O que é a "Sarça Ardente", evento bíblico descrito em "Creeping Death" do Metallica
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de maio de 2024
O êxodo é a parte da Bíblia do Antigo Testamento que descreve como foi a migração dos hebreus do Egito, onde eram escravizados pelo faraó, para a Terra Santa, que viria a ser Israel. Quem liderou esse processo foi o profeta Moisés e essa história começou quando ele avistou a sarça ardente no topo do Monte Sinai.
Esse evento é contado pelo Metallica no hit "Creeping Death", do álbum "Ride the Lightning". Lá James Hetfield canta sobre o "Bush of Fire", que é como o termo é conhecido na língua inglesa.
Essa sarça é uma espécie de arbusto ou árvore pequena que Moisés avista no topo do Monte Sinai, região do Egito que ele habitava após ter fugido da corte do faraó, onde foi criado como príncipe.
Vivendo entre o povo da montanha, certa vez ele avistou um ponto de luz forte no topo do monte e decidiu escalar até lá para conferir o que era. Ao se deparar com a árvore em chamas, percebeu que ela queimava, mas não se consumia.
Foi então que Moisés ouviu a voz do Deus dos Hebreus vindo da árvore e se comunicando com ele. O pedido era claro: ele deveria voltar para as imediações da capital egípcia e convencer o faraó a libertar os hebreus para que eles retornassem para a Terra Prometida. A sarça ardente cumpre esse papel de servir como espécie de porta-voz de Deus para enviar a mensagem para Moisés.
Depois desse episódio, ele e sua família voltam para a capital. Ele confronta o faraó, mas ele não aceita libertar os escravos hebreus. Eis que Deus envia, então, várias pragas para convencer o faraó. Essa passagem também está presente em "Creeping Death", como quando Hetfield canta sobre o "Sangue correndo vermelho", fazendo referência às águas do Rio Nilo, que foram transformadas em sangue numa das pragas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps