Pé da Letra: Análise da música "Aerials", do System Of A Down
Por Gabriele Moura
Fonte: Roadie Metal
Postado em 28 de abril de 2016
"Aerials" é uma canção da banda System of a Down presente em seu segundo disco, o Toxicity. A letra trata da liberdade não vista pelos homens. Tem um videoclipe o qual foi dirigido por Shavo Odadjian, o próprio baixista da banda, e David Slade. A canção foi indicada ao Grammy de "melhor performance de hard rock" em 2003. Alcançou a primeira posição das paradas musicais Mainstream Rock Tracks e Hot Modern Rock Tracks da revista Billboard
A primeira estrofe da canção é turbulenta, apresenta, aparentemente, ideias vagas e devaneios do compositor, entretanto ao ouvi-la com calma é possível notar uma mensagem escondida entre os versos, mensagem esta que nos faz refletir sobre nossas atitudes e modo como agimos perante ao mundo. "A vida é uma cachoeira; Nós somos alguém no rio; E alguém novamente depois da queda; Nadando pelo vazio; Nós ouvimos a palavra; Nós nos perdemos, mas achamos tudo". Os dois primeiros versos da canção são meus favoritos, a comparação existente gera uma reflexão que resulta em milhares de possibilidades. Quando é dito que nossa vida é uma cachoeira e nós somos apenas um "nada" em meio ao rio, mostra a imensidão das coisas, que por mais que as coisas estejam difíceis, existem muitos como nós. Não tomo a queda da cachoeira como a morte, mas sim, como a entrada na depressão e o caos, pois quando passamos por momentos assim o conflito interno é pior que a morte, por conta, disso muitos recorrem ao suicídio. Ficamos completamente perdidos quando estamos passando por tal depressão, andamos por ruas movimentadas com vendas nos olhos, sem rumo ou saber o que fazer, mas como diz a canção, isso vai passar.
System Of a Down - Mais Novidades
"Porque nós somos os que querem jogar; Sempre queremos ir mas você nunca quer ficar; E nós somos os que querem escolher; Sempre queremos jogar mas você nunca quer perder". A segunda estrofe aborda nossa bipolaridade. Quando as coisas estão horríveis e nos estamos no fundo da cachoeira pensamos em desistir de tudo e cair ainda mais, mas não fazemos isso, por que por que tudo esteja ruim e aparentemente sem saída ainda temos esperanças que as coisas melhorem.
"Antenas no céu; Quando você perde sua mente pequena você liberta sua vida". A sutileza presente no refrão da ênfase a mensagem que ele trás. Não podemos ir longe, ou viver uma vida livre se mantermos nossas mentes pequenas para novas ideias.
A quarta estrofe diz: "A vida é uma cachoeira; Nós bebemos do rio; Depois nós viramos e erguemos nossos muros; Nadando pelo vazio nós ouvimos a palavra; Nós nos perdemos, mas achamos tudo". Alimentamos-nos do mesmo rio que formamos, isto é, não é exatamente de comida que o autor se refere, mas sim de energias, tanto boas com ruins, e são as energias ruins que nos levam para mais próximo da cachoeira e as boas nos ajudam a construir um murro que, além de barrar as energias ruins, evita de seguirmos rumo para a cachoeira. A segunda estrofe se repete.
O refrão se repete inúmeras vezes
Pé da Letra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A música do Nightwish que mais ganhou interpretações diferentes, segundo Tuomas
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir
O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
A fabulosa canção do AC/DC que teve seu título "roubado" do Led Zeppelin e Rainbow
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti

System of a Down ganha primeiro disco de diamante da carreira com "Chop Suey!"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
"Aerials", do System of a Down, ultrapassa um bilhão de streams no Spotify
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
Pé da Letra: Análise da música "Aerials", do System Of A Down


