Red Hot Chili Peppers: em 1999, um disco para ficar na historia
Resenha - Californication - Red Hot Chili Peppers
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de agosto de 2019
Nota: 10
O Red Hot Chili Peppers era uma banda de muito sucesso nos anos 1990, principalmente por conta de seu sensacional disco "Blood Sugar Sex Magik", um dos discos mais influentes daquela década. Porém, em 1999, o que parecia impossível aconteceu: o RHCP conseguiu lançar um disco mais bem sucedido, o aclamado "Californication".
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Lançado em 08 de junho de 1999, marcou a volta do guitarrista John Frusciante e foi um fenômeno de público e crítica. A sonoridade do disco é muito ampla, com elementos já conhecidos pelos fãs da banda, que vão do alternativo ao punk, passando pelo funk, marca registrada dos primeiros trabalhos.
Poucas vezes um disco emplacou tantas músicas nas rádios e na MTV. Chegava a ser insuportável a quantidade de vezes que a faixa título, a balada "Scar Tissue", "Around The World", "Road Trippin´" ou "Otherside" eram executadas. Guardadas as devidas proporções, foi um fenômeno parecido com o que aconteceu na época do grunge, com a diferença de que em 1999, mais pessoas tinham acesso tanto aos discos quanto ao serviço de TV por assinatura, sem contar com o advento da Internet, que começava a dar seus primeiros passos.
As canções acima citadas se tornaram clássicos da banda, sendo executadas até os dias de hoje tanto em festas quanto em sistemas de som de farmácias, o que prova como a banda agrada gregos e troianos.
Só essas canções mais bem sucedidas já fazem o trabalho valer a pena, mas para a sorte do ouvinte, existem outros grandes momentos que tornam a audição extremamente agradável: "Parallel Universe", "This Velvet Glove", a noventista "Easily", a intimista "Porcelain" e "Get On Top", essa última mostrando que o espírito dos anos 1980 ainda fazia parte da banda.
A performance dos músicos é perfeita, o que não chega a ser nenhuma novidade, já que todos os envolvidos são extremamente capacitados. A produção também merece aplausos pelo resultado final atingido.
Por fim, vale elogiar a formidável arte de capa, muito bela e marcante.
Avaliação final: se "Nevermind" iniciou bem a década, "Californication" encerou com chave de ouro. Um disco perfeito, que mostra toda a essência e capacidade do Red Hot Chili Peppers. Clássico.
Ano de lançamento: 1999
Faixas:
"Around the World"
"Parallel Universe"
"Scar Tissue"
"Otherside"
"Get on Top"
"Californication"
"Easily"
"Porcelain"
"Emit Remmus"
"I Like Dirt"
"This Velvet Glove"
"Savior"
"Purple Stain"
"Right on Time"
"Road Trippin'"
Formação:
Anthony Kiedis: vocal
John Frusciante: guitarra
Flea: baixo
Chad Smith: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps