Metallica: 10 curiosidades interessantes sobre os quatro cavaleiros
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de janeiro de 2022
O Metallica é um dos maiores nomes da história do metal. Fundado em 1981, por James Hetfield (guitarra/vocal) e Lars Ulrich (bateria), o quarteto lançou discos que se tornaram clássicos absolutos da música pesada, com destaque especial para os cinco primeiros, lançados entre 1983 e 1991.
Como falar sobre Metallica nunca é demais, este redator que vos escreve preparou uma lista com dez curiosidades interessantes dessa lendária banda, que continua firme e forte em sua trajetória. Boa leitura!
1 – Robert Trujillo é o baixista que passou mais tempo com a banda, pois integra o quarteto desde 2003. Jason Newsted ficou 14 anos na banda (1987-2001), enquanto o saudoso Cliff Burton foi membro do quarteto entre 1982 e 1986.
2 – Apesar de ter bastante tempo de casa, Trujillo é o baixista que menos gravou material de estúdio. O músico tocou baixo em apenas dois álbuns do Metallica, "Death Magnetic" (2008) e "Hardwired... To Self-Destruct" (2016). Seu antecessor Jason Newsted tocou em cinco discos ("...And Justice For All", "Metallica", "Load", "Reload" e "Garage Inc.") e Cliff Burton, em três ("Kill 'Em All", "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets").
3 – Ainda falando sobre baixistas, Jason Newsted passou 14 anos com a banda, mas é creditado como compositor em apenas três músicas: "Blackened", "My Friend Of Misery" e "Where The Wild Things Are".
4 – O Metallica gravou muitas músicas longas durante a sua carreira, mas nenhuma das composições próprias atinge os dez minutos. A que mais se aproxima é "Suicide & Redemption". A faixa do álbum "Death Magnetic" tem 9 minutos e 57 segundos de duração.
5 – A música mais curta escrita pelo Metallica é "Motorbreath", terceira faixa de "Kill 'Em All", com 3 minutos e 7 segundos.
6 – Dave Mustaine, guitarrista/vocalista/líder do Megadeth, foi guitarrista do Metallica entre 1982 e 1983. O músico é creditado como um dos autores das músicas "The Four Horsemen", "Jump In The Fire", "Phantom Lord", "Metal Militia", "Ride The Lightning" e "The Call Of Ktulu".
7 – Caso você nunca tenha notado, "The Four Horsemen" é uma versão mais "polida" de "Mechanix", faixa do primeiro álbum do Megadeth ("Killing Is My Business... And Business Is Good!", lançado em 1985). Aliás, no ao vivo "Rude Awakening", lançado em 2002, Dave Mustaine diz que "há duas maneiras" de ouvir "Mechanix", "a nossa maneira" e "a maneira deles".
8 – O Metallica já tocou todas as músicas de seus cinco primeiros álbuns em apresentações ao vivo ao menos uma vez.
9 – A música que o Metallica mais tocou é "Master Of Puppets". A faixa-título do terceiro álbum de estúdio já foi tocada 1698 vezes até janeiro de 2022.
10 - "Tuesday's Gone", música da banda Lynyrd Skynyrd, foi gravada pelo Metallica e lançada como faixa do álbum de cover "Garage Inc.", lançado em 1998. A versão contou com uma verdadeira seleção de músicos, que atuaram como convidados. Pepper Keenan (guitarrista e vocalista do Corrosion Of Conformity), Jerry Cantrell (guitarrista e vocalista do Alice In Chains), Sean Kinney (baterista do Alice In Chains), Jim Martin (ex-guitarrista do Faith No More), John Popper (vocalista do Blues Traveler), Gary Rossington (guitarrista do Lynyrd Skynyrd) e Les Claypool (baixista do Primus) participaram da gravação.
Formação atual
James Hetfield: guitarra/vocal
Kirk Hammett: guitarra
Robert Trujillo: baixo
Lars Ulrich: bateria
Discografia
"Kill 'Em All" (1983)
"Ride The Lightning" (1984)
"Master Of Puppets" (1986)
"...And Justice For All" (1988)
"Metallica" (1991)
"Load" (1996)
"Reload" (1997)
"Garage Inc." (1998)
"St. Anger" (2003)
"Death Magnetic" (2008)
"Hardwired...To Self-Destruct" (2016)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps