Pé da Letra: Análise da música "Aerials", do System Of A Down
Por Gabriele Moura
Fonte: Roadie Metal
Postado em 28 de abril de 2016
"Aerials" é uma canção da banda System of a Down presente em seu segundo disco, o Toxicity. A letra trata da liberdade não vista pelos homens. Tem um videoclipe o qual foi dirigido por Shavo Odadjian, o próprio baixista da banda, e David Slade. A canção foi indicada ao Grammy de "melhor performance de hard rock" em 2003. Alcançou a primeira posição das paradas musicais Mainstream Rock Tracks e Hot Modern Rock Tracks da revista Billboard
System Of a Down - Mais Novidades
A primeira estrofe da canção é turbulenta, apresenta, aparentemente, ideias vagas e devaneios do compositor, entretanto ao ouvi-la com calma é possível notar uma mensagem escondida entre os versos, mensagem esta que nos faz refletir sobre nossas atitudes e modo como agimos perante ao mundo. "A vida é uma cachoeira; Nós somos alguém no rio; E alguém novamente depois da queda; Nadando pelo vazio; Nós ouvimos a palavra; Nós nos perdemos, mas achamos tudo". Os dois primeiros versos da canção são meus favoritos, a comparação existente gera uma reflexão que resulta em milhares de possibilidades. Quando é dito que nossa vida é uma cachoeira e nós somos apenas um "nada" em meio ao rio, mostra a imensidão das coisas, que por mais que as coisas estejam difíceis, existem muitos como nós. Não tomo a queda da cachoeira como a morte, mas sim, como a entrada na depressão e o caos, pois quando passamos por momentos assim o conflito interno é pior que a morte, por conta, disso muitos recorrem ao suicídio. Ficamos completamente perdidos quando estamos passando por tal depressão, andamos por ruas movimentadas com vendas nos olhos, sem rumo ou saber o que fazer, mas como diz a canção, isso vai passar.
"Porque nós somos os que querem jogar; Sempre queremos ir mas você nunca quer ficar; E nós somos os que querem escolher; Sempre queremos jogar mas você nunca quer perder". A segunda estrofe aborda nossa bipolaridade. Quando as coisas estão horríveis e nos estamos no fundo da cachoeira pensamos em desistir de tudo e cair ainda mais, mas não fazemos isso, por que por que tudo esteja ruim e aparentemente sem saída ainda temos esperanças que as coisas melhorem.
"Antenas no céu; Quando você perde sua mente pequena você liberta sua vida". A sutileza presente no refrão da ênfase a mensagem que ele trás. Não podemos ir longe, ou viver uma vida livre se mantermos nossas mentes pequenas para novas ideias.
A quarta estrofe diz: "A vida é uma cachoeira; Nós bebemos do rio; Depois nós viramos e erguemos nossos muros; Nadando pelo vazio nós ouvimos a palavra; Nós nos perdemos, mas achamos tudo". Alimentamos-nos do mesmo rio que formamos, isto é, não é exatamente de comida que o autor se refere, mas sim de energias, tanto boas com ruins, e são as energias ruins que nos levam para mais próximo da cachoeira e as boas nos ajudam a construir um murro que, além de barrar as energias ruins, evita de seguirmos rumo para a cachoeira. A segunda estrofe se repete.
O refrão se repete inúmeras vezes
Pé da Letra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock


System of a Down foi a banda de rock que mais vendeu ingressos na América do Sul em 2025
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
MC Lan apresenta seu lado rock em projeto com músicos do System of a Down e KoRn
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
Pé da Letra: Análise da música "Aerials", do System Of A Down


