Matérias Mais Lidas


Sevens Horizons: entrevista com o vocalista Celso de Freyn

Por Nelson Paschoa
Fonte: Rockin' The World Web Zine
Postado em 23 de agosto de 2010

Publicado originalmente no Rockin' The World Web Zine.

CELSO DE FREYN foi vocalista da banda STAUROS em uma das melhores fases da banda. Há seis anos morando na Itália, Celso agora está atuando como vocalista da banda SEVEN HORIZONS, que entre setembro e novembro estará fazendo alguns shows pelo Brasil. Confira nesta entrevista exclusiva maiores detalhes da carreira de CELSO DE FREYN e dos shows desta tour.

Nelson Paschoa - Até hoje você ainda é muito lembrado por sua passagem pela banda STAUROS. Conte como foi esta experiência.

Celso de Freyn – Foi uma experiência muito boa, teria que escrever um livro pra descrever tudo aquilo que fizemos desde a primeira formação. Dois CDs maravilhosos, um selo discográfico que ajudou a lançar a banda em todo o país, mais de 150 shows, centenas de autógrafos e fotos com os fãs, mais de 50 mil CDs vendidos em todo o território nacional, artigos em revistas e jornais, entrevistas na televisão e em FM's, viagens importantes, shows marcantes com grupos como OFICINA G3, RESGATE, KATSBARNÉA, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Coisas que marcaram, por exemplo, uma vez nos tocamos em Campo Grande com o Oficina G3 na época do Manga, cara no meio do show deles o Manga me chama pra cima do palco pra cantar com ele "Glória, glória aleluia", meu, mais de cinco mil pessoas lá em baixo. A mesma coisa rolou em Joinville na época do PG. Uma vez a gente viajou pra São Paulo para participar de uma reunião com as bandas da Gospel Record. Rolou ali um almoço e podemos confraternizar com a galera do Atos 2, pessoal da Renascer Preise, Resgate, Oficina entre outros. Foi nesse tempo em que a gente começou a viajar de avião pra vários lugares. A minha primeira viagem de avião foi pra Belém do Para, foram cinco horas de viagem, inúmeras vezes ficamos hospedados em ótimos hotéis. Muitas vezes no mesmo hotel onde ficaram as bandas de nome que iriam tocar com a gente. Algumas vezes almoçamos juntos e confraternizamos com os mesmos. Cara, realmente, foram grandes e inesquecíveis os momentos em que Deus me proporcionou no tempo em que estive com eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Mas o que realmente marcou foi como Deus nos usou pra quebrar grilhões, e espalhar o bom perfume de Cristo. Ate hoje recebo emails de pessoas contando testemunhos de salvação e libertação através das musicas do "Sentido da Vida" e o "Marcas de um tempo" é incrível a quantidade de pessoas que me escreve contando como foi tocado através das letras dos CD's ou até mesmo nos shows. Uma vez eu recebi um email de uma pessoa que havia se convertido no show em Brasília e alguns anos depois era um pastor. Outros se reconciliaram com Deus através do nosso ministério. Foi um tempo de muita unção. As bandas daquela época tinham uma pegada com Deus de uma forma muito mais intensa que agora. Mas Deus vai fazer a mesma coisa através do Seven Horizons na Itália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

NP – Pode dizer por que deixou a banda? Tem algo ligado a sua mudança para Itália?

Fui para a Itália pra ficar três meses e voltar. Mas quando cheguei lá logo vi as necessidades das igrejas de pessoas disponíveis para a obra, durante os três meses que fiquei ali eu senti uma grande convicção de que deveria continuar ajudando. Eu me sentia muito mais útil para o Senhor estando lá. O Stauros era uma grande banda, mas mesmo sendo muito conhecida não conseguia fazer tantos shows. Hoje depois de seis anos fora do Brasil pensei em encontrar um país mais preparado para este movimento. Cara, infelizmente o que eu vi nestes últimos três meses fazendo contatos e ouvindo a opinião de muitos é que o movimento Christian Metal aqui está ainda mais fraco. Só grandes nomes conseguem fazer alguns shows. Infelizmente parte da culpa é nossa mesmo. Estamos comprando muito menos materiais das bandas, as nossas igrejas estão investindo muito pouco nos grupos e os poucos roqueiros que temos na cena não tem dinheiro pra pagar nem o ingresso para assistir as bandas. Ai fica quase impossível, mas mesmo assim existem os remanescentes que não olham para as circunstâncias, mas crê que Deus pode mudar esta realidade. Pois é mano, estas coisas já me deixavam desanimado naquela época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

NP – Como aconteceu sua entrada no SEVEN HORIZONS?

A minha entrada no Seven aconteceu por acaso. Depois de ser contactado para ir a Londres como vocalista em uma apresentação do grupo e depois de ser convidado para gravar o CD, chegou também a proposta para assumir os vocais da banda. Só que nesta época eu já estava me organizando pra voltar para o Brasil. Mesmo depois de ter gravado o CD e de constatar que o resultado final ficou surpreendente em relação à Demo apresentada no inicio. Mesmo depois de ter conhecido os músicos e feito um boa amizade com eles, eu ainda persistia em voltar para o Brasil e montar um grupo metal, sem ter nenhum vinculo com o Seven. Foi bem nos últimos dias que eu tomei a decisão de ficar no grupo definitivamente e para selar esta união resolvi organizar esta turnê no Brasil. O motivo pelo qual eu relutei em ficar no grupo foi que em primeiro lugar o estilo não me agradava tanto e nem a forma de composição com muitos teclados, poucos rifs pesados de guitarra e muitas linhas super baixas de voz. O outro motivo é que eu estava com a idéia fixa de ou voltar para o Stauros ou dar continuação no projeto do Venâncio "VIDEVOX" ou de repente montar uma banda como eu sempre quis. Bem, as coisas com o VIDEVOX não deram certo e ate onde sei o Stauros está muito bem como está. Pouco antes de decolar para o Brasil eu já havia decidido ficar e apostar no grupo. A continuação no mesmo vai depender da composição das próximas músicas. Se continuar no mesmo estilo como está agora eu não vou conseguir continuar. Nunca gostei de Jethro Tull. Prefiro mais um Mister Big, ou ate mesmo no estilo do Oficina G3, não é mal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Quais são as referências musical da banda?

Cara, o Giordano que é o principal fundador da banda define as referências como sendo DREAM THEATHER, PETRA, NEAL MORSE, METALICA, EMERSON, LAKE & PALMER, SATRIANI, etc. Mas eu acho que a presença de JETHRO TULL é muito marcante nas músicas especialmente aqueles rock progressivos dos anos 70/80 cheios de teclados e efeitos. O que não era absolutamente o meu estilo.

Fale deste primeiro CD da banda.

Este CD foi criado pelos fundadores da banda. Giordano Thomas e Riccardo Oneto, com alguma participação do guitarrista Gianluca Russo. Eu não tive a possibilidade de fazer as linhas melódicas porque quando cheguei o CD já estava pronto. Ou seja, eles tinham uma demo. Mesmo assim, ouvindo o vocal do CD você percebe que é dividido em duas partes. As linhas extremamente baixas e aquelas altas. As linhas melódicas altas fui eu quem criou no próprio estúdio pois era impossível manter as linhas originais da demo. As linhas baixas menos feias eu acabei mantendo pra fazer a vontade deles. Foi difícil mexer nas músicas pois pra eles era uma coisas já acabada, só que se eu te mostro a demo e o CD finalizado você não acreditaria. A coisa interessante é que enquanto eu estava gravando o vocal de repente eu colocava algumas frases improvisada mais power, meu, ficava alucinante e a galera que estava ali pirava. Tanto que quando estávamos indo já da metade do CD pra frente o Giordano sempre me dizia: "Celso, fica à vontade pra mudar alguma coisa nessa parte", bem foi uma briga porque eles queriam manter o CD meio tipo Jethro Tull sem tantas influencias de heavy metal, mas como eu sou teimoso, acabei conseguindo colocar um pouco daquilo que eu sabia fazer melhor. Esse CD é só o começo de uma grande história, o melhor ainda esta por vir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Encontrou alguma dificuldade de seguir com banda sendo brasileiro em um país com idioma e cultura diferente?

No início eu senti muita dificuldade na comunicação por dois motivos. Eles são muito jovens e brincam o tempo todo entre eles fazendo brincadeiras que quase sempre eu não entendia, mesmo com seis anos de Itália. O outro motivo é que tudo acontecia numa velocidade muito grande, só sendo italiano ou tendo crescido e estudado ali pra acompanhar em real time. Quase sempre eu ria fazendo de conta que tinha entendido a brincadeira pra não ficar sem graça. Só que depois eu me enchi com isso e expliquei pra galera que reduzisse um pouco a velocidade e me explicasse o contexto daquilo que eles estavam falando porque eu queria rir também (risos). Isso foi no início, depois melhorou bastante. Sabe como é, eu já estou chegando na casa dos "entas" e conseqüentemente é normal que eu me comunique melhor com pessoas da minha geração (risos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Como é a cena rockeira na Itália?

No meio não cristão é bem difundido, tipo assim é normal um jovem italiano gostar de rock, quase todos curtem, não tem essa coisa de um jovem italiano ter um CD no carro de música sertaneja ou qualquer um desses estilos bregas que é comum por aqui. La ser roqueiro é normalíssimo, enquanto que o roqueiro aqui é doidão, maluco, etc. Só que em se tratando de Christian Metal, é raro, ninguém conhece. Nós, como Seven Horizons, estamos abrindo as portas lá na Itália também pra este tipo de trabalho. Dá pra contar nos dedos mas tem umas poucas bandas na Europa que estão desbravando este campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

No caso das bandas cristãs, existe alguma diferença marcante com relação ao Brasil?

A diferença marcante é o objetivo. Lá as poucas bandas que existem levam este trabalho como missão, ministério, chamado, etc. São muito sérias, objetivas e fazem com o coração voltado para o evangelismo. É claro que as bandas de lá investem também em qualidade, divulgação etc., mas o fim é sempre levar a palavra. Você pode me dizer, mas Celso, aqui também é assim. Pouquíssimas bandas aqui pensam assim. A maioria aproveita esta estrada pra se promover, algumas encaram até como profissão etc. As bandas que fizeram história e conquistaram um espaço aqui e no exterior foram aquelas cujos membros se consagraram, e quando pararam de se consagrar simplesmente sumiram ou deixaram de existir. Deus tem zelo por esta obra. Tem gente que pensa que isso é uma moda e que já passou. Não é verdade, Deus ainda não desistiu de salvar os malucos desse mundo e vai levantar qualquer pessoa que tenha um coração sincero perante ele. Esta semana eu fui visitar a Gólgota, uma igreja de maluco cujo pastor é um grande amigo meu de longas datas. Guitarrista da primeira banda de rock que eu participei. Eu fui lá em Curitiba e vi o inicio daquela igreja. Tipo iniciou em uma casa de um dos membros com alguns malucos... Hoje, nove anos depois, nove anos de persistência, lutas e muita garra a igreja do Pr. Pipe conta com mais de 100 membros, situada no centro da capital do Paraná. Sabe o que é isso? Isso é Deus dizendo: "Há esperança". Ele ainda não desistiu de nos usar como ferramentas para levar salvação pra essa galera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há muitas bandas cristãs de metal na Itália?

Como eu já citei antes, não. Há realmente pouquíssimas. As únicas duas que eu conheço foram aquelas em que eu participei. O ALTRIPERCORSI e o SEVEN HORIZONS. Tem outra que não é tão conhecida, mas é muito boa. Todos os integrantes daquela banda não eram crentes e era a banda cover oficial do MEGADETH, reconhecido pelos mesmos. O vocalista se converteu e pouco a pouco levou toda a banda pra Jesus. Logo depois lançaram um álbum com letras cristãs. A banda é de Milão, se chama BOARDERS, já tocamos juntos duas vezes, o vocal impressiona com o timbre de voz e com a unção palpável que se sente na voz dele. Ouça a música: "True Rebellion". Quero ver se trago materiais das duas bandas para disponibilizar na nossa turnê.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Vocês estão com alguns shows marcados no Brasil. Está ansioso por voltar a sua terra?

Olha, Nelson eu na verdade já estou em Curitiba há quase dois meses, e estou na correria pra fechar os shows da turnê. Por agora estamos com algumas datas na manga. Algumas já confirmaram. Segue a lista das cidades.

07 de Setembro - Salvador/BA--------------Show
08 de Setembro -Vítória da Conquista/BA -- Show
17 de Setembro - Brasília/DF----------------DESPERTAR BRASILIA
25 de Setembro - Recife/PE------------------Marcha pra Jesus
02 de Outubro – Guarulhos/SP--------------Over Rock
09 de Outubro – São Paulo/SP---------------Crach Church
11 de Outubro – Curitiba/PR-----------------Gólgota
16 de Outubro - Curitiba/PR-----------------Bola de Neve
23 de Outubro – Pato Branco/PR----- -------Igreja Menonitas/ Teatro Municipal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Qual a sua expectativa quanto a estes shows por aqui?

No início a expectativa era grande e alta. Mas agora, depois de passar inúmeras horas na frente do computador e contatar mais de 100 pessoas, se a gente fizer sete shows já vamos levantar as mãos pro alto. Só com as despesas garantidas.

Ainda há algumas datas disponíveis neste tour, para quem está interessado em contar com Seven Horizons, o que deve ser feito?

Sim, há muitas datas. Se alguém tiver interessado é só entrar em contato através do email – [email protected]
Maiores informações a respeito do grupo é só acessar qualquer um dos seguintes sites:

http://www.myspace.com/7horizons
http://www.myspace.com/defreyn
http://celsodefreyn.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/celsodefreyn
http://twitter.com/celsodefreyn

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Muito obrigado por sua atenção Celso, espero vê-los ao vivo por aqui.

Eu é que agradeço pela oportunidade que você está dando da gente poder passar pra galera ae um pouco da nossa história. Obrigado por tudo e que Deus te abençoe de forma poderosa.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Nelson Paschoa

Ano de nascimento: 1977. Profissão: Técnico em edificações. Outras atividades: Jornalista amador, músico amador, blogueiro e em outros tempos locutor de rádio. No momento venho mantendo o blog Rockin' The World. Curto rock em geral desde os 13 anos, o metal veio mais tarde aos 19, tendo como preferência o gothic rock, glam rock, gothic metal e doom metal. Bandas preferidas: Queen, Saviour Machine, Stryper, The Awakening, Teatre of Tragedy, Scorpions, Queen, Epica, Nightwish entre outras.
Mais matérias de Nelson Paschoa.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS