Jordan Rudess - Novo tecladista do Dream Theater.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por André Pase
Enviar correções  |  Comentários  | 

Entrevista realizada com Jordan Rudess, novo tecladista do Dream Theater.

1030 acessosDream Theater: "Pull Me Under" é a mais importante da banda5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal

Whiplash! / Quando a sua amizade com o Dream Theater começou? Eu sei que você trabalhou no Liquid Tension Experiment (com John Petrucci e Mike Portnoy), mas o que ja havia acontecido antes disso?

Rudess / A uns 4 anos atras eu participei de uma audição com o Dream Theater. Foi uma oferta muito interessante para mim num certo aspecto. Eu não estava familiarizado com a música da banda antes porém após ouvi-la e pesquisar informações sobre o Dream Theater eu fiquei muito entusiasmado sobre a possibilidade de integrar o grupo. A minha banda Rudess/Morgenstein Project saiu em turnê com o Dream Theater duas vezes pela Europa e nós também abrimos para eles varias datas fora de turnê pelos Estados Unidos.

Whiplash! / O fato de você ser um membro do Dream Theater agora vai de alguma forma afetar o LTE2?

Rudess / Bem, o LTE2 já está pronto. Então, a única coisa que isso vai afetar é o futuro. Esta parte é desconhecida no momento.

Whiplash! / Você vai fazer parte do processo de composição do novo álbum ou já esta tudo pronto?

Rudess / Eu estou realmente esperando fazer parte do processo de composição. Como nos estabelecemos no LTE, eu tenho uma química harmônica e melódica muito legal com o Sr Petrucci e com o Sr Portnoy.

Whiplash! / Quais são as suas maiores influências? Algum tecladista em especial? Eu vou mencionar alguns nomes e gostaria que você falasse o que você pensa sobre eles.

Whiplash! / Keith Emerson (ELP)

Rudess / Uma grande influência! Eu adoro os acordes suspensos que ele trouxe para o rock!

Whiplash! / Rick Wakeman

Rudess / Eu adorei a maneira como Rick trouxe elementos de Bach para o Rock. Six Wives of Henry the Eighth é um clássico para mim!

Whiplash! / Jon Lord (Deep Purple)

Rudess / O cara do orgão mais legal do Rock. Ele tem um rítmo maravilhoso. Muito inspirador.

Whiplash! / Jens Johansson (Stratovarius)

Rudess / Mais um tecladista maravilhoso.

Whiplash! / Kevin Moore (ex-DT)

Rudess / Eu acho que o Kevin é um tecladista excepcional. Se encaixava maravilhosamente na música do Dream Theater naquele período.

Whiplash! / Richard Wright (Pink Floyd)

Rudess / Eu certamente sou um fã do Pink Floyd! Ele se encaixa perfeitamente na banda! Eu fui influenciado também por Patrick Moraz. Ele é a razão para eu ter comprado um Mini Moog. Incluo também Jan Hammer , com quem eu tive o privilégio de ter excursionado.

Whiplash! / Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que escolher 5 CDs para levar consigo, quais seriam eles?

Rudess / Hendrix / Electric Ladyland, Pink Floyd - Dark Side Of the Moon, Yes - Close To the Edge, Genesis - Trick Of the Tail, King Crimson - Court of the Crimson King.

Whiplash! / Qual é o álbum e a música do Dream Theater que você mais gosta?

Rudess / Eu gosto de muito de tudo! Take The Time fica na minha cabeça sempre! Pra falar a verdade eu gosto de partes diferentes de todos os álbuns. E eu gosto bastante do Falling Into Infinity...

Whiplash! / O Dream Theater gosta de fazer algumas covers, como Tears (Rush), In The Flesh (Pink Floyd), Damage Inc. (Metallica) e muitas outras... O que você acha disso? Que músicas você gostaria de tocar?

Rudess / Isso é legal e pode ser divertido. Mas estou mais interessado nesse momento em ajudar a traçar o futuro da música do Dream Theater.

Whiplash! / O que você acha do novo estilo das bandas de metal, tais como Rammstein, Korn, Fear Factory e etc? E sobre o conceito de que o Heavy Metal tradicional está morto?

Rudess / Eu nao estou interessado nessa nova geração do heavy metal então fica difícil de responder essa pergunta diretamente. Entretanto vou dizer que eu adoro a veia metal do John Petrucci que enfatisa os conceitos musicais do DT. Eu mesmo fui um grande fã de Black Sabbath, Rush, AC/DC, Judas Priest e etc...

Whiplash! / Voltando ao Dream Theater, você acha que os fans vão querer que você soe como Kevin Moore? Eu pessoalmente creio que o Liquid Tension Experiment te deu um monte de crédito junto aos fans.

Rudess / Parece que os fans gostam mais da banda com o Kevin. Eu acho que o meu estilo é mais próximo com o dele do que com o do Derek Sherinian (antecessor de Rudess na banda), mas mesmo assim é muito diferente. Eu estou muito envolvido com sintetizadores e as possibilidades sonoras que eles tem. Eu gostaria de trazer novas cores para a nossa música. Vamos abrir nossas mentes e nos preparar para o rock progressivo no próximo milênio. Esse é o meu principal interesse! Vai ser demais!

Whiplash! / Quais dificuldades técnicas (se alguma) você acha que vai encontrar ao tocar com o Dream Theater? Existe alguma música que você considera muito difícil de tocar?

Rudess / Existem certas passagens que eu não consideraria como "fáceis". Porém, se comparadas ao repertório de piano de Listz ou de algumas peças de Chopin que eu toco, muito da música do Dream Theater (mesmo maravilhosa como é) não são tão tecnicamente complicadas.

Whiplash! / Uma mensagem para os fans brasileiros?

Rudess / É muito excitante me tornar parte de um grupo que eu respeito tanto! Eu vou trabalhar muito para ajudar a manter a integridade do estilo que todos nós gostamos, enquanto vou empurrar todos para alcançarmos níveis ainda mais altos de conexão com os nosso maiores objetivos musicais! Eu espero que todos vão fechar os seus olhos e nos mandar uma forte energia para o futuro. O fato de existirem tantos de vocês que se importam tão profundamente com a música significa muito para mim! Obrigado! Vejo vocês todos no Brasil!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Dream TheaterDream Theater
"Pull Me Under" é a mais importante da banda, diz Petrucci

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dream Theater"

Dream TheaterDream Theater
Uma lista com os melhores riffs da banda

Haja penteHaja pente
Os músicos mais cabeludos do Rock e Heavy Metal

Mike PortnoyMike Portnoy
O outro lado da saída do Dream Theater

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Dream Theater"

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Quem são as pessoas e quais os objetos da capa?

Pink FloydPink Floyd
As 10 melhores escolhidas pela UCR

5000 acessosGosto Musical: artistas falam do que devia ser banido para sempre5000 acessosFotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead5000 acessosOs dez maiores picaretas da música internacional5000 acessosMegadeth: "Gar Samuelson tornou Peace Sells um clássico"5000 acessosMotorhead: funeral de Lemmy está disponível na íntegra no Youtube5000 acessosGhost: Papa é acusado de tentar fazer banda virar carreira solo

Sobre André Pase

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Pase no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online