Vinil: a fina - e rara - arte da masterização das bolachas negras

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Mais de 6 milhões de discos de vinil foram vendidos nos EUA em 2013 e ainda assim só há duas empresas restantes no mundo que fornecem o equipamento necessário para cortar os discos master necessários para prensar cada lançamento. Em uma época onde a indústria musical inteira está lutando uma luta perdida com os avanços tecnológicos, os engenheiros de masterização de vinil ainda estão trabalhando com equipamento que não mudaram há mais de 30 anos. Além da American Scully, da Neumann VMS70 e 80 - assim chamadas em alusão a suas respectivas décadas de lançamento - permanecem como o padrão da indústria.

Slash: chapação, a louca e atraente Fergie e Axl RoseBlack Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

Trabalhando ao vivo com o vinil, esses artesãos são operadores clandestinos. Praticamente tudo que é prensado em vinil terá passado pelas mãos de um engenheiro de masterização, que supervisionará a transição de fita, CD, ou mais recentemente de um arquivo MP3 para o disco master ou acetato que então será enviado para à prensa para produção em larga escala. Para uma descrição detalhada do que acontece no processo de masterização, leia uma entrevista [em inglês] com o lendário engenheiro NOEL SUMMERVILLE - que também aparece no vídeo ao fim desta matéria - clicando aqui.

Enquanto Rashad Becker, da Dubplates & Mastering de Berlin insiste que seu envolvimento na produção de música é puramente 'da indústria de serviços', há algo de sutil e intrigante no trabalho de Becker e seus compatriotas que mercê mais reconhecimento do que suas humildes inscrições nos sulcos.

No curta-metragem abaixo, os produtores visitaram três dos mais proeminentes engenheiros de masterização em atividade no mundo de hoje. Ao viajar para Berlin, a equipe encontrou-se com Andreas 'Lupo' Lubich no Calyx Mastering, renomado por sua atenção extrema aos detalhes no corte de alguns dos discos de tecnologia mais exigente do cenário. Também em Berlin, eles foram ao estúdio doméstico de Rashad Becker: as robustas instalações do Dubplates & Mastering, que ano passado produziu a 'Traditional Music of National Species Vol. 1' para o selo PAN, que foi elogiado como uma das 10 melhores prensagens do ano.

Finalmente, de volta a Londres, os documentaristas estiveram com Noel Summerville [antigamente dos Pye Studios e do Metropolis, e agora no comando de seu próprio estúdio, o 3343 Mastering] para cortar um disco e ouvir histórias de uma carreira feita masterizando para gente do naipe do THE CLASH, APHEX TWIN, KRAFTWERK e mais recentemente, BOARDS OF CANADA.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Indústria Musical"


Racismo: documentário aborda preconceito contra negras no MetalRacismo
Documentário aborda preconceito contra negras no Metal

Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músicoPostura
12 coisas que você nunca deve dizer a um músico

Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?Bandas
Por que ninguém está indo a seus shows?


Slash: chapação, a louca e atraente Fergie e Axl RoseSlash
Chapação, a louca e atraente Fergie e Axl Rose

Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill WardBlack Sabbath
O dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

Slayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanistaSlayer
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista

Humor: Os impressionantes diários secretos de Roger WatersHumor
Os impressionantes diários secretos de Roger Waters

Rodolfo Abrantes: Raimundos como banda não me interessaRodolfo Abrantes
"Raimundos como banda não me interessa"

Dazed & Confused: Um despretensioso filme alçado a status de cultDazed & Confused
Um despretensioso filme alçado a status de cult

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336