Dire Straits: Sultans Of Swing, ainda irretocável décadas depois
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 09 de maio de 2013
"Sultans of Swing" foi o primeiro lançamento em single da banda britânica DIRE STRAITS. Apesar de ter sido lançado originalmente em 1978, foi seu relançamento em 1979 que fez com que a faixa se tornasse um grande sucesso mundo afora até os dias de hoje.
A faixa foi gravada primeiramente como demo no Pathway Studios, zona Norte de Londres em julho de 1977 e despertou curiosidade generalizada depois de ter sido incluída na programação da Radio London. Sua popularidade logo alcançaria os executivos das gravadoras e a Phonogram Records ofereceu um contrato ao Dire Straits.
A música foi então regravada no começo de 1978 nos Basing Street Studios para o disco de estreia da banda, "Dire Straits". A gravadora queria uma sonoridade mais rock e menos polida para o rádio, então uma versão alternativa foi gravada nos Pathway Studios em abril de 1978elançada como singles em alguns países.
A canção foi composta pelo guitarrista MARK KNOPFLER em um dia chuvoso em um bar na cidade de Ipswich, nos arredores de Londres. A inspiração veio de uma banda de jazz tosca tocando no canto de um pub praticamente vazio. No fim do show, o vocalista foi até o microfone e anunciou que eles eram os "Sultans of Swing".
Abaixo, duas execuções distintas da música, mas igualmente interessantes. Na primeira – do home vídeo e álbum "Alchemy", observem como o baterista ‘sobra’ em relação ao resto da banda. A segunda é conduzida por Mark Knopfler na noite do último dia 7 de maio, em Praga, na República Tcheca.
"Sultans Of Swing" ao vivo com Mark Knopfler na O2 Arena de Praga, Maio de 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Andreas, Angra, Frejat e outros sobre Carlini; "o suprasumo da guitarra do rock brasileiro"
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Roy Khan traz turnê "The Black Halo And Beyond" ao Brasil
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Angra é uma boy band? Esposa de Rafael Bittencourt rebate o rótulo
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional
3 hits que mostram quando o rock dos anos 80 deixou de ser rebelde e ficou mais maduro
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


