Curiosidade: "Rocks que falam sobre o Rock" no Mofodeu

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Vitor Bemvindo, Fonte: Mofodeu
Enviar correções  |  Comentários  | 

Semana passada o que mais se ouviu falar foi sobre o maldito "Dia do Rock". Mas será que o Rock precisa de um dia? Tenho certeza que não!

648 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes5000 acessosVocalistas: cantora clássica analisa cinco ícones do Heavy Metal

Para quem realmente ama esse gênero musical todo dia é dia de Rock. Esse amor está expresso desde as menores coisas até as demonstrações mais loucas de paixão.

Mas talvez sejam os músicos os maiores amantes do Rock. Muitos deles fizeram questão de declarar esse amor através de suas próprias canções. Não há dúvida que o "Rock" é um dos temas mais comuns tratados em músicas do gênero.

São incontáveis as canções que tratam do Rock de diferentes maneiras, ou que fazem menção ao estilo em seu título ou letra. Foi a partir disso que resolvemos fazer um MOFODEU só com esse tipo de canção.

Talvez a primeira música a tratar sobre o Rock tenha sido "Rock and Roll Music", composta por Chuck Berry e lançada em seu segundo álbum "One Dozen Berrys", de 1958. O sucesso da canção foi estrondoso, tanto que ela foi regravada por bandas do naipe de THE BEATLES e BEACH BOYS.

Daí surgiram várias outras canções que se tornaram verdadeiros hinos do Rock, tais quais: "It's Only Rock and Roll (But I Like It)" dos ROLLING STONES, "Rock and Roll All Nite" do KISS, entre muitas outras, que mais do clássicos, tornaram-se verdadeiros clichês.

Algumas dessas músicas são verdadeiros tributos ao estilo musical, fazendo referência a outros artistas e canções, como é o caso de "Rock and Roll", do LED ZEPPELIN. A letra de Robert Plant faz menção a trechos de "The Stroll" do THE DIAMONDS, "The Book of Love" do THE MONOTONES e "Walking In the Moonlight". A famosa bateria que introduz a música é uma clara referência a "Keep A Knockin" de LITTLE RICHARD.

No Brasil, alguns músicos também deixaram sua paixão pelo Rock transparecer em letras de algumas músicas. RITA LEE, em seus tempos de TUTTI FRUTTI, escreveu uma letra que, de forma irônica, mostrava como a sociedade brasileira dos anos 70 encarava a atitude Rock and Roll. Em "Esse tal de Roque Enrow", uma suposta mãe procura um médico para saber porque sua filha está se comportando de forma estranha após se envolver com aquele tipo de música.

No MOFODEU dessa semana selecionamos algumas dessas músicas que falam sobre o Rock, todas elas nos anos 60 e 70. O programa contou com a presença do nem sempre muito informativo, mas quase sempre divertido, Bruno Bemvindo (brunobemvindo).

Para ouvir, acesse www.mofodeu.com.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

648 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes2290 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1446 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Rock StarsRock Stars
Como se pareceriam alguns se não tivessem morrido

Mais capasMais capas
A história do rock no Google Street View

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"John Lennon era o cuzão dos Beatles!"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Chuck Berry"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Beach Boys"0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"

VocalistasVocalistas
Cantora clássica analisa cinco ícones do Heavy Metal

Judas PriestJudas Priest
A bizarra semelhança de Ian Hill e Stênio Garcia

Porta dos FundosPorta dos Fundos
Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros

5000 acessosBruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours5000 acessosPaixão nacional: o futebol e os roqueiros britânicos5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...5000 acessosDream Theater: "Mangini é simpático, e de talento inegável"5000 acessosIron Maiden: TV alemã pediu dublagem e recebeu uma galhofa épica5000 acessosBlack Label Society: Zakk explica programa de um passo

Sobre Vitor Bemvindo

Historiador de formação, tem verdadeira adoração pelo Rock and Roll desde sua infância. Seu instinto de pesquisador fez com que "se especializasse" em bandas velhas, especificamente as das décadas de 1960 e 1970. Produz e apresenta o MOFODEU (www.mofodeu.com), o Programa que tira o MOFO do ROCK, juntamente com seu parceiro Luiz Felipe Freitas (a Enciclopédia do Rock). O Programa está no ar desde 2007, tocando só bandas sessentista e setentistas sempre com muita informação e bom humor.

Mais matérias de Vitor Bemvindo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online