Wild Child: Erik Fillies fala sobre o lançamento do álbum
Por Andre Smirnoff
Fonte: X-PressON!
Postado em 15 de setembro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em entrevista com Erik Fillies, o repórter Tiago "Terror" Kotryk conversa sobre o lançamento do debut álbum do WILD CHILD, shows e outros assuntos.
Como tem sido o retorno do público depois do lançamento do cd?
Cara, certamente foi um retorno maior e melhor que o esperado. Não que eu subestime o nosso trabalho, mas tu sabe que banda de som autoral de um modo geral demora muito mais pra ter um bom retorno.
Fiquei de cara, que já no show de lançamento, tinha bastante gente cantando as músicas de cabo a rabo e lembrando das letras melhor do que eu!! Hahahaha!!
Isto sim é uma parada legal pra cacete, e até então inesperada! Pô, motiva pra caramba a gente ver que a galera realmente baixou o cd, ouviu, leu as letras e tudo mais…
Extremamente gratificante e só temos a agradecer o público!
Quais são as dificuldades que vocês encontram como banda que ainda está no underground?
Bem, eu estou nesta de cantar em bandas há vinte e poucos anos… E nestes vinte e poucos anos, por incrível que pareça, pouca coisa mudou no que diz respeito as "dificuldades" que toda banda independente encontra.
Não vou ficar reclamando e choramingando saca? Sou muito grato a esta boa exposição que temos conseguido, as boas oportunidades graças a amigos e fãs da banda que estão sempre apoiando, mandando sugestões excelentes pra botar a banda pra frente, mas por outro lado, ainda temos um público tímido no que diz respeito a bandas nacionais que fazem música autoral. Não cabe aqui uma discussão sobre "cover VS. música própria", cada um tem o seu espaço, mas ainda vejo o público muito restrito a eventos de banda cover. Tu não faz ideia do meu alívio e da minha felicidade em ver a pista lotada no dia que fizemos nosso lançamento! Mas sei que isto, infelizmente, ainda está longe de ser um padrão. Outra coisa, e até um toque pra quem curte, tanto a Wild Child, como outras bandas que estão aí tentando um espaço, é não cobrar das bandas que "venham tocar na minha cidade", mas cobrar isto dos seus produtores e casas de show locais! Eles que contratam, nós podemos mostrar nosso trampo, tentar agendar shows, mas quem dá a palavra final é o contratante, não nós! Divulguem o som das bandas que gostam, pressionem neste sentido quem pode levar estas bandas até vocês! Sei que já escrevi demais, mas uma ultima coisa que gostaria de frisar é o seguinte: Casas de show, tratem seus músicos com respeito e profissionalismo! Parem de mendigar pra banda baixar o cachê, parem de oferecer meia dúzia de cervejas e umas garrafas de água pro vocalista! Não fiquem de cara feia quando uma banda lhes disser o preço do seu cachê! A maioria de nós que faz música e tem noção do próprio trabalho cobra de forma justa! Nós, seja com som próprio ou cover, é que te ajudamos a bombar a sua casa de show ou o seu bar!
A banda existe há quanto tempo e quando começou o processo de criação de vocês?
A banda existe desde 2006, e até onde sei o processo de criação começou junto com a banda. Eu assumi o vocal em 2010, mas todas as músicas que gravei já estavam prontas na ocasião.
Eu e o Thiago, que somos os "mais novos de casa" contribuímos no processo criativo meio que "lapidando" o que já havia sido feito conforme nossas funções na banda. Tiago, que entrou na banda antes de mim, chegou a compor 2 músicas com eles se não me engano, mas eu apenas gravei o que já estava pronto, claro, adequando à minha voz. Deu um certo trabalho, pois o meu timbre é bem mais agressivo que o do vocalista anterior. Inclusive, quem tem um ouvido mais "sensível" até pode notar isto em algumas músicas, mas gostei do resultado final mais do que esperava!
A banda teve quantas formações até chegar na atual?
Foram 4 formações, se não me falha a memória. Vou ficar lhe devendo o nome dos outros integrantes por não lembrar de todos, mas na primeira formação, tinha um tecladista, que até onde sei durou pouco tempo, o vocalista foi substituído logo no começo, eu acho, e se manteve o baixista. Depois com outro vocal, o baixista anterior saiu e entrou o Thiago. Por fim, a banda se fixou no momento comigo no vocal, Thiago no baixo, Felipe na batera e o Marcelo na guitarra. Pra ser franco, sempre gostei desta formatação mais simples de banda, tendo apenas o necessário.
Vocês se sentem preparados para encarar a estrada e fazer uma tour?
Acredito que posso responder tanto por mim, como por toda a banda que sim.
Os guris estão em ótima forma, tocam pra cacete a semana toda com seus outros projetos, estão bem afiados. O único vagal da banda que só pratica cantando no banheiro durante a semana sou eu! Hahahahah!
Mas mesmo assim, tento me manter também preparado pra tudo, apesar de ter tido uma queda no meu rendimento por causa de um falecimento em família que me afastou por umas semanas, me impedinddo de praticar um pouco mais.
Quais são os planos pra divulgar mais o trabalho de vocês (que está muito bom por sinal!)?
Bom, antes de mais nada te agradeço pelo elogio! A gente fica muito feliz em ver este retorno positivo em relação ao nosso trabalho!
Gostaríamos de ter feito um CD físico, mas por falta de verba não rolou… A galera tem cobrado isto, mas infelizmente acabou sem inviávvel para a banda, ao menos até que tenhamos talvez uma produtora, ou até uma gravadora interessada. (Sonha Erik!) hahahahaah!!
Portanto, o mellhor que temos feito é divulgar o CD que está totalmente free para download no nosso site oficial, que agora está reformulado com todas as informações da banda lá. Temos usado muito as redes sociais, sempre atualizando o que temos feito intensamente.
Sempre postamos também vídeos, tanto no canal oficial da banda como nos canais pessoais de cada interrgrante, com ensaios, alguns covers, etc…
E óbviamente, por eu ter uma certa exposição na internet, aproveito também os meus espaços virtuais pra divulgar sempre que possível.
Temos planos de em breve lançar uma versão "ao vivo em estúdio" do CD, até pra poder testar o equipamento de gravação do estúdio do Marcelo (MGC Estúdio, pra quem tiver banda e quiser ir conhecer) e ainda estou enchendo o saco dele pra também gravar uns vídeos pra galera com os solos das músicas, sugestão da galera por sinal! Quero ver se rola fazer o mesmo com o Thiago e o Felipe. Acho que seria divertido ver os guris tocando "de verdade" e de perto!
Então é isso meu guri!
Obrigado pela oportunidade de falar um pouco sobra a Wild Child, e também por nos ajudar a divulgar o que temos feito.
E esperamos a galera nos próximos shows!
DOWNLOAD CD "Inside My Mind":
http://www.wildchild.com.br/download/InsideMyMind.zip
LINKS RELACIONADOS
Twitter: @wildchildbr
Site oficial: http://www.wildchild.com.br
Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/wildchildbr
Band profile: http://www.facebook.com/wildchildbr/app_2405167945?ref=ts
Youtube: http://www.youtube.com/user/wildchildofficial/videos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps