Backmasking: Existem mensagens ao inverso em discos de rock?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por João Paulo Andrade
Enviar correções  |  Comentários  | 

São chamadas de "backwards messages" ou mais simplesmente "backmaskings", mensagens gravadas ao inverso, ou seja, que só poderiam ser ouvidas ao fazer tocar ao contrário o som original. Em meados da década de 70 se tornou relativamente comum o uso da inversão sonora como mais um truque de estúdio. Paralelamente grupos evangélicos norte-americanos começaram a procurar em gravações de rock mensagens subliminares gravadas ao inverso, encontrando diversas, em sua maioria de adoração ao demônio, que seriam mais uma prova de que o rock desvirtua e converte a juventude ao satanismo.

2197 acessosLed Zeppelin: 24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"5000 acessosMarilyn Manson: cantor recebeu carta de Charles Manson

Conhece outras curiosas mensagens ao inverso que não aparecem nesta página? Nos envie pelo link abaixo.

As backwards messages podem ter três origens diferentes:

a) Simples truques de estúdio. A banda precursora em gravar instrumentos e vozes ao inverso para gerar novos efeitos sonoros foram os Beatles. O truque foi posteriormente aproveitado por dezenas de bandas como Pink Floyd, Prince, Elo, Iron Maiden, etc.

b) Inversão fonética proposital. É possível com um pouco de paciência criar palavras ou frases que ouvidas de traz para frente gerem outras palavras ou frases. Não são raras pessoas capazes de falar ao contrário fluentemente. A capacidade de falar ao contrário é associada constantemente a satanismo, pois seria uma maneira de amaldiçoar pessoas sem que as mesmas percebessem. Aleyster Crowley, famoso bruxo inglês do século 19 recomendava que seus aprendizes tentassem pensar e falar ao inverso. Na idade média uma das maneiras de se reconhecer feiticeiras era a capacidade destas falarem de trás para frente.

c) Simples coincidências. Claro que aqui se enquadram a grande maioria das mensagens. Ao ouvir qualquer voz de traz para frente é grande a possibilidade de que surjam sons que possam ser interpretados como mensagens escondidas. A probabilidade de encontrar algo aumenta demasiadamente quando o "estudioso" é um fanático religioso cego a qualquer opinião que não seja a sua.

A seguir você tem vários arquivos de som com as devidas descrições de mensagens gravadas ao inverso em discos de rock. Inicialmente serão abordadas as mensagens resultadas de simples truques de estúdio (vozes normais gravadas ao inverso) e posteriormente mensagens que haveriam escondidas em gravações normais.

Clique nos arquivos a seguir para ouvir os sons. Caso deseje gravá-los em seu micro clique nos arquivos com o botão direito do mouse e escolha a opção Save, Salvar ou similar. Visto os arquivos serem um pouco longos o download pode ser demorado e você deve aguardar o carregamento de todo o arquivo para poder ouvir o som.

As mensagens a seguir são apenas truques de estúdio:

Ao final da música Rain dos Beatles ouve-se uma voz embaralhada. Ao inverso se percebe que tratam-se apenas de alguns versos do início da música.
Formato mp3

No single de Free as a Bird dos Beatles há uma curta mensagem gravada ao inverso. A voz de John Lennon diz "turned out nice again".
Formato mp3

Uma das mais famosas mensagens invertidas. Está gravada na música Empty Spaces do disco The Wall do Pink Floyd. Filtrando a música, destacando apenas o canal de áudio direito e invertendo o som, surge ao fundo (é preciso muita atenção para perceber) Roger Waters falando "Congratulations, You have just discovered the secret message. Please send your answer to 'Old Pink', Care of the funny farm, Chalfont..." (Parabéns, você descobriu a mensagem secreta. por favor envie sua resposta para Old Pink...) e uma outra voz falando "Roger, Caroline's on the phone..." (Roger, Caroline no telefone).
Formato mp3

Na música Rocket do álbum Histerya do Def Leppard há uma mensagem gravada ao inverso que se repete em alguns trechos. A mensagem diz "we're fighting with the gods of war" (estamos lutando com os deuses da guerra).
Formato mp3

A famosa mensagem invertida da música Still Life do disco Piece of Mind do Iron Maiden. Trata-se do baterista Nicko McBrain falando "what ho sed de t'ing wid de t'ree bonce", que significa "what ho said the monster with the three heads" (o que disse o monstro de três cabeças) em dialeto rasta. A segunda frase é "don't meddle wid t'ings you don't understand" (não brinque com coisas que não entende). E a mensagem termina com um grunhido.
Formato mp3

No disco Purple Rain, de Prince, na faixa My Darling Nikki há sons de um coral evangélico gravado ao inverso. Um dos trechos do canto é "Hello? How are you? I'm fine, cause I know the Lord is comming!" (Olá, como vai? Eu vou bem, pois sei que o Senhor está vindo!).Formato mp3

Mensagem gravada ao inverso na música Sweet Emotion do grupo Tesla. A mensagem diz "Love you today, don't now about tomorrow!" (amo você hoje mas amanhã não sei).
Formato mp3

As mensagens a seguir não são truques de estúdio e tratam-se de versos normais de canções ouvidos ao inverso. Por coincidência os trechos ouvidos ao inverso fazem surgir sons que se assemelham a frases completas. O fanatismo religioso leva os estudiosos evangélicos a preferirem afirmar que as mensagens são propositais.

Na música Hotel California, dos Eagles, haveriam várias referências a Satan gravadas ao inverso. A mais clara é a frase "yes Satan" (sim Satan). Boatos afirmavam que os Eagles eram ligados a religião Church Of Satan e que o Hotel California era uma referência à sede da religião, na Califórnia, que havia sido anteriormente um hotel.
Formato mp3

Ouvindo ao inverso o refrão da música Another One Bites The Dust do Queen surgiria uma mensagem de incentivo ao uso da maconha. Algumas interpretações são "it's fun to smoke marijuana" (é legal fumar maconha) e "I decided to smoke marijuana" (decidi fumar maconha). Esta mensagem não existe e com muita boa vontade apenas é possível escutar a palavra "marijuana". Foi colocada aqui apenas por ser uma das mais famosas destas mensagens.
Formato mp3

Uma das bandas mais acusadas de satanismo de todos os tempos foi o Led Zeppelin. Desta forma, é nos discos do Led Zeppelin, principalmente na música Stairway To Heaven, que se dizem ouvir a maior quantidade de mensagens de louvor ao demônio.

Na música Stairway to Heaven o trecho "There's still time.." ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "oh it's my sweet Satan" (oh, é o meu doce Satan).
Formato mp3

Na música Stairway to Heaven o trecho "Your stairway lies on the whispering wind" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "I will sing because I live with Satan" (eu vou cantar porque vivo com Satan).
Formato mp3

Na música Stairway to Heaven o trecho "Yes there are two paths you can go by but in the long run" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "the one will be the path would make me sad whose power is Satan" (único será o caminho que me deixará triste, cujo poder é Satan). Esta trata-se (na minha opinião) da mais curiosa de todas estas mensagens, pois é claramente audível e uma das mais longas. Tire suas conclusões.
Formato mp3

Na música Stairway to Heaven o trecho "she wants to be sure" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "I wish it would snow!" (eu gostaria que nevasse). Esta mensagem é muito clara. Embora não pareça satânica os evangélicos lembram que o inferno é um lugar quente e lá todos desejariam que nevasse.
Formato mp3

Na música Stairway to Heaven o trecho "and if you listen very hard" ouvido ao inverso faria surgir a mensagem "they're still weeping, man".
Formato mp3

Na música Stairway to Heaven o trecho "the piper's calling you" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "the lord turns me off". Esta mensagem dificilmente pode ser ouvida.
Formato mp3

Na música Stairway to Heaven o trecho "it's just a spring" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "six six six". 666 é o número da besta.
Formato mp3

Na música Misty Mountain Hop o trecho "over the hills where the spirits" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "spirits are all free above" (todos os espíritos são livres lá em cima).
Formato mp3

Na música Misty Mountain Hop o trecho "lots of people sitting on the ground" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "my mother is lonely, she must die" (minha mãe é solitária, ela deve morrer).
Formato mp3

Na música Over the Hills and Far Away o trecho "only leaves you guessing" ouvido ao inverso faz surgir a mensagem "Satan's really lord" (Satan realmente é o senhor).
Formato mp3

Além de provas de envolvimento de bandas de rock com o demônio este tipo de mensagem também foram provas da morte de Paul McCartney na década de 70. Para maiores informações consulte a página Paul Está Morto.

Na música Revolution #9 dos Beatles (na realidade apenas um experimento de John Lennon) o verso "number nine" ouvido ao inverso faz surgir a frase "turn me on dead man".
Formato mp3

Na música I'm So Tired dos Beatles, em meio às vozes initeligíveis, escutando ao inverso, surge a frase "Paul is dead man, miss him, miss him, miss him" (Paul morreu, cara, que saudade dele, que saudade dele).
Formato mp3

Escutando ao inverso o som gravado nos sulcos finais do disco Sgt Peppers dos Beatles surge uma frase que pode ser interpretadas de diversas maneiras. As mais comuns são "will Paul come back as Superman?" (Paul voltará como Superman?) e "we'll fuck you like Superman!" (nós vamos foder você como Superman!). Trata-se de uma das mais ridículas mensagens que se dizem escutar gravadas ao inverso em discos de rock.
Formato mp3

Ao final da música Rain dos Beatles ouve-se uma voz embaralhada. Ao inverso se percebe que tratam-se de alguns versos do início da música.
Formato mp3

No single de Free as a Bird dos Beatles há uma curta mensagem gravada ao inverso. A voz de John Lennon diz "turned out nice again".
Formato mp3

O arquivo de som a seguir não se trata de uma backwards message visto que não foi gravado ao inverso, mas foi incluido nesta página em virtude de ser uma curiosidade semelhante.

Ao final da música Strawberry Fields Forever uma voz ao fundo murmura algo. Por muito tempo a interpretação foi "I Buried Paul" (eu enterrei Paul). Mais tarde o próprio John Lennon explicou que a frase era apenas "cramberry sauce" (molho de frutas silvestres) e não tinha nenhum significado.
Formato mp3

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Led ZeppelinLed Zeppelin
24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"

167 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs do Led Zeppelin2457 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Steve VaiSteve Vai
A música que o fez querer ser guitarrista

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

Cláudia LeiteCláudia Leite
Musa do Axé adora Led Zeppelin e Iron Maiden

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 19 de agosto de 2012
Post de 24 de março de 2013
Post de 09 de junho de 2014
Post de 08 de agosto de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Satanismo e Ocultismo"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Marilyn MansonMarilyn Manson
Cantor recebeu carta de assassino que inspirou seu nome

TraduçãoTradução
O clássico The Wall, do Pink Floyd

AngraAngra
Kiko Loureiro relembrando o tempo de Dominó

5000 acessosMegadeth: como é o cabelo de Dave Mustaine quando ele acorda?5000 acessosYngwie Malmsteen: temperamento destruiu sua carreira, diz Vescera5000 acessosMetal Hammer: dez capas que provocam ânsia de vômito5000 acessosSuicidio: cinco clipes de Rock que abordam o tema5000 acessosLemmy: "Eddie Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"5000 acessosU2: histórias dos bastidores no show do grupo no Morumbi

Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online