é um hobby para mim, é algo que faço para amigos, algo que faço para o meu próprio prazer. Sou uma pessoa muito tímida e amo arte desde sempre. Minha timidez me impedia de mostrar meu modo de ver as coisas, e brecava totalmente a minha expressão.

Comecei a fotografar em 2007, mesma época do nascimento de minha filha. Fotografar me permite expressar sentimentos, desejos e emoções que eu jamais externaria através de palavras, e muitas vezes vai além, colocando sob holofotes coisas muito escondidas até no meu próprio inconsciente. Observando-se meus álbuns tenho uma predileção por fotografar criança. Eu simplesmente adoro trabalhar e fotografar crianças!

Rocksblog - E as fotos de shows?

Lara Scanferla - Por um período breve fotografei para a coluna social de um jornal da cidade, como freelance. Fotografei alguns shows no Teatro do SESC daqui de Rio Preto. Além dos shows de ANDRE MATOS e MAESTRICK também fotografei um show do ZECA BALEIRO. Amo espetáculos. Gostei muito também de clicar a coletiva do show de ZECA BALEIRO para o jornal Dhoje.

Rocksblog - Você havia comentado que conheceu o MAESTRICK de uma maneira digamos inusitada.

Lara Scanferla - Confesso que não curtia este estilo de música. Depois do MAESTRICK tudo mudou. Me apaixonei tanto pela música como pela presença de palco peculiar dos vocais. Teatral e deliciosa de fotografar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma colega me contratou para um trabalho e chegando no Clube percebi que era o mesmo evento que tanto vi anúncios pela cidade, que havia chamado a minha atenção. Fotografei a banda para o qual fui contratada e guardei a máquina. No intervalo entre os shows fui cumprimentar uns amigos que encontrei por lá. Liguei para meu irmão vir me buscar pois eu havia prometido para minha filha, ela tem seis anos de idade, que eu iria voltar para casa antes dela dormir.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na verdade não lembro qual foi a primeira música, mas quando ouvi a música e vi o figurino dos integrantes do MAESTRICK, pensei: "Caraca, vou tirar umas fotos destes caras para mim, eles são muito bons..."
Ao mesmo tempo que os ouvia eu me perguntava: "mas isso ai é Heavy Metal?" Confesso que eu tinha um certo preconceito com o estilo. Peguei de novo a máquina, mas eu estava longe do palco e a luz era tenebrosa. Ouvi uma ou duas músicas e tive que ir embora.

Tirei uma meia dúzia de fotos decentes, mas intensas. Quando cheguei em casa de madrugada salvei as fotos no computador e comecei a olhar e ao mesmo tempo pesquisar um pouco sobre a banda na internet, ouvir um pouco de som de heavy metal de outras bandas também. Postei uma fotos, as que achei mais legais no facebook da banda.

Rocksblog - Antes deste show, o que você já tinha ouvido de metal? Como você definiria heavy metal antes deste show?

Lara Scanferla- Os clássicos a gente sempre acaba ouvindo. Meu irmão ama heavy metal. Mas ele costuma ouvir um som pesado demais, meio depressivo. (Risos) E o que ouvi no show do MAESTRICK é totalmente o oposto. Uma música linda e cheia de alma, técnica e profundidade. O ano de 2013 foi um ano de quebra de paradigmas pois assimilei em minha vida novos rítmos , novas crenças e novos sabores.

Rocksblog- E o show do ANDRE MATOS?

Lara Scanferla- Vi por acaso o folder do show do ANDRE MATOS. Entrei em contato com o fotógrafo oficial do SESC e pedi permissão para fotografar o evento. Me interessei em ir , mas não queria ir sozinha ao show. Convidei vários amigos, mas ninguém quis me acompanhar. Levei minha filha comigo e uma prima mais descolada aceitou meu convite. Além de me fazer companhia deu uma cuidada na minha filha. Para fazer fotos boas você tem que se posicionar bem na frente, em um lugar estratégico, se fica abduzida. Para te dizer a verdade tem horas que chego a não escutar a música enquanto fotografo.

Rocksblog- E qual foi a sua impressão sobre o show de ANDRE MATOS?

Lara Scanferla- Ele é um arraso em todos os sentidos. Quero dizer, a presença de palco, a segurança ... Ele sabe onde estão os fotografos... O resultado foi maravilhoso. As fotos foram parar no fansite que atualmente é o site oficial dele. Tinha visto várias entrevistas do ANDRE MATOS no Youtube e achava ele meio esnobe, mas no show o contato dele com o público é totalmente empático, ele é muito encantador. A veia cênica dele é realmente inspiradora. Ele tem uma total entrega no palco, não é só um excelente cantor e músico, ele é um verdadeiro ator.

Rocksblog- As fotos dos dois shows foram criadas com a finalidade de serem usadas na mostra?

Lara Scanferla - Não. Como te falei a fotografia é um hobby. As fotos eram para alimentar o meu ego. (Risos) Depois que as fotos rolaram bastante no site, eu tive muita vontade de ver o trabalho impresso. Na verdade a exposição meio que começou por acaso. Recebi o convite para expor no Café e três dias depois desse convite eu já estava expondo. Do nada uma amiga me falou que iria fazer um brechó super alternativo num café e me fez o convite para expor junto.

Rocksblog- Você tem a intenção de expor novamente?

Lara Scanferla- Pretendo, mas não tenho uma data definida, acredito que no primeiro semestre de 2014. Esta primeira mostra ficou exposta um dia inteiro. Não sei dizer quantas pessoas a visitaram, mas teve público o dia todo. Gente legal, interessante. Fãs das bandas, fotógrafos, arquitetos... Pretendo expor desde que eu tenha verba para arrumar todos os vidros que foram quebrados durante o transporte. Tive um pequeno incidente no transporte dos quadros. Ainda bem que não são espelhos. Se fossem espelhos estaria fadada a andar com uma nuvem negra na cabeça, ao melhor estilo dark. (Risos)

Veja mais fotos dos shows de ANDRE MATOS e MAESTRICK nos links a seguir:

http://on.fb.me/1948paZ
http://on.fb.me/1c9ITCv




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Maestrick"Todas as matérias sobre "Andre Matos"Todas as matérias sobre "Angra"


Metal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o SepulturaMetal Brasileiro
10 bandas recomendáveis fora o Sepultura

Angra: poster antigo de um dos primeiros shows da bandaAngra
Poster antigo de um dos primeiros shows da banda


Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com

Nirvana: Dave Grohl explica porque não toca clássicos ao vivoNirvana
Dave Grohl explica porque não toca clássicos ao vivo


Sobre Karen Waleria

Blogueira gaúcha. Estudou letras. Ecleticidade musical é seu ponto forte; com uma tendência ao Rock e Metal. Já foi colaboradora em grandes sites de Rock e Heavy Metal, trabalha com divulgação de bandas e eventos. Responsável pelo blog www.karenwaleria.blogspot.com.br. Siga no Twitter @Rocksblog.

Mais informações sobre Karen Waleria

Mais matérias de Karen Waleria no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280