Pé da Letra: Análise da música "Aerials", do System Of A Down
Por Gabriele Moura
Fonte: Roadie Metal
Postado em 28 de abril de 2016
"Aerials" é uma canção da banda System of a Down presente em seu segundo disco, o Toxicity. A letra trata da liberdade não vista pelos homens. Tem um videoclipe o qual foi dirigido por Shavo Odadjian, o próprio baixista da banda, e David Slade. A canção foi indicada ao Grammy de "melhor performance de hard rock" em 2003. Alcançou a primeira posição das paradas musicais Mainstream Rock Tracks e Hot Modern Rock Tracks da revista Billboard
A primeira estrofe da canção é turbulenta, apresenta, aparentemente, ideias vagas e devaneios do compositor, entretanto ao ouvi-la com calma é possível notar uma mensagem escondida entre os versos, mensagem esta que nos faz refletir sobre nossas atitudes e modo como agimos perante ao mundo. "A vida é uma cachoeira; Nós somos alguém no rio; E alguém novamente depois da queda; Nadando pelo vazio; Nós ouvimos a palavra; Nós nos perdemos, mas achamos tudo". Os dois primeiros versos da canção são meus favoritos, a comparação existente gera uma reflexão que resulta em milhares de possibilidades. Quando é dito que nossa vida é uma cachoeira e nós somos apenas um "nada" em meio ao rio, mostra a imensidão das coisas, que por mais que as coisas estejam difíceis, existem muitos como nós. Não tomo a queda da cachoeira como a morte, mas sim, como a entrada na depressão e o caos, pois quando passamos por momentos assim o conflito interno é pior que a morte, por conta, disso muitos recorrem ao suicídio. Ficamos completamente perdidos quando estamos passando por tal depressão, andamos por ruas movimentadas com vendas nos olhos, sem rumo ou saber o que fazer, mas como diz a canção, isso vai passar.
System Of a Down - Mais Novidades
"Porque nós somos os que querem jogar; Sempre queremos ir mas você nunca quer ficar; E nós somos os que querem escolher; Sempre queremos jogar mas você nunca quer perder". A segunda estrofe aborda nossa bipolaridade. Quando as coisas estão horríveis e nos estamos no fundo da cachoeira pensamos em desistir de tudo e cair ainda mais, mas não fazemos isso, por que por que tudo esteja ruim e aparentemente sem saída ainda temos esperanças que as coisas melhorem.
"Antenas no céu; Quando você perde sua mente pequena você liberta sua vida". A sutileza presente no refrão da ênfase a mensagem que ele trás. Não podemos ir longe, ou viver uma vida livre se mantermos nossas mentes pequenas para novas ideias.
A quarta estrofe diz: "A vida é uma cachoeira; Nós bebemos do rio; Depois nós viramos e erguemos nossos muros; Nadando pelo vazio nós ouvimos a palavra; Nós nos perdemos, mas achamos tudo". Alimentamos-nos do mesmo rio que formamos, isto é, não é exatamente de comida que o autor se refere, mas sim de energias, tanto boas com ruins, e são as energias ruins que nos levam para mais próximo da cachoeira e as boas nos ajudam a construir um murro que, além de barrar as energias ruins, evita de seguirmos rumo para a cachoeira. A segunda estrofe se repete.
O refrão se repete inúmeras vezes
Pé da Letra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
O Queen pode voltar à estrada para uma nova turnê? Baterista Roger Taylor responde
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Sharon Osbourne relembra Ozzy Osbourne, falecido há um ano; "Ele era genuíno"
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito

System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Baixista da banda pré-System of a Down foi demitido por "não ser revoltado"
Pé da Letra: Análise da música "Aerials", do System Of A Down


