Resenha - Absence Of Light - Troops Of Doom
Por Alexandre Veronesi
Postado em 23 de setembro de 2021
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com o antigo status de promessa devidamente reajustado à realidade, o THE TROOPS OF DOOM, banda de Death Metal "old school", formada em meio à pandemia, por Jairo "Tormentor" Guedz - primeiro guitarrista do Sepultura - ao lado dos também veteranos Alex Kafer (voz e baixo), Marcelo Vasco (guitarra) e Alexandre Oliveira (bateria), acaba de disponibilizar seu novo trabalho de estúdio, o EP "The Absence Of Light", passados apenas 11 meses da avassaladora estreia com "The Rise Of Heresy".
A mixagem e a masterização, aspectos primordiais no que tange a exaltar a veia oitentista do grupo, foram realizadas por Øystein Garnes Brun (guitarrista e fundador do Borknagar), em seu Crosound Studio, localizado na Noruega. Já a sombria e impactante arte da capa ficou a cargo do pintor Maramgoní, artista brasileiro radicado em Portugal.
A audição tem início com "Introduction - The Absence Of Light", uma abertura grandiosa, densa e com atmosfera cinematográfica, orquestrada pelo músico e produtor Dave Deville (também responsável pela faixa de abertura do trabalho anterior), e a pancadaria sonora é enfim revelada por meio de "Act I - The Devil's Tail", petardo veloz e absolutamente brutal, com evidência aos riffs de guitarra cortantes e as viradas de bateria retas e certeiras - à lá Ventor, nos primeiros álbuns do Kreator - consolidando, em definitivo, a sonoridade do grupo. "Act II - The Monarch" vem recheada de passagens cadenciadas e alto teor de peso, com aquela já marcante identidade do quarteto, e destacam-se as pujantes linhas vocais, intercaladas por Kafer e o lendário Jeff Becerra, frontman da banda norte-americana Possessed, que faz uma participação mais do que especial por aqui. Vale acrescentar que as linhas de contrabaixo das músicas supracitadas foram gravadas por Lars "Lazare" Nedland (Borknagar).
Findado o lado inédito da bolacha, nos deparamos com uma eletrizante e atualizada versão para "Antichrist", música de autoria de Guedz, originalmente concebida para o "split album" de estreia do Sepultura com os também mineiros do Overdose, "Bestial Devastation / Século XX", de 1985. Por fim, somos agraciados com as faixas-demo de "The Devil's Tail" e "The Monarch", que apresentam as respectivas canções em uma interessante roupagem, ainda crua e bastante rudimentar, e sem a presença dos convidados.
Com este excelente novo EP, o THE TROOPS OF DOOM só fez aumentar as expectativas para o seu vindouro álbum cheio, que deve finalmente tomar forma em 2022. Imprescindível dizer também que a banda está às vésperas de realizar a sua tão aguardada estreia nos palcos, que será no dia 11/12/2021, no Fabrique Club (São Paulo), ao lado de Torture Squad e Attomica.
"The Absence Of Light" teve a sua distribuição digital mais uma vez realizada pela Blood Blast, subsidiária da gravadora Nuclear Blast, enquanto as versões físicas - CD, LP e fita cassete - serão lançadas em diversos mercados ao redor do mundo, via selos como Voice Music (Brasil), Metalized Records (EUA/México) e Hellven Records (Europa).
Tracklist:
01 - Introduction - The Absence Of Light
02 - Act I - The Devil's Tail
03 - Act II - The Monarch
04 - Antichrist (Sepultura cover)
05 - The Devil's Tail (demo version)
06 - The Monarch (demo version)
Formação:
Alex Kafer - vocal e baixo
Jairo "Tormentor" Guedz - guitarra
Marcelo Vasco - guitarra
Alexandre Oliveira - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


