Jimi Hendrix: dissecando a faixa "Castles Made Of Sand"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Pimentel, Fonte: Hangover-Music
Enviar correções  |  Comentários  | 

"Castles Mades Of Sand" - nona faixa de Axis: Bold As Love (1967), é uma das canções mais interessantes que Hendrix compôs, possuindo muitos detalhes em seus curtos 2:46.

1269 acessosCharlie Brown Jr: ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix5000 acessosCristina Scabbia: "Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"

A música é dividida em três partes/versos, em que Jimi "narra" um conto em particular. Tratam-se de contos com finais melancólicos, finais estes que são "encerrados" pelo hipnótico refrão (...and so castles made of sand, fall/melts/slips in the sea, eventually).

O primeiro verso é sobre um relacionamento amoroso; o segundo trata da morte de um jovem índio antes de uma batalha e o terceiro sobre uma garota aleijada que decide morrer.

Musicalmente é uma das músicas mais ricas de Hendrix, quebrando a cabeça de alguns guitarristas que desejam exécuta-la. Um detalhe simples, que é crucial para a execução de sua intro, é o fato de JIMI HENDRIX fazer uso do polegar da mão esquerda em sua execução. Algo incomum e "academicamente" incorreto, mas que funciona e imprime originalidade.

Bom lembrar que assim como várias do álbum em questão, "Castles Made of Sand" foi gravada com recursos de gravações sofisticados para a época. O solo gravado ao contrário (reverso) passa todo um clima psicodélico, causando uma sensação estranha ao ouvinte. Tal sofisticação em sua gravação pode ser vista como uma faca de dois gumes, talvez por conta disso ela nunca fora executada ao vivo.

Leia mais detalhes no link abaixo.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix

171 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no Are You Experienced Pt.4257 acessosJimi Hendrix: parque em sua homenagem em Seattle abre este sábado130 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no "Are You Experienced" Pt.30 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

MestresMestres
Os dez maiores guitarristas canhotos do Rock

FotosFotos
Blog elege o Top 10 das mais emblemáticas do Rock

Rolling StoneRolling Stone
As 100 melhores músicas de guitarra

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
"Símbolo sexual? fico surpresa com isto!"

Metal suecoMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

5000 acessosSeparados no nascimento: Ozzy Osbourne e Jim Carrey5000 acessosLuís Mariutti para Nando Moura: "Estádio não se lota com views ou likes"5000 acessosTotal Guitar: os melhores e piores covers da história4037 acessosÔ Glória: Comprou CD do Venom e ganhou mensagem de salvação5000 acessosIron Maiden: "É proibido imitar Bruce Dickinson"5000 acessosMetallica: apresentação no Lollapalooza afugentou alguns fãs?

Sobre Thiago Pimentel

Tenta, desde meados de 2010, escrever textos que abordem as vertentes da mais peculiar - em seu ponto de vista - manifestação artística do ser humano, a música. Para tal, criou o blog Hangover-Music e contribui no Whiplash.Net. Além disso, é estudante de jornalismo, guitarrista e acredita que se algum dia o Deus metal existira, ele morreu em 13/12/2001.

Mais matérias de Thiago Pimentel no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online