Curiosidade: "Rocks que falam sobre o Rock" no Mofodeu
Por Vitor Bemvindo
Fonte: Mofodeu
Postado em 24 de julho de 2009
Semana passada o que mais se ouviu falar foi sobre o maldito "Dia do Rock". Mas será que o Rock precisa de um dia? Tenho certeza que não!
Para quem realmente ama esse gênero musical todo dia é dia de Rock. Esse amor está expresso desde as menores coisas até as demonstrações mais loucas de paixão.
Mas talvez sejam os músicos os maiores amantes do Rock. Muitos deles fizeram questão de declarar esse amor através de suas próprias canções. Não há dúvida que o "Rock" é um dos temas mais comuns tratados em músicas do gênero.
São incontáveis as canções que tratam do Rock de diferentes maneiras, ou que fazem menção ao estilo em seu título ou letra. Foi a partir disso que resolvemos fazer um MOFODEU só com esse tipo de canção.
Talvez a primeira música a tratar sobre o Rock tenha sido "Rock and Roll Music", composta por Chuck Berry e lançada em seu segundo álbum "One Dozen Berrys", de 1958. O sucesso da canção foi estrondoso, tanto que ela foi regravada por bandas do naipe de THE BEATLES e BEACH BOYS.
Daí surgiram várias outras canções que se tornaram verdadeiros hinos do Rock, tais quais: "It's Only Rock and Roll (But I Like It)" dos ROLLING STONES, "Rock and Roll All Nite" do KISS, entre muitas outras, que mais do clássicos, tornaram-se verdadeiros clichês.
Algumas dessas músicas são verdadeiros tributos ao estilo musical, fazendo referência a outros artistas e canções, como é o caso de "Rock and Roll", do LED ZEPPELIN. A letra de Robert Plant faz menção a trechos de "The Stroll" do THE DIAMONDS, "The Book of Love" do THE MONOTONES e "Walking In the Moonlight". A famosa bateria que introduz a música é uma clara referência a "Keep A Knockin" de LITTLE RICHARD.
No Brasil, alguns músicos também deixaram sua paixão pelo Rock transparecer em letras de algumas músicas. RITA LEE, em seus tempos de TUTTI FRUTTI, escreveu uma letra que, de forma irônica, mostrava como a sociedade brasileira dos anos 70 encarava a atitude Rock and Roll. Em "Esse tal de Roque Enrow", uma suposta mãe procura um médico para saber porque sua filha está se comportando de forma estranha após se envolver com aquele tipo de música.
No MOFODEU dessa semana selecionamos algumas dessas músicas que falam sobre o Rock, todas elas nos anos 60 e 70. O programa contou com a presença do nem sempre muito informativo, mas quase sempre divertido, Bruno Bemvindo (brunobemvindo).
Para ouvir, acesse www.mofodeu.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
Nergal diz que projeto com Rob Halford e Ihsahn já teve passos concretos
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Guitarrista diz que fãs estão redescobrindo álbum "maldito" do Accept
Led Zeppelin - Perguntas e respostas e curiosidades
As regras da NWOBHM
Como Brian May acabou fazendo participação especial em disco dos Paralamas do Sucesso?




Keith Richards lembra soco na cara que levou de Chuck Berry
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos



