Andre Matos: banda elege o Top 3 das gafes no metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Adriana Farias, Fonte: PlayTV
Enviar Correções  

Depois de passar pelo Viper e fundar o Angra e o Shaman, o vocalista Andre Matos segue sua promissora carreira solo com o lançamento do disco "Mentalize" ao lado de André Hernandes (guitarrista), Fabio Ribeiro (tecladista), Eloy Casagrande (baterista) e dos irmãos Hugo (guitarrista) e Luiz Mariutti (baixista).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A repercussão do disco, que sai no Brasil na segunda quinzena de setembro, já chegou aos ouvidos de Bruce Dickinson. O vocalista do Iron Maiden tocou uma das faixas de "Mentalize" durante o programa de rádio "Friday Rock Show", o qual apresenta desde 2002 na BBC 6 Music. "O álbum é um coquetel intrigante de power metal, ritmos latinos e até um pouco de flamenco. Excelente!", disse Bruce Dickinson. Será que o frontman da donzela de ferro acertou os ingredientes de "Mentalize"? "Se o Bruce achou isso do meu disco, quem sou eu para falar o contrário?" diz Andre Matos durante o programa Combo Fala + Joga, na PlayTV.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como um letrista de mão cheia, o músico procurou se desvincular do clichê de temas e ilustrações épicas que rondam o heavy metal e trouxe um projeto gráfico diferente para o novo disco. "A capa, com o artifício do labirinto e o símbolo da banda no centro, tem toda uma questão filosófica", explica o vocalista que também teoriza sobre a temática de "Mentalize". "Eu gosto muito de ver programas científicos na televisão e una isso com a pegada de física quântica. Se você prestar atenção nas letras vai ver uma série de questionamentos que fogem do lugar comum que permeia a temática no metal", adverte o músico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como o reduto tradicional do heavy metal é a Europa, "Mentalize", sucessor de "Time To Be Free" (2007), foi mixado e masterizado na Alemanha por dois grandes nomes do metal europeu: Sascha Paeth, velho amigo do músico nos tempos de Angra, e Miro Rodenberg. "Quando se faz um produto que vai competir lá fora você tem que se adequar ao padrão deles", explica Andre Matos. De acordo com a banda, os europeus têm um know how maior quando se trabalha com metal.

Metal versus Mídia

Com uma carreira de mais de 20 anos de estrada, Andre Matos já rodou os quatro cantos de mundo e pode observar como o heavy metal é tratado nos mais diferentes países. O músico explica que o jornalismo musical praticado no Brasil é um caso a parte. "A relação do metal com a mídia brasileira é terrível. Isso vem desde o Rock In Rio quando criaram o termo metaleiro que é a mesma coisa que chamar um motociclista de motoqueiro", declara o vocalista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para os músicos, a grande mídia ainda não entende bem o estilo e prefere focar numa peculiaridade negativa do artista ao invés de tentar definir a qualidade da música e achar o tom certo do texto. "A imprensa tem uma visão deturpada, exagerada e caricaturizada do fã de metal", explica Andre Matos que também questiona a falta de conhecimento dos subgêneros existentes no metal. "As pessoas confundem heavy metal com punk e dark. Aliás, a Rede Globo gosta muito de falar nesse termo, ‘dark’".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Durante a entrevista à PlayTV, Andre Matos e sua banda ainda elencam o Top 3 das gafes que já rondaram o estilo. "O Judas Priest veio tocar no Rock in Rio e eles estavam lançando o disco ‘Painkiller’ e o jornalista da Globo, tentando traduzir o título do disco, disse: ‘Agora, Judas Priest com Painkiller: Analgésico!’ Dá para acreditar nessa tradução?", disse incrédulo o guitarrista Hugo Mariutti. Para incrementar a lista veio Andre Matos contando outra pérola durante o Rock in Rio. "O público, ansioso para a próxima apresentação, começou a gritar pedindo mosh, que é muito comum nos shows de metal. Aí vem o Pedro Bial (jornalista da Rede Globo) e diz: ‘A galera está ensandecida e a palavra de ordem agora é morte!’, conta em meio a gargalhadas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o número um do Top 3 das gafes ficou por conta da cobertura da morte do vocalista Ronnie James Dio. Uma emissora usou as imagens de Ozzy Osbourne, ex- vocalista do Black Sabbath assim como Dio, para pautar a morte do músico. "Eles acharam que o Ozzy estava partindo também e resolveram colocar a imagem dele", ironiza o guitarrista.

Combo Fala + Joga com Andre Matos e banda
Dia e horário: 02/08 às 22h
Reprise: 03/08 às 6h 30, 12h e 17h

PlayTV é o canal 86 da SKY e 30 (analógico) ou 430 (digital) da Oi TV. Além disso, pode ser vista gratuitamente, por streaming, no site www.playtv.com.br.

Reveja o vídeo da gafe envolvendo o vocalista Dio neste link:

Gafe: imagens de Ozzy para cobrir morte de Ronnie James DioGafe
Imagens de Ozzy para cobrir morte de Ronnie James Dio

Releia a reportagem "Interessa mostrar que o metal tem cara feia" neste link:

Jotabê: "Interessa mostrar que o metal tem cara feia!"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admiraBruce Dickinson
Vocalistas que ele respeita e admira

Playback.FM: saiba qual a música mais tocada nas rádios no dia que você nasceuPlayback.FM
Saiba qual a música mais tocada nas rádios no dia que você nasceu


Sobre Adriana Farias

Nascida em São Paulo, Adriana Farias é jornalista pela PUC-SP e autora do livro-reportagem ¨London Calling - histórias de brasileiros em Londres¨. A jornalista já foi produtora na RedeTV! e repórter da emissora PlayTV na área cultural, locais em que coleciona entrevistas importantes com grandes nomes do heavy/rock nacional e internacional, como Joey DeMaio (Manowar), David Bryan (Bon Jovi), Crashdïet, Kings of Leon, The Dickies, Kid Vinil, Angra, Sepultura entre outros. Com apenas 16 anos a autora deu início a sua colaboração ao Whiplash!, entre suas reportagens mais importantes constam os textos analisando a grande imprensa no quesito heavy/rock e a cobertura de mega shows no Brasil e na Europa. Atualmente, a jornalista tem uma dupla jornada como editora de texto na TV Cultura e repórter na Folha de S.Paulo. Entre em contato com a jornalista no blog meonthestreet.

Mais matérias de Adriana Farias no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336