Sweet Home Alabama: O hino absoluto do Rock Sulista
Por Paulo Pontes
Fonte: Kontratak Kultural
Postado em 28 de julho de 2014
Há 40 anos, um septeto de Jacksonville, Flórida, lançava o seu segundo álbum, "Second Helping", e de quebra, entrava para a história do rock com um hino absoluto. Sweet Home Alabama tornou o Lynyrd Skynyrd uma das maiores instituições do chamado Southern Rock.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Em seu disco de estréia, lançado em 1973, a banda liderada pelo vocalista Ronnie Van Zant, mostrou ao mundo qual era a pronuncia correta do nome Lynyrd Skynyd, "Pronouced ‘Leh-Nerd Skin-Nerd’", álbum que trazia a épica Free Bird, um clássico com quase dez minutos, que privilegiava o ponto forte da banda, a formação com três guitarristas, Gary Rossington, Allen Collins e Ed King, cada um com características e timbres diferentes.
Apesar de Free Bird estar totalmente fora dos padrões para FM, estourou nas rádios americanas e assim, a banda passou a se apresentar para um público cada vez maior, além de receber uma ótima aceitação da imprensa.
O produtor da banda era Al Kooper, que havia trabalhado com um dos maiores ícones da música, Bob Dylan – Kooper gravou o órgão de Like A Rolling Stone. Tanto Al Kooper quanto o Lynyrd Skynyrd, passaram então a almejar um objetivo ainda maior, colocar uma música do grupo no topo das paradas, mas que essa fosse uma canção diferente de Free Bird, teria que ser curta, grudenta e de fácil assimilação, um verdadeiro hit.
Objetivo definido, a banda partiu para o Record Plant Studio, em Los Angeles para gravar o novo álbum, que contou com o baterista Bob Burns, o baixista Leon Wilkeson, o pianista Billy Powell, Clyndie King, Merry Clayton e Sherlie Matthews nos backing vocals, além dos três guitarristas já citados, e é claro do vocalista Ronnie Van Zant.
Após as gravações serem concluídas, Ronnie estava certo de que uma canção em especial era o tão aguardado hit, Sweet Home Alabama, letra fácil e ótimo riff de guitarra, Ronnie sabia que aquele poderia ser o clássico eterno da banda e queria de qualquer forma que a faixa fosse o primeiro single do álbum, mas Kooper desconfiava que ela iria fazer sucesso apenas nos Estados conservadores do Sul do país, e resolveu junto à gravadora que o primeiro compacto, a "música de trabalho", seria Don’t Ask Me No Questions.
A essa altura Van Zant havia feito um acordo com Al Kooper, se Don’t Ask Me No Questions não emplacasse, o próximo single seria Sweet Home Alabama. Não deu outra, a música quase se tornou fiasco e então Sweet Home foi lançada, tornando-se um sucesso estrondoso, alcançando o tão concorrido e esperado Top 10.
Em pouquíssimo tempo, tanto o compacto quanto o álbum "Second Helping" receberam disco de ouro, alavancando também as vendas do debut da banda.
Quanto à letra da música, uma polêmica foi levantada, o astro canadense Neil Young, criticou alguns hábitos sulistas, principalmente o racismo que acontecia no Sul dos EUA, Neil fez tais criticas em duas de suas letras: Southern Man e Alabama.
Para uma banda considerada uma das pioneiras do Rock Sulista, tal crítica deveria ser rebatida e foi através de Sweet Home Alabama que Ronnie Van Zant respondeu a Young. "Bom, eu ouvi o Sr. Young falando sobre ele (o Sul)/ Bom, eu ouvi o velho Neil rebaixando-o/ Bom, eu espero que Neil Young se lembre que o homem do Sul não precisa dele por perto".
Então, em Walk On, Neil disparou; "Eu ouvi algumas pessoas falarem mal de mim/ Falando meu nome por ai/ Eles não mencionaram os bons tempos/ Eles fazem as coisas deles/ Eu faço as minhas".
Polêmicas à parte, Ronnie e Neil tornaram-se bons amigos, ao ponto de Van Zant dizer: "Nós amamos Neil Young, realmente amamos sua música...". Já Neil declarou que ser citado na música do Lynyrd Skynyrd era uma honra, independente do motivo.
A verdade é que até hoje, Sweet Home Alabama é um sucesso e figura carimbada em inúmeras listas de melhores músicas de todos os tempos. Não se trata apenas de um hino do Southern Rock, mas sim um hino do Rock Mundial.
Abaixo a formação atual da banda, que conta com Johnny Van Zant nos vocais, irmão de Ronnie. O guitarrista Gary Rossington é o único membro sobrevivente da formação original do Lynyrd Skynyrd.
Matéria originalmente publicada em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana


Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


